Lei n° 8.039 de 1990 e o auxílio à conciliação dos princípios da ordem econômica

19/05/2015 às 18:17
Leia nesta página:

RESUMO: Ação Direita de Inconstitucionalidade 319-4 DF, a qual objetiva impedir aumentos abusivos em relação às mensalidades escolares, supostamente advindos com a Lei n° 8.039 de 1990. A relação com princípios da Ordem Econômica Brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Direito Constitucional. Direito Econômico. Ação Direta de Inconstitucionalidade. Aumento abusivo de mensalidade escolar. Princípios da Ordem Econômica Brasileira.

INTRODUÇÃO

Procura-se abordar o acórdão proferido em Ação Direta de Inconstitucionalidade em que se objetiva impedir aumentos abusivos em relação às mensalidades escolares, mostrando que alguns pontos da lei n° 8.039 de 1990 é inconstitucional, lei a qual dispõe sobre os critérios de reajustes das mensalidades escolares; e pelo acórdão proferido, é visto que tal decisão relaciona-se com os princípios da Ordem Econômica Brasileira.

LEI N° 8.039 DE 1990 E O AUXÍLIO À CONCILIAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ORDEM ECONÔMICA

Consoante leitura do acórdão proferido na Ação Direita de Inconstitucionalidade 319-4 DF, discutiu-se a inconstitucionalidade de alguns pontos da lei n° 8.039/1990 que dispõe sobre os critérios de reajuste das mensalidades escolares. Tendo em vista a determinação constitucional, decidiu-se que referida lei não é totalmente inconstitucional, pois ela auxilia na conciliação do fundamento da livre iniciativa e do princípio da livre concorrência com os da defesa do consumidor e da redução das desigualdades sociais, conforme os ditames da justiça social. Assim sendo, reconheceu-se o caráter legítimo do Estado regular a política de preços de bens e serviços, sendo abusiva a finalidade de lucro do poder econômico.

O objetivo desta ADIN era impedir aumentos abusivos em relação às mensalidades escolares. Conforme relator Moreira Alves, o fato de o Estado legislar sobre os preços fixados pelos estabelecimentos de ensino não implica na inconstitucionalidade da lei, trazendo o art. 170 da Constituição que dispõe sobre a Ordem Econômica brasileira e explicando que os preceitos de livre iniciativa, justiça social e a redução das desigualdades não são absolutos, pois caso fossem, seriam inconciliáveis. Já o ministro Marco Aurélio sustenta que o princípio da livre iniciativa deve prevalecer, pois seria esse o motor da economia de mercado, entendendo que a lei apenas introduz critérios para os reajustes, baseados em percentual mínimo mensal. Por fim e baseado em tal argumento, decidiu-se que o art. 1° é inconstitucional, além dos artigos 2° e 4° que tratam da irretroatividade.

Portanto, a ação direta de inconstitucionalidade 319-4-DF versa sobre o fundamento da livre iniciativa e do princípio da livre concorrência conjuntamente com os princípios da defesa do consumidor e da redução das desigualdades sociais, onde o Estado pode, através da via legislativa, regular a política de preços e bens e de serviços quando for necessário para garantir os objetivos fundamentais previstos no art. 3° da Constituição da República Federativa do Brasil e em combate ao abusivo poder econômico que visa o aumento arbitrário dos lucros. O respaldo para o que foi citado no julgado do Tribunal Pleno em questão está nos objetivos constituídos no artigo 3° e os princípios do artigo 170 da Constituição da República Federativa do Brasil, in verbis:

“Art. 3º: Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”

“Art. 170: A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

I - soberania nacional;

II - propriedade privada;

III - função social da propriedade;

IV - livre concorrência;

V - defesa do consumidor;

VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

VII - redução das desigualdades regionais e sociais;

VIII - busca do pleno emprego;

IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 6, de 1995)

Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.”

Essa decisão judicial relaciona-se com os princípios da Ordem Econômica Brasileira. Conforme vemos pela nossa Carta Magna, a ordem econômica é tratada no Título VII, compreendendo os artigos 170 a 192. O artigo 170 determina que os preceitos da Ordem Econômica são a valorização do trabalho humano e a livre iniciativa com o objetivo de assegurar todos a existência digna, conforme os ditames da justiça social. Aparentemente contraditórios, esses fundamentos da Ordem Econômica Brasileira estabelece um conjunto de normas programáticas em uma Constituição Dirigente.

A Ordem Econômica Constitucional da Constituição vigente tem forma econômica capitalista, pois se apoia na apropriação privada dos meios de produção e na iniciativa, conforme ensina JOSÉ AFONSO DA SILVA. Ele mesmo comenta que a livre iniciativa consagra uma economia de mercado, de natureza capitalista, já que a iniciativa privada é um princípio básico da ordem capitalista, e afirma também que “a liberdade de iniciativa envolve a liberdade de indústria e comércio ou liberdade de empresa e a liberdade de contrato”. Porém, em contrapartida, EROS ROBERTO GRAU, reconhece e insiste que a liberdade de iniciativa não se identifica apenas com a liberdade de empresa, pois ela abrange todas as formas de produção individuais ou coletivas, dando ensejo às iniciativas privada, cooperativa, autogestionária e pública. A valorização do trabalho humano é fundamento da República Brasileira, nos termos do art. 1°, IV da Constituição e a livre iniciativa possui uma densidade normativa, da qual pode extrair a “faculdade de criar e explorar uma atividade econômica a título privado”. JOSÉ AFONSO DA SILVA comenta ainda que a livre iniciativa consagra uma economia de mercado de natureza capitalista, pois a iniciativa privada é um princípio básico da ordem capitalista, e afirma também que “a liberdade de iniciativa envolve a liberdade de indústria e comércio ou liberdade de empresa e a liberdade de contrato”. Assim sendo, a ordem econômica na Constituição de 1988 constitui um conjunto de normas programáticas de um conjunto de normas programáticas de uma Constituição Dirigente, normas que visam determinar para onde e como se vão atribuir os fins do Estado.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Ainda nessa esteira, essa decisão relaciona-se com o que o ensina o professor GILBERTO BERCOVICI em sua obra “Constituição Econômica e Desenvolvimento”, principalmente, no tópico “A Constituição Econômica e a Constituição Dirigente” onde aduz que a Constituição de 1988 é, claramente, uma Constituição Dirigente, tendo em vista a fixação dos objetivos da República no art. 3° e em sintonia com o disposto no julgado da ADI acima, pois o mesmo embasa a questão do reajuste das mensalidades escolares em um dos objetivos da Constituição nacional e nos princípios da Ordem Econômica e Financeira, como os da livre concorrência e a defesa do consumidor.

Entretanto, no texto dos professores GILBERTO BERCOVICI e LUÍS FERNANDO MASSONETO, “A Constituição Dirigente Invertida: a blindagem da Constituição Financeira e a agonia da Constituição Econômica” se nota que antes o orçamento público que possuía a função, através dos direitos sociais e serviços públicos, de assegurar a reprodução da força de trabalho, conforme disposto no art. 170 da Constituição Federal, passa a possuir o objetivo de remunerar o próprio capital, no intuito de atrair investimentos privados, alterando a real intenção do texto constitucional, transformando-se portanto, numa Constituição Dirigente Invertida.

Frisa-se, por fim, que referida lei foi revogada pela lei n° 8.170/1991, que, por sua vez, foi revogada pela lei 9870/99, a qual dispõe sobre a cobrança em instituições de ensino pré-escolar, fundamental, médio e superior.

CONCLUSÃO

Conclui-se que, conforme decisão retro analisada, a lei em comento n° 8.039 de 1990 não é totalmente inconstitucional, pois auxilia ela na conciliação do fundamento da livre iniciativa e do princípio da livre concorrência com os da defesa do consumidor e da redução das desigualdades sociais, conforme o norteio da justiça social. É legítimo ao Estado regular a política de preços de bens e serviços, sendo abusiva a finalidade de lucro do poder econômico.

Conforme se desprende do estabelecido no artigo 170 da Constituição, são princípios da Ordem Econômica a valorização do trabalho humano e a livre iniciativa com o objetivo de assegurar todos a existência digna. Tais princípios estabelecem um conjunto de normas programáticas em uma Constituição Dirigente. Essa ordem econômica constitucional se apoia na apropriação privada dos meios de produção e na iniciativa, os quais consagram uma economia de mercado, de natureza capitalista.

Tal decisão na ADIn em comento, relaciona-se evidentemente com o que o respeitável professor GILBERTO BERCOVICCI preceitua na obra “Constituição Econômica e Desenvolvimento”, pois a fixação dos objetivos da República no artigo 3° mostra uma Constituição Dirigente, e o acordão embasado em um dos objetivos da Constituição e os princípios da Ordem Econômica e Financeira.

Há, portanto, real impacto das diretrizes constitucionais nas decisões judiciais, em que se deve pesar princípios da ordem econômica e financeira, a fim de não afetar os preceitos de livre iniciativa, justiça social e a redução das desigualdades.

BIBLIOGRAFIA:

BERCOVICI, Gilberto e MASSONETO, Luís Fernando. A Constituição Dirigente Invertida: A Blindagem da Constituição Financeira e a Agonia da Constituição Econômica. Coimbra 2006.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 9. ed., rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2004.

SILVA, José Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 19. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Malheiros, 2001.

DEL MASSO, Fabiano. Direito Econômico Esquematizado. 2º Ed. São Paulo: Método, 2013.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rafael Justiniano

Estudante na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos