Alternativas que desafiam o convencional para inovar o portfólio e a marca no mercado jurídico são a base de produtos customizados e competitivos para o mercado atual.

Vivemos a nova era do mercado jurídico e um dos segredos para se destacar em meio a grande concorrência é adaptar a sua vitrine com a realidade atual e desenvolver novos produtos baseados na necessidade da sua carteira de clientes, as quais podem ser estrategicamente analisadas pelas pesquisas de campo e pesquisas qualitativas.

Esse mapeamento será base de ferramenta na criação de um plano estratégico de destaque comercial para o escritório de advocacia e ajudará na análise dos pontos fracos e ameaças a serem trabalhadas para garantir a fidelização de clientes atuais.

O mais importante na adaptação e criação desses produtos e que eles sejam difíceis de copiar e para isso é necessário utilizar a especialidade da empresa.

Além do mais, como as estratégias de marketing para o seguimento jurídico são limitadas pelo Código de Ética da OAB, a publicidade merece análise cuidadosa e ações certeiras e sensatas. É analisando esse viés que os esforços de P&D (pesquisa e desenvolvimento) são grandes aliados e podem trazer lucros maiores.

Empresas bem sucedidas e que possuem domínio no mercado traçam suas estratégias baseadas em sete caminhos que, juntos geram uma inovação com mais retornos, maiores crescimentos e que dificulta a cópia por parte da concorrência.

Tecnologia: a modernidade dos campos de atuação requer cada vez mais a modernização tecnológica do produto oferecido e da estrutura que o escritório está inserido;

Benefícios comprovados: a eficácia do produto oferecido e o serviço personalizado juntamente com a demonstração da segurança evidenciam com clareza os benefícios e diferenciais.

Marca :a identificação imediata da especialidade da empresa deve ser trabalhada para que o cliente/potencial cliente identifique-a no momento em que pensar na demanda ou quando pensar na confiança do serviço.

Características únicas: produtos e serviços personalizados trazem consigo a identidade desejada e abre portas para novas oportunidades no mercado.

Experiência com o produto: produtos e serviços de sucesso conectam o cliente com a ponte da segurança, tornando-os parte de seu cotidiano.

Embalagem: a identidade visual é muitas vezes vista como um item de inovação. Enfatizar as características únicas e os diferenciais do modelo de negócio ajuda no destaque da experiência.

Integração horizontal eficaz: demonstra a eficácia na qualidade, foco na especialidade e segmentação bem planejada. Exemplo claro desse caminho no viés jurídico é parceria baseada na indicação entre escritórios de especialidades distintas.

Alternativas que desafiam o convencional para inovar o portfólio e a marca no mercado jurídico são a base de produtos customizados e competitivos para o mercado atual.


Autor

  • Cassiana Schiavon

    Gestora Jurídica do Escritório Pedersoli Rocha Advogados;<br><br>Graduada em Direito pela Dom Helder Câmara e especialista em Gestão Estratégica de Negócios, pela Uni-BH, com ênfase em gestão e marketing jurídico."

    Textos publicados pelo autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Livraria