As licitações conjuntas entre órgãos da Administração Pública Federal como instrumento de eficiência nos gastos públicos.

A parceria entre a base aérea de Santa Maria e o Comando da Terceira Divisão de Exército

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

[1] Nesta pesquisa, o termo “intenção de registro de preços”, “licitações compartilhadas” e “licitações conjuntas” expressam o mesmo significado.

[2] “ECONOMICIDADE – é a relação entre o custo e benefício a ser observado na atividade pública, posta como princípio para o controle da Administração Pública – CF, art. 70” (SILVA, 2007, p. 505).

{C}[3]{C} Tradução livre: “Os princípios do procedimento administrativo constituem a essência e o fundamento da atuação administrativa que deve levar a cabo a Administração Pública. Estes princípios constituem um limite para os poderes da Administração, impondo deveres e obrigações na forma de instrumentalizar e resolver os atos administrativos, e são uma garantia para os direitos dos cidadãos, dos particulares, dos administrados, daqueles que sofrem o calvário que significa o trâmite administrativo ante as repartições públicas e o incomensurável poder dos burocratas”.

{C}[4]{C} Tradução livre: “implica que o trâmite administrativo se realize no menor tempo possível, com o menor custo, obtendo-se uma resolução conforme o direito, extremo que beneficia ao administrado e também à Administração”.

[5] “Os órgãos de controle foram dotados de competência para avaliar os atos praticados em toda a sua extensão, com a possibilidade de questionar a decisão sobre o aspecto da eficiência, da economicidade, da legalidade e da legitimidade” (FERNANDES, 2004. p. 149) [grifo nosso].

[6]{C} “A jurisprudência, traduzindo a reiteração dos julgados num mesmo sentido, influencia poderosamente a construção do Direito, e especialmente o do Direito Administrativo [...]” (MEIRELLES, 2004. p. 46) [grifo do autor].

[7]{C} Esta pesquisa não tratará da possibilidade de órgãos não participantes, “caronas”, aderirem à ata de registro de preços dada a sua excepcionalidade, bem como as infindáveis controvérsias acerca da constitucionalidade dessa previsão. Para aprofundamento do tema, recomenda-se a leitura do artigo do SAMPAIO, Ricardo Alexandre. O fim do carona (finalmente)!. Disponível em: <www.zenite.blog.br/o-fim-do-carona-finalmente/ > Acesso em: 02 out. 2013.

[8]{C} BRASIL. IRP – Manual do Gerenciador. Brasília, agosto/2007. p. 4.

{C}[9]{C} ROSSETTI, Suzana.  A administração está obrigada a se utilizar da intenção de registro de preços? Disponível em: <http://www.zenite.blog.br/a-administracao-esta-obrigada-a-se-utilizar-da-intencao-de-registro-de-precos-2/#.UhwCH9LUn7J> Acesso em: 26 set. 2013.

{C}[10]{C} ARRUDA, Carlos Márcio Ferreira Sarmento Costa. O Decreto nº 7.892/13 e seus reflexos para a adesão de órgãos não participantes no sistema de registro de preços. Jus Navigandi, Teresina, ano 18n. 367221 jul. 2013. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/24826> Acesso em: 26 set. 2013.

[11] “Comprasnet disponibiliza IRP para a compra de itens sustentáveis”. Avisos 09/07/2013. Disponível em: < http://www.comprasnet.gov.br > Acesso em: 19 set. 2013.

{C}[12]{C} O prof. Jorge Ulisses Jacoby Fernandes adverte que quando há mais de uma instituição e a fim de evitar surgimentos de conflitos “é necessário estabelecer regras claras de condutas que regularão esta relação de parceria” (FERNANDES, 2004, p. 189).

Sobre o autor
Cássio Filipe Albuquerque Silva

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Aprovado no III Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. É Oficial Intendente formado pela Academia da Força Aérea (2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Patrimonial, orçamentária, financeira e controle. É pregoeiro Oficial. Presidiu a Comissão Permanente de Licitações da Base Aérea de Santa Maria entre os anos de 2012 a 2014. Ocupou o Cargo de Chefe da Seção de Licitações do Sétimo Comando Aéreo Regional (2005) e da Base Aérea de Santa Maria (2012/2013). Ocupou o Cargo de Chefe da Seção de Finanças do Sétimo Comando Aéreo Regional e da Base Aérea de Santa Maria. Foi Comandante do Esquadrão de Intendência da Base Aérea de Santa Maria. Atualmente, é Prefeito de Aeronáutica da Prefeitura de Aeronáutica de Santa Maria.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos