Uma análise crítica a ausência de limite ao poder de fiscalização no processo tributário

15/07/2015 às 21:33
Leia nesta página:

A ausência de limites ao poder da fiscalização no processo tributário

Muitas empresas se deparam com um problema frequente quando se fala em atendimento à fiscalização: ausência de limites claros ao poder de fiscalização pelas autoridades fazendárias. Apesar do o artigo 194 do Código Tributário Nacional fazer menção a esta regulamentação; na prática, verificamos que isso não ocorre.

Diante da falta de limites claros, Estados e Municípios terminam criando suas próprias regras no que diz respeito aos procedimentos, prazos e documentos exigíveis em seus respectivos processos de fiscalização. Na prática, os contribuintes são obrigados a se submeter, na maioria das vezes, a prazos e procedimentos abusivos, impróprios ao seu cumprimento.

Quem milita na área tributária facilmente identifica nas legislações estaduais e municipais exemplos de procedimentos fiscalizatórios que determinam exíguos prazos de 24 (vinte e quatro) ou 48 (quarenta e oito) horas para apresentação de documentos fiscais (dos últimos 5 anos), sob pena de aplicação de multas administrativas.

Algumas autoridades fazendárias vão além, ao exigir documentos sem relação direta com o fato gerador do tributo, tais como planilha de custo dos contratos e informações comerciais estritamente confidenciais. 

Um ponto que chama atenção é a falta de adequação do procedimento ao tipo de atividade do contribuinte. Veja-se o exemplo de empresas cujas atividades são pulverizadas em vários municípios, principalmente quando tomadoras de serviços de engenharia, cujo o ISS deve ser retido na fonte. Para estas, a dificuldade ainda é maior pois precisam atender a diversos procedimentos municipais e em prazos simultâneos.

Não se estranha, pois, que os profissionais da área fiscal sejam, atualmente, os mais procurados no mercado de trabalho. A quantidade de obrigações acessórias é tão extensa que os contribuintes precisam estruturar uma super equipe para estes atendimentos. Sem contar que muitos municípios não possuem um sistema informatizado, o que acarreta em atendimentos manuais, quase artesanais para cumprimento de obrigações acessórias.

Verificamos intermináveis pedidos de prorrogação para atendimento aos procedimentos de fiscalização e crescente número de aplicação de multas por descumprimento de obrigações acessórias (falta de atendimento à fiscalização).  Este é um reflexo da falta de adequação do procedimento ao tipo de atividade do contribuinte.

O artigo 195 do CTN demonstra claramente que o legislador federal deixou à margem a discussão dos limites e procedimentos, ao descrever, de maneira vaga e ampla o direito de administração fazendária examinar mercadorias, livros, arquivos e documentos fiscais. Não há definição de prazos mínimos e máximos, não há adequação do procedimento versus tipo e amplitude da atividade do contribuinte. Também não há estabelecimento de períodos mais sucessivos de fiscalização, o que permite ao fisco exigir, de uma só vez, documentos dos últimos 5 anos.

Nesta relação, o contribuinte está visivelmente desprotegido, diante de regras imperativas do Estado. Estamos diante de uma inversão de papéis, na medida em que o contribuinte é forçado a envidar esforços enormes para buscar a verdade material; e, do outro lado, os órgãos fazendários, ao revés, seja por ausência de estrutura tecnológica ou pela permissividade da legislação, utilizam, cada vez mais, o arbitramento, os cálculos paramétricos, produzindo processos cheio de falhas formais e cerceadores do direito de ampla defesa.

O Judiciário têm sido, portanto, o órgão balizador de cada situação concreta, para verificação do cumprimento da razoabilidade e proporcionalidade nos procedimentos fiscalizatórios. O ordenamento brasileiro está alhures atrasado quando se trata de limites claros à fiscalização. Necessário o legislador revisitar a matéria, simplificar os processos, sistematizar os períodos a serem fiscalizados e adequá-lo aos seguimentos econômicos dos contribuintes.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Manuella Maria Aragão Melo

Advogada tributarista com ampla experiência em multinacional, MBA em Direito Tributário na FGV/RJ.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Crescente demanda de obrigações acessórias, abusividade das autoridades fazendárias diante da lacuna na legislação.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos