Os profissionais da advocacia precisam lançar mão de estratégias de marketing que os destaquem dos demais. Além de captar clientes, esses profissionais precisam estabelecer metas, preocupar-se com espaço físico para o exercício de sua atividade, aprender a cobrar por seus serviços e continuar aperfeiçoando seus conhecimentos.
Nenhuma dessas tarefas é fácil e as palavras de ordem são foco, organização e prospecção. Um profissional que está em constante comunicação obtém mais resultados. Para isso, preparamos estas 7 dicas que vão ajudá-lo a colocar seu nome onde precisa estar: na cabeça dos clientes certos.
Entenda o marketing do advogado e as questões éticas
A advocacia é permeada por fortes questões éticas com relação ao capital intelectual e cabe ao profissional conhecer o que é permitido e o que é vetado na divulgação do seu trabalho. De acordo com o Provimento 94/2000, que diz respeito à publicidade, propaganda e informação da Advocacia, as questões éticas abrangem principalmente o uso indevido de informação para fins de prospecção de clientes e uma imagem pouco condizente com a sobriedade da profissão. Ao advogado não é permitido, por exemplo, veicular propaganda em rádio e TV, mas é lícito em mídias impressas e internet, desde que com teor adequado.
Estabeleça metas, e cumpra!
Escritórios e profissionais em início de carreira, muitas vezes, terminam por aceitar tudo o que aparece para adquirir know-how, mas isso é um erro. Segundo especialistas, é necessário determinar qual a área do Direito se pretende atuar (e, dentro dela, pelo menos 3 segmentos condizentes com a expertise da equipe) e manter o foco, analisando resultados e expectativas em curto, médio e longo prazos. Isso evita que se perca um tempo precioso embrenhando-se em atendimentos nos quais não se está focado ou sequer adaptado, o que gera insatisfação e uma gama de clientes não lucrativos.
Conheça seu mercado de atuação
O estabelecimento da meta exige que o profissional conheça profundamente o segmento no qual escolheu atuar. Questões como: “qual o tamanho do mercado?”, “vale a pena atuar em segmento já saturado?”, “quais as expectativas do setor?”, “como estão os profissionais atuantes na área?”, “qual o perfil dos clientes?” e “o que é necessário para consolidar minha marca jurídica?”, são importantes para que você emita mensagens claras sobre o seu trabalho.
Ofereça seu patrimônio intelectual
Captar clientes na advocacia é uma batalha mais intelectual do que financeira e os eventuais custos de marketing devem ser encarados como investimento. Sai na frente o profissional que busca se aproximar de seu mercado oferecendo conhecimento.
Procure estar presente em federações, associações, eventos e sindicatos, ministre palestras e dedique-se a publicar artigos em periódicos do ramo, tornando-se referência em seu segmento. Não deixe que seus textos passem em branco sem que seus potenciais e atuais clientes façam uma conexão entre um excelente artigo e seu nome.
Frequente locais onde seus clientes estão
O isolamento é um dos piores inimigos de um advogado em início de carreira. O profissional deve participar da vida da comunidade e ampliar suas conexões através de networking informal, visitas programadas ou outras formas de estar no local certo e na hora certa. É este o momento de estar munido do sempre eficiente cartão de visitas.
Marque presença na internet
O Art. 5º do Provimento 94/2000 admite como lícita, para fins de divulgação, a utilização de internet, fax, correio eletrônico e outros meios de comunicação semelhantes. Mas fique atento, pois a utilização desses veículos deve ser compatível com o código de ética profissional.
Para estar presente na web, siga estas dicas:
Invista em site com layout bem estruturado e que demonstre profissionalismo ao fornecer as informações sobre você;
Dedique-se a um blog que servirá de fonte de pesquisa para outros profissionais e clientes em potencial, além de compartilhar artigos e notícias de credibilidade;
Saiba diferenciar as funções de cada rede social. O LinkedIn é voltado para networking de perfis profissionais e o Facebook, apesar de ser voltado ao entretenimento, permite que você restabeleça contatos que podem se converter em clientes;
Evite cair na tentação do mero anúncio publicitário. Estar na lista telefônica e nos classificados é permitido e incentivado, mas não deixe que seu conhecimento seja visto como um produto em uma prateleira.
Invista em equipe especializada
Ainda que os softwares de gestão facilitem e profissionalizem o trabalho em um escritório, é indispensável contar com o apoio de alguém apto a converter ligações em clientes, pois acredite: isso vai além da simpatia e do cafezinho. Nomeie um profissional com treinamento adequado para a função de atender aos telefonemas e visitas, sanar dúvidas e fazer uma triagem da demanda, convertendo esses dados na média de procuras e contratos efetivamente firmados.
Lembre-se que o retorno financeiro é consequência de um trabalho bem-feito e uma boa reputação. E você, o que tem feito para conquistar seus clientes? Compartilhe com a gente nos comentários!