Consórcios públicos

Leia nesta página:

Os consórcios públicos são pessoas jurídicas de direito público ou privado, firmados entre várias pessoas da administração pública direta e indireta com finalidades em comum.

O art. 241 da CF dispõe que: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disciplinarão por meio de lei os consórcios públicos e os convênios de cooperação entre os entes federados, autorizando a gestão associada de serviços públicos, bem como a transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos".

    Os entes políticos poderão promover a atuação associada sempre que tiverem fins comuns sem que isso represente a perda de sua autonomia.

O decreto nº 6017/2007 dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e define consórcio como: "pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da Federação, na forma da Lei no 11.107, de 2005, para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum, constituída como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos".

Até a promulgação da lei 11.107/05, havia consenso doutrinário de que os consórcios públicos eram apenas uma forma de cooperação, sem assumirem personalidade jurídica própria, com a possibilidade de se constituir uma sociedade civil, comercial ou industrial, com o fim precípuo de executar o convênio em todos os termos e condições fixados pelos partícipes. No entanto, em 2005, esta lei definiu que:

 Art. 6º O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:

        I – de direito público, no caso de constituir associação pública, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções;

        II – de direito privado, mediante o atendimento dos requisitos da legislação civil.

Di Pietro enumera as vantagens que os consórcios, tanto de direito público quanto de direito privado, têm garantidos por lei:

a) poder de promover desapropriações e instituir servidões nos termos de declaração de utilidade ou necessidade pública, ou interesse social, realizada pelo Poder Público (art. 2º,§1 º, inciso II);

b) possibilidade de ser contratado pela Administração Direta ou Indireta dos entes da Federação consorciados, com dispensa de licitação (art. 2º, §1º, inciso III);

c) limites mais elevados para fins de escolha da modalidade de licitação (§ 8º do artigo 23 da Lei nº 8.666, de 2 1 -6-1993, acrescentado pela Lei nº 11.107/05);

d) poder de dispensar a licitação na celebração de contrato de programa com ente da Federação ou com entidade de sua Administração Indireta, para a prestação de serviços públicos de forma associada nos termos do autorizado em contrato de consórcio público ou em convênio de cooperação (art. 24, XXVI, da Lei nº 8.666/93, acrescentado pela Lei nº 11.107/05);

e ) valores mais elevados para a dispensa de licitação em razão do valor, prevista no artigo 24, incisos I e II, da Lei nº 8. 666/93, conforme alteração introduzida no § 1º do referido dispositivo pela Lei nº 12.715 (Direito Administrativo, 27ª edição. P. 550).

Criação e extinção:

A lei 11.107 estabelece que o consórcio será criado por contrato. No entanto, o próprio diploma estabelece que, na verdade, essa criação será feita em várias etapas:

a) subscrição de protocolo de intenções (art. 3º);

b) publicação do protocolo de intenções na imprensa oficial (art. 4º, §5º);

c) lei promulgada por cada um dos partícipes, ratificando, total ou parcialmente, o protocolo de intenções (art. 5º) ou disciplinando a matéria (art. 5º, §4º);

d) celebração de contrato (art. 3º);

e) atendimento das disposições da legislação civil, quando se tratar de consórcio com personalidade de direito privado (art. 6º, II).

Di Pietro define o protocolo de intenções como: "um instrumento pelo qual os interessados manifestam a intenção de celebrar um acordo de vontade (contrato, convênio, consórcio ou outra modalidade) para a consecução de objetivos de seu interesse, porém sem qualquer tipo de sanção pelo descumprimento. Na realidade, não se assume, nele, o compromisso de celebrar o acordo; não se assumem direitos e obrigações; apenas se definem as cláusulas que serão observadas em caso de o acordo vir a ser celebrado." (Direito Administrativo, 27ª edição. P. 552).

O protocolo deverá conter alguns termos essenciais, nos termos do art. 4º da Lei 11.107, como a denominação, a finalidade, o prazo de duração e a sede do consórcio, a indicação da área de atuação do consórcio, a indicação se o consórcio é de direito público ou privado etc.

Como o protocolo de intenções não significa compromisso, um ente pode subscrevê-lo e, posteriormente, não participar do consórcio e isto não acarretará nenhuma sanção. Depois da ratificação do protocolo, no entanto, será firmado um contrato. Este, sim, obriga a participação.

Depois de celebrado um contrato, a retirada será feita por ato formal do ente retirante na assembléia geral. Os bens por ele destinados ao consórcio serão revertidos ou retrocedidos, se houver previsão no contrato do consórcio. A esse respeito, Di Pietro complementa que "Apesar do preceito contido nesse dispositivo, não há como o ente consorciado abrir mão de seus bens apenas mediante previsão em cláusula contratual. Essa previsão tem que constar do protocolo de intenções a ser objeto de ratificação por meio de lei, pois a Administração Pública não tem liberdade para livremente dispor de bens de seu patrimônio. Não é por outra razão que a Lei nº 8.666, de 21-6-93, no artigo 17, exige autorização legislativa para qualquer tipo de alienação de bens públicos imóveis. Além disso, terão que ser observadas as demais exigências contidas nesse dispositivo, especialmente a avaliação prévia." (Direito Administrativo, 27ª edição. P. 554).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Por fim, o art. 11, §2º, estabelece que: "A retirada ou a extinção do consórcio público não prejudicará as obrigações já constituídas, inclusive os contratos de programa, cuja extinção dependerá do prévio pagamento das indenizações eventualmente devidas.".

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos