O novo mediador

31/08/2015 às 19:17
Leia nesta página:

A nova Lei da Mediação surge para estabelecer um novo prisma ao mediador, lhe atribuindo status de serventuário da Justiça capaz de desafogar o Judiciário de processos desnecessários, através da conciliação agora devidamente regulamentada no ordenamento.

A Lei n° 13.140/2015, chamada Lei da Mediação estabelece um novo marco para resolução de conflitos, pois até sua publicação, não havia uma legislação específica que regulasse o assunto. Nessa lei, são estabelecidos direitos e deveres entre as partes, visando desafogar o Judiciário, pois permite tanto que particulares quanto a Administração Pública resolvam suas controvérsias mediante acordos, garantindo assim, maior segurança jurídica a todos envolvidos.

Com a nova lei e as regras estabelecidas no Novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor no dia 17 de março de 2016, surge a figura do mediador de uma forma sedimentada no ordenamento, um terceiro escolhido pelas partes, ou pelo Tribunal para encontrar soluções aos conflitos a ele expostos. Sua função é regida pelos Princípios da imparcialidade, confidencialidade, oralidade, boa-fé, dentre outros, que estabelecem os mesmos impedimentos que um juiz possui em qualquer caso que julgue. O mediador tem o status de servidor da Justiça, devendo primar pela igualdade entre as partes.

Muitas mudanças ocorrerão com esta modalidade, a mediação poderá ser judicial, quando já instaurado processo, ou extrajudicial, quando há um impasse entre as partes. Surge a necessidade de haver cláusula expressa sobre a possibilidade de mediação em todos os contratos celebrados, estabelecendo uma audiência de mediação com objetivo de solucionar a questão controvertida antes que o Poder Judiciário seja acionado.

Atualmente, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) estima que mais de 100 milhões de processos estejam ativos, sendo a grande maioria de fácil resolução, não havendo a necessidade de judicializar o problema, ou seja, acionar o Judiciário. Esses dados demonstram uma grande quantidade desnecessária de demandas ativas, o que tornam inviável uma prestação jurisdicional rápida e eficaz, ao contrário, a morosidade na solução dos conflitos é o resultado.

Neste cenário, o mediador surge como um facilitador, um auxiliar da Justiça capaz de desafogar parte da máquina judicial, a solução para muitos problemas.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Priscila Homero

Advogada. Diretora Jurídica do escritório Homero Advocacia. Formada e com especialização em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Atuação empresarial, com foco nas áreas Cível, Trabalhista, Administrativo e Tributário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos