Propaganda política nas mídias virtuais

20/09/2015 às 14:19
Leia nesta página:

Inovações trazidas pela Internet na propaganda eleitoral virtual: Possibilidades e vedações.

É de evidente constatação que as mídias virtuais causaram uma revolução nas comunicações humanas. Oportuno também destacar que Internet não tornou a impressa escrita obsoleta, pois elas caminham ali, lado a lado. Grandes empresas jornalistas e de revistas mantém portais na rede mundial de computadores, lançam aplicativos e reproduzem na Internet matérias impressas.

Pois bem, sejamos realistas, hoje a Internet é o meio de comunicação mais eficiente e rápido. Assim, não há razões jurídicas relevantes para negar a essa revolucionária ferramenta de informação as mesmas prerrogativas conferidas as mídias impressas, conferindo assim, a ambas, tratamento isonômico sob pena de desrespeito aos princípios da liberdade e igualdade, assim como aos direitos de informação e crítica.

A manifestação do pensamento pela Internet é livre, vendando-se o anonimato. Assim reza o artigo 57-C da Lei das Eleições, onde reside o objeto desses breves comentários. Desta feita, cabe observamos que as mídias, independentemente de possuírem versões impressas, podem publicar matérias contendo opiniões favoráveis ou desfavoráveis, sejam a partidos ou candidatos, realizar debates ou entrevistas, de forma que, tais matérias tenham caráter exclusivamente jornalístico, isentando-se de viés propagandísticos eleitorais ou contraprestações pecuniárias.

É de revelo destacar que o artigo 57 – C, § 1º da Lei em comento, veda, categoricamente, a veiculação de propaganda eleitoral na Internet em sítio de pessoa jurídica. Logo, imperioso é a constatação de que a matéria jornalista em tais meios (sítio de pessoa jurídica), de fato, configura “propaganda eleitoral”, para que não corramos o risco de mitigar a manifestação dos direitos fundamentais e de expressão do pensamento, informação e crítica.

Da matéria paga

Reza a legislação pertinente (Lei 12.034/2009 que alterou ao artigo 43 da Lei das Eleições) que é permitida a “reprodução na Internet do jornal impresso” contendo anúncios de propaganda eleitoral, nos mesmos limites impostos a mídia escrita.

De maneira que, se o veículo de comunicação for somente o virtual é vedada a propaganda eleitoral paga, nos termos do artigo 57-C, caput, e §1º, I da Lei das Eleições, com a exceção de o veículo de comunicação exibir em seu sítio na Internet a mesma propaganda constante de sua versão impressa.

Ressaltando ainda que somente até a antevéspera do dia das eleições a propaganda eleitoral pode ser veiculada, com exceção a realizada pelo partido ou próprio candidato em seus sítios próprios, o qual é permitido.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Luciano Félix de Moura

Advogado na PEDRO MOURA Advocacia<br>http://www.pedromoura.jur.adv.br/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos