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A competência informacional em profissionais das unidades de informação.

O caso das bibliotecas dos Tribunais Supremo e Administrativo da cidade de Maputo

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23/09/2015 às 06:35
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5. Considerações finais

Nesta pesquisa proposemo-nos a avaliar a competência informacional dos profissionais das Unidades de Informção, tendo como caso de estudo as bibliotecas dos Tribunais Administrativo e Supremo da cidade de Maputo, objectivando analisar a actuação do profissional da informação naquelas Unidades de Informação sob a perspectiva da competência informacional, bem como verificar a compreensão que os profissionais da informação que actuam em Unidades de Informação jurídicas têm em relação à competência informacional para o desenvolvimento científico dessas instituições. Os resultados obtidos no decorrer das análises demonstram que os objectivos foram alcançados. Diante disso foi-nos possível emitir algumas reflexões conclusivas.

Assim, em relacção às competências informacionais que foram avaliadas, estas podem efectivamente posicionar o profissional da informação na gestão dos serviços informacionais em qualquer tipo de unidades de informação jurídica, tornando-se assim indispensável a instituição. Também foi possivel identificar que alguns profissionais não têm total entendimento e nem o domínio sobre algumas competências analisadas, tais como: o domínio da terminologia da área jurídica, uso da tecnologia, conhecimento de outras línguas, domínio de uso e não conhecimento de fontes de informação existentes na área jurídica.

Outro factor que podemos extrair da pesquisa é que estes profissionais não desempenham outras actividades para além das actividades consideradas técnicas e quotidianas do profissional da informação como a referência e atendimento ao usuário, o tratamento e análise da informação. Isto nos leva a crer que eles estão apegados a estas actividades e são resistentes a mudanças, deixando para tras o espírito empreendedor, a pesquisa de novas fontes e demandas informacionais.

Os resultados obtidos reforçam a necessidade de o profissional da informação discutir a necessidade de educação do profissional da informação voltado aos novos desafios demandados pela actual sociedade globalizada, sobretudo aos profissionais que actuam nas unidades de informação especializadas como é o caso em estudo, o que envolve o domínio das fontes de informação especializada.

Ficou evidente ainda, nos resultados desta pesquisa, a importância que os profissionais da informação atribuem à competência informacional para os diferentes grupos de usuários , bem como para as instituições onde trabalham, contribuindo para uma aprendizagem para os profissionais e seus usuários.

Em relacção as dificuldades encontradas no desenvolvimento da pesquisa, foram inúmeras, porém desafiadoras. Na fase do levantamento da literatura referente ao tema objecto do presente estudo, deparamo-nos com pouca literatura específica em competência informacional juridica, contudo não encontramos literatura consagrada sobre o assunto e para além de muita litratura existente sobre o tema competência informacional está ligada a biblioteca escolar.

Portanto, entendemos que o estudo trouxe grandes contribuições para o pesquisador, que poderão ser utilizadas em estudos futuros. Acreditamos também que pode ser de uma grande valia para que os profissionais da informação tomem outra postura para desenvolverem suas competências informacionais e, assim, possa contribuir para outros profissionais e ou usuários de informação. Inferimos também que a competência informacional requer estudos mais detalhados, aplicados a várias áreas do conhecimento, a fim de averiguar acções que estão sendo feitas, no sentido de propiciar o desenvolvimento de competência informacional, visando melhorar a qualidade de vida e formar cidadãos conscientes e esclarecidos.

É importante que os profissionais da informação tenham uma postura activa no sentido de desenvolverem um processo de aprendizagem contínuo. Finalmente concluimos que na actual sociedade globalizada é necessário que o profissional da informação acompanhe as mudanças que ocorrem, sejam inovadores, empreendedores, pesquisadores e sobretudo competentes em informação.


6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Nota

1 BARROS, Maria Helena Toledo Costa da. Alfabetização informacional e ação cultural. Coluna Ação Cultural, Londrina, v.1, p.1-2. Jan.2009. Disponivel em: <https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php/cod=414

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