Regime jurídico e espécies de sociedade unipessoal no Brasil

11/10/2015 às 17:57
Leia nesta página:

A sociedade unipessoal é definida como “a sociedade que tem apenas um único sócio” e, segundo Frederico Gabrich, é preciso identificar a vantagem de se ter esse tipo de sociedade quando a pessoa física podia se inscrever como empresário individual.

Inaugurando o debate, é importante enfatizar que o incentivo às micro e pequenas empresas no Brasil fomenta a criação de empregos e o desenvolvimento econômico, o que justifica a relevância do tema.

A sociedade unipessoal é definida como “a sociedade que tem apenas um único sócio” e, segundo Frederico Gabrich, é preciso identificar a vantagem de se ter esse tipo de sociedade quando a pessoa física podia se inscrever como empresário individual. Segundo o autor, o empresário individual não goza das prerrogativas e vantagens próprias das sociedades empresárias.[1]

O empresário individual pode ser definido como a pessoa natural que, isoladamente, sem personalidade jurídica, não pode afetar ou destacar parte do seu patrimônio para arriscá-lo no dia a dia empresarial e, assim, coloca em risco todo o seu patrimônio penhorável.[2]

Deve-se, ainda, lembrar que antes não se admitia a sociedade que não fosse formada com pluralidade de sócios. Atualmente, contudo, o Direito brasileiro admite a empresa individual de responsabilidade limitada, a qual, nos termos da Lei n.º 12.441, de 11 de julho de 2011, “será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País”.[3]

Referida Lei alterou o Código Civil, para incluir o artigo 980-A, que regulamentou, além do caput acima transcrito, que: o nome empresarial deve conter a expressão “EIRELI” após a firma ou a denominação social; a pessoa natural só poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade; a empresa “poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração”[4]; se pode atribuir remuneração “decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional”, desde que a empresa seja constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza; e a ela se aplicam, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas.[5]

Ademais, a Lei de 2011 alterou o parágrafo único do artigo 1.033 do Código Civil, que trata da dissolução da sociedade simples, determinando que não se aplica o inciso IV deste artigo – “a falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias” – nas hipóteses em que:

[...] o sócio remanescente, inclusive na hipótese de concentração de todas as cotas da sociedade sob sua titularidade, requeira, no Registro Público de Empresas Mercantis, a transformação do registro da sociedade para empresário individual ou para empresa individual de responsabilidade limitada, observado, no que couber, o disposto nos arts. 1.113 a 1.115 deste Código.[6]

Em síntese, esta nova possibilidade de empresa oportunizou um novo regime jurídico de apenas um sócio, que é detentor da totalidade de quotas, com responsabilidade atrelada diretamente ao valor do capital por ele integralizado.

No entendimento de Frederico Garcia Pinheiro, essa nova possibilidade jurídica, por meio da qual a pessoa natural está autorizada a constituir pessoa jurídica para a exploração de empresa sem a necessidade de se juntar a algum sócio era há muito reivindicada, porque, antes, todo o patrimônio pessoal e penhorável corria riscos.[7]

Ademais, a Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976, no artigo 251 admite a sociedade anônima subsidiária integral, permitindo que sociedades de caráter institucional sejam constituídas originariamente com um único sócio, cabendo citar, ainda, a hipótese do inciso IV do artigo 1.033 do Código Civil, que admite a existência regular e temporária de sociedade por tempo determinado.[8]

Encerrando esta breve dissertação, resta ressaltar que o Direito vem sistematicamente se adequando às exigências sociais e que não poderia ser diferente no tocante ao Direito empresarial.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre a Sociedade por Ações. Diário Oficial da União, Brasília, 17 dez. 1976, supl., p. 1.

______. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, 11 jan. 2002, p. 1.

______. Lei n. 12.441, de 11 de julho de 2011. Altera a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), para permitir a constituição de empresa individual de responsabilidade limitada. Diário Oficial da União, Brasília, 12 jul. 2011, p. 1.

GABRICH, Frederico. Direito empresarial societário: a sociedade unipessoal no Direito brasileiro. Publicado em: 2012. Disponível em: <http://www.analiseestrate gica.com.br/livro_aberto.php?id= 1&pk=3 >. Acesso em: 6 out. 2015.

PINHEIRO, Frederico Garcia. Empresa individual de responsabilidade limitada. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2954, 3 ago. 2011. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/ 19685>. Acesso em: 8 out. 2015.


[1] GABRICH, Frederico. Direito empresarial societário: a sociedade unipessoal no Direito brasileiro. Publicado em: 2012. Disponível em: <http://www.analiseestrategica.com.br/livro_aberto.php?id= 1&pk=3 >. Acesso em: 6 out. 2015.

[2] PINHEIRO, Frederico Garcia. Empresa individual de responsabilidade limitada. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2954, 3 ago. 2011. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/ 19685>. Acesso em: 8 out. 2015.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[3] BRASIL. Lei n. 12.441, de 11 de julho de 2011. Altera a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), para permitir a constituição de empresa individual de responsabilidade limitada. Diário Oficial da União, Brasília, 12 jul. 2011, p. 1.

[4] Anteriormente, havia a possibilidade da sociedade por quotas de responsabilidade limitada manter-se sob a direção de um único sócio por período determinado no caso do falecimento do outro quotista.

[5] BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, 11 jan. 2002, p. 1.

[6] BRASIL, op. cit., 2002, p. 1.

[7] PINHEIRO, op. cit., 2011, online.

[8] BRASIL. Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre a Sociedade por Ações. Diário Oficial da União, Brasília, 17 dez. 1976, supl., p. 1.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Itacir Amauri Flores

Itacir Amauri Flores, é natural de Florida Distrito de Santiago RS, tem 61 anos de idade e foi agraciado com o Título de Cidadão Portoalegrense conforme a Lei Municipal 12.214 de 31 de janeiro de 2017. Bacharel em Ciências jurídicas, Bacharel em Segurança Pública, Jornalista, Vice-presidente e Vogal da JUCIS RS – Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, Oficial Superior da Brigada Militar com curso de aperfeiçoamento em Gerenciamento em local de desastre, serviu na PE - Polícia do Exército Brasileiro, atuou na Casa Militar e Defesa Civil do RS,Sócio efetivo da ARI – Associação Riograndense de Imprensa, Pós Graduado em Direito comercial, MBA em Executivo em Segurança Privada – Safety & Security, escritor com diversos artigos publicados, Debatedor nacional sobre a inconstitucionalidade do Exame de Ordem da OAB, motivador da tramitação no Congresso Nacional do PL 1211/11, que originou a Lei Federal 13.432/17, que reconheceu a profissão de Detetive Particular no Brasil, Mestre Maçom, Rotariano, Leonino e Escotista (fundador do GE Jaguar Feroz na cidade de Jaguari RS e GE Guardiões da Fronteira na cidade de São Borja RS), ativista político, foi 1º suplente de vereador em Santiago RS, foi Diretor de Atividades Complementares, Coordenador de Bancada e da Mesa Legislativa da Câmara Municipal de Porto Alegre RS, Condecorado com as medalhas de 10 e 20 anos de excelentes serviços ao Estado do RS e Medalha da Defesa Civil pelos relevantes serviços prestados ao povo rio-grandense.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos