O neoconstitucionalismo e neoprocessualismo aplicados ao Novo Código de Processo Civil

30/10/2015 às 16:41
Leia nesta página:

Evidencia-se no Novo CPC, a relação cada vez mais próxima entre o Neoconstitucionalismo e o Neoprocessualismo, termos estes, utilizados para determinar uma nova fase do constitucionalismo e a interação entre direito material e o direito processual.

Por um lado, com a origem da Constituição Federal de 1988, surge também a valorização dos princípios e direitos fundamentais. A partir de então, surge uma nova fase do pensamento jurídico e consequentemente, uma nova perspectiva em relação ao constitucionalismo, fase então, denominada Neoconstitucionalismo. Por outro lado, com o avanço e a evolução histórica processual, ocorre a constitucionalização do Direito Processual que dá origem à uma nova metodologia jurídica que denomina-se Neoprocessualismo. Além dessas mudanças recentes serem reconhecidas pela doutrina, pode-se concretizar essa interação através do Novo Código de Processo Civil.

Nesse aspecto, se a Constituição é peça fundamental do Neoconstitucionalismo, da mesma forma que o Código de Processo Civil é para o Direito Processual, torna-se possível analisar esse elo uma vez que o Novo Código de Processo Civil determina em seu primeiro artigo, que o mesmo deve ser regido, disciplinado e interpretado de acordo com a Constituição Federal de 1988, o que faz expressamente, essa relação cada vez mais conexa.

Evidencia-se, através do Novo Código de Processo Civil, a relação cada vez mais próxima entre o Neoconstitucionalismo e o Neoprocessualismo, termos estes, utilizados para determinar respectivamente, uma nova fase do constitucionalismo e a interação entre o direito material e processual. Expressamente estabelece assim o Novo Código de Processo Civil, Lei nº 13.105, de 16 de Março de 2015.

Art. 1º O Processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil, observando-se as disposições deste Código.”

Primeiramente, faz-se necessário o entendimento a respeito do que seria de fato, o Neoconstitucionalismo. De acordo com Lenza (2015, p. 76), visa-se dentro dessa nova realidade, não mais atrelar o constitucionalismo à ideia de limitação do poder político, mas acima de tudo, busca-se a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando alcançar real efetividade, sobretudo diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais. Ou seja, tem como objetivo principal utilizar-se de ferramenta para implantação de um Estado Democrático de Direito, conforme previsto na própria Constituição Federal de 1988.

Nesse sentido, na concepção de Luís Roberto Barroso (Ministro do Supremo Tribunal Federal), a ideia de constitucionalização do Direito, de modo amplo, está associada a um efeito expansivo das normas constitucionais, cujo conteúdo material e principiológico se irradia, com força normativa, por todo o sistema jurídico.

Não obstante, algumas características marcantes são atribuídas à essa nova perspectiva em relação ao constitucionalismo: garantia de condições dignas mínimas; a carga valorativa da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais; a imperatividade e superioridade da norma jurídica que regulamenta todo ordenamento jurídico, e a concretização dos valores constitucionalizados. 

Em segundo plano, torna-se importante destacar a relação entre Constituição e processo através do que hoje se denomina Neoprocessualismo. Segundo Didier Jr (2015, p. 44), que faz uma abordagem à evolução histórica do direito processual, poderia ser dividida em três fases, e essa nova fase, portanto, seria uma quarta, e atual.

Dessa forma, tem-se o sincretismo como fase inicial do direito processual, em que não havia distinção entre o direito material e o processual. Após isso, constituiu-se o processualismo, em que as fronteiras entre ambos eram demarcadas e paralelamente caminhavam. Na sequência, o instrumentalismo proporcionou uma relação circular de interdependência, assim, o direito processual concretiza e efetiva o direito material.

A partir dessa evolução e das conquistas obtidas pelo processualismo e posteriormente, pelo instrumentalismo, vale ressaltar o avanço que refere-se à ciência, a partir de então fala-se em Neoprocessualismo

Segundo Eduardo Cambi, a Constituição é o ponto de partida para a interpretação e a argumentação jurídica, assumindo um caráter fundamental na construção do neoprocessualismo. Para ele, a partir do momento em que se contemplaram amplos direitos e garantias, tornaram constitucionais os mais importantes fundamentos dos direitos material e processual, criando a denominada constitucionalização do direito infraconstitucional.

Quanto à constitucionalização do Direito Processual, especificamente, ocorre, por exemplo, com a incorporação de textos constitucionais de normas processuais, e assim, torna-se cada vez mais perceptível a intensificação do diálogo entre os processualistas e constitucionalistas, que consequentemente, contribui de maneira significativa para o aprimoramento da jurisdição sob uma perspectiva constitucional, visando os direitos fundamentais e princípios constitucionais.

Todo esse avanço, se é que assim pode ser considerado, mostra cada vez mais a sua capacidade de produzir efeitos, no entanto, ainda não há que se falar em efetividade, ou seja, os resultados sociais ainda não puderam ser alcançados, talvez pelo fato de tanto o Neoconstitucionalismo quanto o Neoprocessualismo serem considerados recentes pela doutrina. Porém, o Novo Código de Processo Civil concretiza e aproxima esse elo, além de se tornar um passo inicial que futuramente pode trazer inúmeros benefícios ao Judiciário brasileiro e à sociedade, ainda que em longo prazo.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Novo Código de Processo Civil. Lei nº 13.105, de 16 de Março de 2015. Brasília, DF: Senado, 2015.

DIDIER JR, Fredie. Curso de direito processual civil: introdução ao direito processual civil, parte geral e processo de conhecimento. 17. ed. Salvador: Ed. Jus Podivm, 2015.

LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 19. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2015.

BARROSO, Luís Roberto. Neoconstitucionalismo e constitucionalização do Direito. O triunfo tardio do Direito Constitucional no Brasil. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 851, 1 nov. 2005. Disponível em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/7547>. Acesso em 01 de outubro de 2015

LOURENÇO, Haroldo. O neoprocessualismo, o formalismo-valorativo e suas influências no novo CPC. Disponível em: <www.agu.gov.br/page/download/index/id/11458405>. Acesso em 01 de outubro de 2015.

CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e neoprocessualismo. Panóptica, Vitória, ano 1, n. 6, fev.2007. Disponível em: <http//:www.panoptica.org>. Acesso em 02 de outubro de 2015.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Amanda Carolina

Acadêmica da Universidade Luterana do Brasil, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos