Entendendo o direito de greve

04/11/2015 às 17:41
Leia nesta página:

O direito de greve encontra seus requisitos e suas limitações tanto no ordenamento jurídico quanto no entendimento jurisprudencial para ser exercido, interpretado à luz dos arts. 9º e 37º, VII da Constituição Federal e Lei nº 7.783/89.

Estamos nos deparando com diversas greves acontecendo em Brasília e no país a fora. É greve do Judiciário, dos Professores, dos Bancários, dos Servidores da Saúde, do DFTRANS, do DETRAN, do metrô, e etc.

Tendo em vista os recentes acontecimentos, o presente artigo tem como objetivo explicar de forma simplificada, e à luz do ordenamento jurídico brasileiro, os principais aspectos do direito de greve, analisando brevemente a Constituição Federal e a Lei nº 7.783/89, de modo a explicar a você, leitor, a importância de entender onde esse direito está respaldado e como ele pode ser exercido. Ademais, é válido lembrar que estaremos tratando no presente artigo a respeito da greve no campo laboral, ou seja, a greve realizada por trabalhadores que estão reivindicando melhores condições de trabalho, reajuste salarial e etc.

A greve, em nosso ordenamento jurídico, é um mecanismo de defesa dos interesses dos trabalhadores. Esse movimento é legítimo e se manifesta através de organizações sindicais, onde o trabalhador deverá ser associado a um sindicato que represente a sua categoria, ou na falta de entidade sindical, através de uma assembleia geral dos trabalhadores interessados, conforme disposto no art. 4º, parágrafo 2º, da Lei nº 7.783/89.

O direito de greve é um direito constitucional e está assegurado nos arts. 9º e 37º, VII, da Constituição Federal. O art. 9º estabelece que: “É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”. Observa-se que, o direito de greve não está condicionado a uma regulamentação ou eventual previsão de lei, justamente pelo fato da Carta Magna enquadrá-lo como um direito fundamental e social. Contudo, isso não impede que uma lei específica regulamente e determine os procedimentos que devem ser seguidos no exercício desse direito.

Depreende-se do artigo 9º que os trabalhadores têm total poder e liberdade para decidir a oportunidade de exercer o direito de greve e reivindicar seus interesses, porém a fim de evitar constantes paralisações, especialmente no que tange às atividades essenciais, aprovou-se a Lei nº 7.783/89. Ainda nessa esteira, destaco que em seu parágrafo primeiro, o art. 9º, determina que uma lei defina e disponha sobre os serviços essenciais à sociedade, de modo que esses não sejam prejudicados no decorrer de uma paralisação. Por esses e outros motivos, foi aprovada a Lei nº 7.783/89 que tem como objetivo dispor sobre o exercício do direito de greve, definir as atividades essenciais, regular o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e dá outras providências.

É importante salientar, também, que o art. 37, VII, assegura aos servidores públicos o direito de greve, vejamos: ”Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...) VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; (...)”. Existem muitas dúvidas e questionamentos a respeito da Lei Específica que trata sobre a greve dos servidores públicos, porém informamos que até hoje não existe uma lei específica que regule a greve da referida categoria, motivo pelo qual utiliza-se analogicamente a Lei nº 7.783/89.

A Lei nº 7.783 de 1989 é uma lei responsável por dispor apenas sobre o direito de greve. Desse modo, ela estabelece os critérios do movimento, os direitos, os limites, além de regular as necessidades inadiáveis da sociedade, de modo a proteger a população de paralisações que possam prejudica-la. Mas o que é a greve? Segundo o art. 2º da Lei nº 7.783/89 a greve é a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.

A greve é assegurada apenas ao trabalhador subordinado e trata-se de uma suspensão coletiva, uma vez que a suspensão do trabalho por apenas um indivíduo não irá constituir greve e sim uma demissão por justa causa, bem como não poderá ser definitiva para não gerar a rescisão do contrato de trabalho.

Ademais, a Lei admite que o grevista, durante o período de paralisação, possa, por meios pacíficos, persuadir outros trabalhadores a participarem da greve, bem como arrecadar fundos e divulgar livremente o movimento (art. 6º, I e II, da Lei nº 7.783/89). Porém, é de suma importância LEMBRAR que em hipótese alguma empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais do outro, de modo que a paralisação deve ocorrer de forma pacífica (art. 6º, parágrafo 1º da Lei 7.783/89).

Desse modo, o grevista não poderá ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; não poderá ter violada a sua intimidade, vida privada, honra e imagem, sendo assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação, além de ser vedada a violação ao direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade, conforme art. 5º, caput, da Constituição Federal.

Vale esclarecer, ainda, que não se confunde greve com boicote. O objetivo da greve é apenas dificultar e/ou impedir que o empregador exerça sua atividade, bem como deixar de cooperar, sem que esses atos causem danos materiais ou pessoais ao empregador. Enquanto o boicote é a recusa coletiva de trabalhar ou ter qualquer relação comercial com o empregador, gerando, assim, uma guerra econômica de trabalhadores versus patrão.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Apesar da discricionariedade que os trabalhadores possuem, a greve não é um direito absoluto e tem sua limitações, os quais estão estabelecidos na Constituição Federal e na Lei nº 7.783/89, vejamos alguns deles:

O art. 5º, XXII, da Constituição Federal garante o direito de propriedade, ou seja, a greve não poderá danificar bens ou coisas. Ainda nesse sentido o art. 6º, parágrafo terceiro, da Lei nº 7.783/89 é claro ao estabelecer que “As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa”.

O art. 5º, IV, da Constituição Federal garante a liberdade de pensamento, enquanto o inciso VIII da referida Lei estabelece o que deve ser respeitado na liberdade de pensamento: as convicções políticas, filosóficas, e as crenças religiosas.

A greve deverá, também, respeitar a moral e a imagem das pessoas e seus bem materiais, conforme art. 5º, V, da Constituição. Similarmente é resguardado o direito à vida privada e de livre locomoção e, nesse sentido, corrobora o parágrafo primeiro do art. 6º da Lei nº 7.783/89, vejamos: “Em nenhuma hipótese, os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem”. Ressalto, ainda, as principais limitações e requisitos da Lei nº 7.783/89:

Artigo 3º - Frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho.

Parágrafo único - A entidade patronal correspondente ou os empregadores diretamente interessados serão notificados, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, da paralisação.

Art. 6º - São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos:(...)

§ 2º - É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.

Art. 11 - Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

Parágrafo único. São necessidades inadiáveis, da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

Artigo 13 - Na greve, em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas da paralisação. 

Não há dúvidas de que a titularidade do direito de greve é dos trabalhadores, uma vez que cabe a eles decidirem a oportunidade e os interesses a serem reivindicados na greve, porém o objetivo do presente artigo é sanar algumas dúvidas relacionadas a esse direito, bem como alertar os trabalhadores e empregadores quanto aos requisitos legais que envolvem esse direito, a fim de evitar futuras complicações, irregularidades e abusividades.

Fiquem sempre atentos!

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Laís Rocha

Com sede em Brasília (DF), o Rocha Bandeira é um escritório de advocacia que preza pelo respeito, pela valorização do ser humano e pela satisfação do cliente. A conduta do Rocha Bandeira é baseada em preceitos éticos e valores morais. O escritório distingue-se por oferecer serviços jurídicos de maneira eficaz e personalizada, além de ter como destaque a qualidade e a elegância do serviço prestado. Ademais, atua de forma estratégica na estruturação da defesa do direito de cada cliente, bem como busca soluções singulares a cada caso concreto.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos