A lei de acesso à informação em novo livro

27/11/2015 às 13:32
Leia nesta página:

Nas sociedades democráticas, a legitimidade das instituições está na possibilidade do controle racional das decisões dos agentes públicos. A Lei de Acesso à Informação oferece, portanto, recursos para o início da reconfiguração da administração pública.

Nas sociedades democráticas, a legitimidade das instituições repousa na possibilidade do controle racional das decisões tomadas pelos agentes públicos e na inserção progressiva e eficiente dos diversos atores conformadores da sociedade política no processo de governo coletivo. Isso tudo supõe o conceito de accountability.

A accountability deve ser compreendida como um conceito relacional que envolve, de um lado, a disponibilização de meios, dados e informações por parte do Poder Público e a criação de procedimentos que permitam a participação da sociedade na ação política ou administrativa e no controle dos resultados e, de outro lado, estímulos ao robustecimento da cidadania ativa.

Está-se a reivindicar, aqui, a transparência da administração pública e o envolvimento dos agentes no sentido de afirmar o Estado como verdadeira associação política de cidadãos livres e iguais. Ora, o crescimento da participação cidadã pode desencadear consequências benfazejas. O envolvimento da comunidade de interessados educa a práxis administrativa, redefinindo os termos do agir responsivo do poder público. O desafio, no caso, é sintonizar o incremento de participação com o incremento da qualidade da ação estatal, o que nem sempre é fácil, já que as dificuldades inerentes ao processo de participação escondem uma tensão entre as demandas burocráticas de gestão e as exigências democráticas de inclusão.

A relação entre burocracia e democracia é, afinal, paradoxal, pois, enquanto cabe à primeira administrar, com visão de longo prazo colorida pelo interesse público, os programas que realizem as promessas residentes na Constituição, a democracia, dinamizada pelo pluralismo da arena política, pode assumir a condição de fonte de conflito com o próprio ente estatal. De qualquer modo, com dificuldades e mais dificuldades, só o robustecimento da democracia será capaz de, por intermédio da prática educativa, fortalecer a cidadania ativa para, transitando entre as autonomias privada e pública, não se resumir ao mundo fácil das reivindicações, assumindo também responsabilidade pelas escolhas decididas e as consequências delas derivadas. Cumpre, neste ponto, dizer que, passadas quase três décadas de governo democrático, com exceção daqueles vulneráveis, já é tempo de os brasileiros se emanciparem, assumindo a condição de adultos capazes de manejar adequadamente as escolhas que construirão o seu futuro.

A inserção da accountability política na composição da forma de atuação da administração pública substancia passo importante para resolver os graves problemas derivados da assimetria de poder entre Estado e sociedade e da captura do aparelho estatal pelos grupos de interesse, situações, para nossa infelicidade, sempre presentes na história brasileira. Por isso, sendo certo que a transparência política e a criação de técnicas autorizadoras do controle das decisões e a avaliação dos resultados não eliminam, de um golpe, a prática centralizadora e seletiva do poder público, não é menos certo que elas concretizam um bom começo.

A Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), neste ponto, oferece recursos para o início da reconfiguração da administração pública no Brasil. Transcendendo os tempos difíceis pelos quais estamos passando, com certa dose de otimismo, é possível dizer que, a partir de renovadas práticas sustentadas em indispensáveis informações, um novo conceito de governo pode emergir. Ora, com seus defeitos e virtudes, a nova lei precisa ser conhecida. E, mais do que isso, praticada. Da prática, emergirão novos hábitos e deles o reclamo do contínuo aperfeiçoamento da gestão pública nestas sempre surpreendentes terras do hemisfério sul.

Daí a oportunidade da obra escrita por Eneida Desiree Salgado, professora da Faculdade de Direito da centenária Universidade Federal do Paraná, intitulada Comentários à Lei de Acesso à Informação, que acaba de ser lançada pela Editora Atlas (São Paulo, 2015). O trabalho, objetivo e direto é de uma utilidade a toda prova. Aliás, não são simples comentários, mas, antes, excertos de doutrina dotados de amarração filosófica comprometida com o robustecimento do Estado Democrático de Direito desenhado na Lei Fundamental da República. Estou certo de que a lei referida, quando bem manejada, poderá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade e da transparência da gestão pública, isso se a sociedade assumir as suas responsabilidades. Ora, o livro referido constitui auxílio valioso para todos aqueles desejosos de inaugurar um protagonismo adulto e, portanto, diferente do meramente reivindicante.

* Clèmerson Clève: Professor Titular de Direito Constitucional nos Cursos de Direito da UFPr. e do UniBrasil – Centro Universitário.

** As opiniões expressas nas colunas apresentam o ponto de vista de seus autores e não refletem o posicionamento do caderno Justiça & Direito, nem do jornal Gazeta do Povo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Clèmerson Merlin Clève

Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade Federal do Paraná. Professor Titular de Direito Constitucional do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil. Professor Visitante dos Programas Máster Universitario en Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo e Doctorado en Ciencias Jurídicas y Políticas da Universidad Pablo de Olavide, em Sevilha, Espanha. Pós-graduado em Direito Público pela Université Catholique de Louvain – Bélgica. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do NINC – Núcleo de Investigações Constitucionais em Teorias da Justiça, Democracia e Intervenção da UFPR. Autor de diversas obras, entre as quais se destacam: Doutrinas Essenciais - Direito Constitucional, Vols. VII - XI, RT (2015); Doutrina, Processos e Procedimentos: Direito Constitucional, RT (Coord., 2015); Direitos Fundamentais e Jurisdição Constitucional, RT (Co-coord., 2014) - Finalista do Prêmio Jabuti 2015; Direito Constitucional Brasileiro, RT (Coord., 3 volumes, 2014); Temas de Direito Constitucional, Fórum (2.ed., 2014); Fidelidade partidária, Juruá (2012); Para uma dogmática constitucional emancipatória, Fórum (2012); Atividade legislativa do poder executivo, RT (3. ed. 2011); Doutrinas essenciais – Direito Constitucional, RT (2011, com Luís Roberto Barroso, Coords.); O direito e os direitos, Fórum (3. ed. 2011); Medidas provisórias, RT (3. ed. 2010); A fiscalização abstrata da constitucionalidade no direito brasileiro, RT (2. ed. 2000). Foi Procurador do Estado do Paraná e Procurador da República. Advogado e Consultor na área de Direito Público.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos