Estabilidade de empregado membro de cipa

12/12/2015 às 22:21
Leia nesta página:

Embasamento legal para estabilidade de empregado eleito para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Cipa, e se essa estabilidade se estende aos suplentes.

Sumário:1- Introdução; 2 – Representantes do empregador e a cipa; 3 – Estabilidade provisória de membros de cipa; 4 – Precedentes do TST e STF sobre a matéria; 5 – Indenização ou reintegração no emprego; 6 – Conclusão; 7 – Referências bibliográficas.

1 - Introdução

A estabilidade provisória é o período em que o empregado tem o seu emprego assegurado por lei e não poderá sofrer despedida arbitrária pelo o empregador. Somente podendo ser despedido se cometer falta grave, aquelas condutas inadequadas incompatíveis com o trabalho fundado em motivo disciplinar, técnico ou financeiro, (art. 165 CLT) e aquelas condutas que dão ensejo à despedida por justa causa elencadas no art. 482 da CLT em In - verbis: Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: a) ato de improbidade; b) incontinência de conduta ou mau procedimento; c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço; d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena; e) desídia no desempenho das respectivas funções; f) embriaguez habitual ou em serviço; g) violação de segredo da empresa; h) ato de indisciplina ou de insubordinação; i) abandono de emprego; j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; l) prática constante de jogos de azar. Parágrafo único - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional. (Incluído pelo Decreto-lei nº 3, de 27.1.1966).

Durante o contrato de trabalho o empregado membro da Cipa que não tenha desvio de conduta fundada em falta grave, (Art. 165 e 482 da CLT), não poderá ser despedido enquanto durar a condição da estabilidade. Ainda preceitua o parágrafo único do Art. 165 que, ocorrendo à despedida caberá o empregador, no caso de uma reclamação trabalhista provar a falta grave, aqui incluindo a que se fundar em motivos técnicos, disciplinar ou financeiro, sob pena de ser condenado a reintegrar o trabalhador. Se extinto o estabelecimento, a empresa estar dispensada do pagamento da indenização e a estabilidade nesse caso não prevalecem, porque a norma que assegura a estabilidade do Cipeiro tem razão de ser, juridicamente, em assegurar que a coletividade dos empregados não fique desamparada com a demissão do representante da Cipa, que tem prerrogativa para legalmente atuar para a segurança de todos os trabalhadores, assim não constituindo uma vantagem pessoal para o empregado eleito para Comissão Interna de Acidentes (Cipa).

2 - REPRESENTANTES DO EMPREGADOR E A CIPA

Por outro lado, não é a mesma coisa para os membros da Cipa representantes do empregador, que não goza de estabilidade provisória, nesse sentido discorre Gustavo Barbosa Garcia, Curso de Direito do Trabalho, 09º edição 2015: “Além disso, a referida estabilidade provisória apenas abrange os empregados eleitos para os cargos de direção na CIPA, o que alcança os membros representantes dos empregados (art.164, § 2.º, da CLT), e não os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, pois estes são por eles “designados” (art. 164, § 1.º)”.

3- ESTABILIDADE PROVISÓRIA DE MEMBROS DE CIPA

A matéria encontra embasamento na ADCT (Atos das Disposições Constitucionais Transitórias), assim dispõe: Art. 10. Até que seja promulgada a lei complementar a que se refere o art. 7º, I, da Constituição: II - fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa: a) do empregado eleito para cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. Como pode observar, o dispositivo legal, (Art. 10, II, A, ADCT), não fez a distinção, entre o cargo de suplente e do efetivo, para o cargo de Cipa. Havia uma controvérsia nos tribunais onde ser indagava se a estabilidade era somente para os membros eleitos ou se também se estendia aos suplentes, mas hoje já não existe mais essa controvérsia, vez que o TST, editou o entendimento jurisprudencial na súmula 339, estendendo a estabilidade provisória aos membros suplentes da Cipa, no mesmo sentido o STF, a corte máxima editou a súmula 676, vejamos:

Súmula 339

TST CIPA. SUPLENTE. GARANTIA DE EMPREGO. CF/1988 (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nºs 25 e 329 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005. I - O suplente da CIPA goza da garantia de emprego prevista no art. 10, II, a, do ADCT a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. II - A estabilidade provisória do cipeiro não constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razão de ser quando em atividade a empresa. Extinto o estabelecimento, não se verifica a despedida arbitrária, sendo impossível a reintegração e indevida a indenização do período estabilitário. (ex-OJ nº 329 da SBDI-1 - DJ 09.12.2003).

Súmula 676 STF

A garantia da estabilidade provisória prevista no Art. 10, II, A do Ato da Disposições Constitucionais Transitórias, também se aplica ao suplente do cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

4 - PRECEDENTES DO TST E STF SOBRE A MATÉRIA

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO TRABALHO

Tribunal Superior do Trabalho Processo: RO1681007320095010025RJ Relator (a): Mônica Batista Vieira Puglia Julgado: 26/06/2013 Órgão Julgador: Quarta Turma Publicação: 03-07-2013 PROCESSO Nº TRT - RO 0168100-73.2009.5.01.0025 ESTABILIDADE PROVISÓRIA. SUPLENTE DA CIPA. Não existe distinção entre o titular e o suplente, considerando que a razão da proteção é a mesma, porquanto o suplente sempre esteve e continua a estar, de forma permanente, na expectativa de assumir as funções do representante titular, com iguais atribuições e responsabilidade, estando à garantia da estabilidade provisória assegurada também aos suplentes dos membros da CIPA, consoante a súmula nº 339 do C. T. S. T. (TRT-1 - RO: 1681007320095010025 RJ, Relator: Monica Batista Vieira Puglia, Data de Julgamento: 25/06/2013, Quarta Turma, Data de Publicação: 03-07-2013)

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Supremo Tribunal Federal Processo: RE-AgR 225713 SP Relator (a): Carlos Velloso Julgamento: 06/10/1998 Órgão Julgador: Segunda Turma Publicação: DJ 13-11-1998 PP-00012 EMENT VOL-01931-07 PP-01471 Parte (s):COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO CARLOS ODORICO VIEIRA MARTINS E OUTROS NATANAEL VALVERDE. CONSTITUCIONAL. TRABALHO. CIPA: MEMBRO SUPLENTE: ESTABILIDADE PROVISÓRIA. ADCT, art. 10, II, a. I. - A garantia inscrita no art. 10, II, a, ADCT, estabilidade provisória do empregado eleito para o cargo de membro de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - abrange tanto o membro titular quanto o suplente. II. - Precedentes do STF: RREE 213.473-SP, 216.506-SP e 220.519-SP, Galvão, Plenário, 20.5.98. III. - Agravo não provido. (STF - RE-AgR: 225713 SP, Relator: CARLOS VELLOSO. Data de Julgamento: 06/10/1998, Segunda Turma, Data de Publicação: DJ 13-11-1998 PP-00012 EMENT VOL-01931-07 PP-01471).

5 - INDENIZAÇÃO OU REINTEGRAÇÃO DO EMPREGADO

O empregado que tenha estabilidade provisória especial, no caso do cipeiro, quando despedido da empresa, são devidos os salários dos períodos compreendidos da data da despedida até o final do período da estabilidade (Súmula 396 TST), ainda acrescidos das verbas reflexos do FGTS e Férias.

Marcelo Moura entende que segundo a lógica da constituição a dispensa arbitrária com o sem justa causa faz-se mediante o pagamento de indenização: “Segundo o sistema constitucional brasileiro a proteção contra dispensa arbitrária ou sem justa causa faz-se mediante o pagamento de indenização (ADCT, art. 10), garantia a estabilidade para casos especiais, como dirigente sindical (CF, art. 8º VIII), da gestante e do “cipeiro”, (ADCT. Art. 10). Logo, o direito do empregado despedido, nas dispensas individuais, é a indenização, como regra constitucional geral, (...)”.

6 - O suplente da Cipa tem estabilidade de emprego desde candidatura até um ano após o término do mandato, não podendo sofrer despedia arbitraria, sob pena de a empresa ser condenada ao pagamento dos salários desde despedida até o período final da estabilidade, em raríssimos casos não tendo morosidade que obste, poderá a empresa ser condenada à reintegração do trabalhador. O empregado estável só poderá ser despedido por justa causa, mediante diligência realizada pela empresa que comprove a falta grave, fundada em motivos disciplinar técnico, financeiro ou por atos juridicamente incompatíveis com as relações de emprego.

7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Garcia, Gustavo Felipe Barbosa, Curso de direito do trabalho – 9. A ed., rev., atual. E ampl. – Rio de Janeiro: Forense, 2015.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro, Curso de direito do trabalho: história e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho, 27ª Edição, Saraiva, 07/2012.

Moura, Marcelo, Curso de direito do trabalho, São Paulo, Saraiva, 2014

http://www3.tst.jus.br/jurisprudencia/

Sumulas_com_indice/

Sumulas_Ind_301_350. Htm

L#SUM-339

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=jurisprudencia

Sumula&página=sumula_601_700

http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=Cipa+Membro+Suplente+Estabilidade+Provis%C3%B3ria

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Nathanael Rodrigues da Costa

Técnico em Segurança do Trabalho e acadêmico do 7º período do Curso de Direito do UNIBH

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos