Focus X: propaganda e ética na internet

08/01/2016 às 09:07
Leia nesta página:

Meditações sobre a propaganda virtual e suas possíveis consequencias jurídicas.

Hoje, pela manhã, como de costume abri meu e-mail do IG e deparei-me com a propaganda sobre a “pílula da inteligência”. O link sugerido pela propaganda leva a um texto que é extraordinariamente positivo. Os autores do mesmo garantem que o produto é eficaz e não tem efeitos colaterais:

“O suplemento tem seu efeito mais pronunciado em homens de 18 a 40 anos, devido à reação dos ingredientes do suplemento a um gene chamado NRXN3, presente apenas no DNA masculino. A maioria diz ficar com capacidades de memória elevados, super-focados e com altos níveis de energia. Alguns usuários também relatam diminuição dos níveis de stress associados ao alto volume de trabalho.”

“Felizmente, este não é o caso com Focus X. As substâncias contidas no suplemento são de origem 100% natural, e já vêm sido usadas isoladamente há séculos, sem nenhum prejuízo. Além disso, após diversos testes clínicos, nenhum paciente apresentou sinais de efeitos colaterais.”

http://healthnewsonline.co/brain/3/?campid=282549&creaid=917267&sitenm=ig.com.br&catego=&netwrk=4&device=&apptyp=&usrisp=&applid=&demogr=&sxid=t18h213f66um

Ao ler a matéria lembrei-me de que na página de abertura do IG havia algo sobre a mesma questão:

“No dia seguinte, tentei tomar outro comprimido para adiantar alguns trabalhos durante uma viagem de trem. Mas fiquei mais distraído do que o normal. A pílula fez com que eu me concentrasse nas coisas erradas, como joguinhos no smartphone.

Com o passar do tempo, comecei a sentir uma dor de cabeça muito forte, perdi o apetite e sentia vontade constante de ir ao banheiro. Meu cérebro não estava trabalhando mais rápido, mas minha bexiga estava.

Naquela noite, quando tentava dormir, não conseguia me desligar e foi assim até as primeiras horas da manhã. Também encontrei um caroço na parte de trás da minha perna e outro apareceu no meu braço no dia seguinte; os dois coçavam.”

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2016-01-06/britanico-relata-pesadelo-em-experiencia-com-uso-de-pilula-da-inteligencia.html

Em que informação o internauta deve acreditar? O portal não diz. Compete ao leitor escolher. O problema é que o leitor não escolhe ser alvo da propaganda. Mas é exatamente isto que ocorre quando ele abre o e-mail do IG ou acessa várias outras páginas do portal onde há o banner do Focus X. Caso não leia a outra matéria (ou a mesma seja substituída na página de abertura do portal) o internauta consumirá apenas a propaganda do medicamento.

É claro que qualquer pessoa pode procurar informações sobre o produto utilizando um buscador como o Google. Na data de hoje é possível encontrar 1.230.000.000 referências ao Focus X. O Google, contudo hierarquiza as informações levando em contra seus próprios interesses comerciais. Em razão disto, os dois primeiros links sugeridos são: o do fabricante; e o de um lojista que vende Focus X.

O Google também sugere links que desacreditam a pílula da inteligência, mas a ordem estabelecida pela página estimula o consumo. Impossível deixar de lembrar que a maioria dos internautas não sabe como é que o Google ganha dinheiro. Sobre o funcionamento do buscador vide http://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/a-googlelizacao-de-tudo-resenha-do-livro-de-siva-vaidhyanathan .

Não me compete proibir qualquer empresa de produzir e comercializar qualquer produto. Também não me agrada o papel de censor. Os portais de internet tem direito de fazer propaganda. É assim que eles mantém suas equipes de jornalistas. Que papel estes jornalistas devem desempenhar numa situação como a que tratamos aqui? Esta é minha pergunta.   

O que deve prevalecer num portal de internet: o interesse do cidadão (que tem direito à informação jornalística) ou o lucro da empresa de comunicação e do industrial/varejista que insere anúncios no portal de internet?

A liberdade de imprensa é uma garantia constitucional. O direito à informação também é assegurada pela constituição. Ambos, contudo, devem ser interpretados levando em conta as necessidades impostas pelo respeito à cidadania e a dignidade humana, que foram elevados à condição de princípios fundamentais da República Federativa do Brasil (art. 1º, II e III, da CF/88).

As bases da conduta ética dos portais de internet foram, portanto, definidos pela nossa CF/88. Eles não são apenas “lojas virtuais” e devem hierarquizar as informações disponibilizadas ao público de maneira a priorizar a cidadania e a dignidade humana. Os interesses dos anunciantes não devem prevalecer quando há um nítido conflito entre as informações divulgadas

Ao priorizar a venda de um produto potencialmente nocivo um portal de internet (como o IG, por exemplo) pode ser condenado por dano moral ao lado do comerciante e do fabricante do mesmo? Esta meus caros é uma pergunta que o Judiciário será obrigado a responder em breve.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio de Oliveira Ribeiro

Advogado em Osasco (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos