Artigo Destaque dos editores

Comentários ao projeto de lei dos crimes contra o Estado Democrático de Direito:

Título XII

Exibindo página 3 de 3
12/12/2003 às 00:00
Leia nesta página:

13. Conclusões

De todo o trabalho, pôde-se perceber que alguns pontos sempre estiveram presentes, seja de forma latente ou evidente. São eles as pedras de toque do Estado Democrático de Direito, isto é, os pilares que o sustenta, a exemplo dos direitos fundamentais e do direito penal garantista, com todas as imbricações decorrentes deles.

Via de conseqüência, demonstrou-se como o Projeto de Lei aspirante a inserir o Título XII no Código Penal, respeitou e refletiu a Constituição Federal. Mais uma prova disso é o art.380 do Projeto, que louva a Carta Magna – assegurando, outra vez, o idílio entre o Direito Penal e o Constitucional –, protegendo bens jurídicos essenciais ao Estado de Direito. O mencionado artigo vai dispor sobre a discriminação racial ou atentatória aos direitos fundamentais, delineando várias condutas criminosas, antes inexistentes na legislação penal pátria, como a discriminação ou preconceito de orientação sexual, condição física ou social. É verdade que a Lei 7716/1989 define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor; e que com a redação dada pela Lei 9459/97, também contempla em seu art.20, disposição semelhante à do Projeto de Lei. No entanto, o art.380 revogará tacitamente este art.20, uma vez que aquele inclui maior número de elementos do tipo.

Outra grande vantagem do Título XII que merece destaque nestas conclusões é a observância ao princípio da reserva do Código proposto por Ferrajoli. De acordo com o que foi exposto, os artigos deste Projeto, quando publicado, entrarão diretamente no bojo do diploma criminal, facilitando, assim, não só o seu conhecimento pelos cidadãos deste Estado, como também, possibilitando sua maior eficácia. Os crimes contra o Estado Democrático de Direito, portanto, ao revogar a ultrapassada Lei de Segurança Nacional, tira de vigência parte – ainda que ínfima – da adiposidade da legislação penal, lipoaspirando sua gordura, atentando aos padrões da deusa Iustitia.

Quanto ao princípio da Legalidade e quanto ao direito comparado, vale a pena a explicação do professor Fragoso: "a legislação da América Latina, fortemente repressiva, reflete a crise generalizada com que hoje se defronta o Direito Penal e a inadequação às realidades nacionais. O fenômeno da criminalidade, nesta parte do mundo, está intimamente relacionada com as condições de uma estrutura social opressiva, profundamente injusta e desigual. O legislador ingenuamente pretende resolver com o instrumental punitivo, problemas sociais, como se pode exemplificar tão bem com as leis de vagos y maleantes introduzidas, com resultados desastrosos, em vários países, por inspiração da lei espanhola de 1933".

A legislação repressiva citada acima, ainda reside em países como o Chile, a Venezuela e a Bolívia. No Brasil, no entanto, os valores da pessoa humana são os mais festejados – não se falando, neste caso, da diferença entre teoria e prática, nem das penas. As leis vagas e indeterminadas estão com seus dias contados, se a técnica legislativa continuar seguindo o exemplo do Título XII do Código Penal. Viu-se que o Projeto Lei respeitou o princípio da Legalidade de forma inexorável, do que se depreendeu de sua redação.

Agora, é hora de rezar para que, a curto prazo, seja aprovado o Projeto de Lei, e, que, a longo prazo, seja reformulada a anacrônica parte especial do Código Penal. E neste ponto, quando da reforma dos crimes em espécie, é imprescindível a consciência do legislador pátrio da obediência ao modelo garantista, o único apto a realizar os anseios de um Estado Democrático de Direito.


BIBLIOGRAFIA

FERRAZ, Tércio Sampaio Júnior. Introdução ao Estudo do Direito. 2ª edição.São Paulo. Editora Atlas – 1994.

FRAGOSO, Heleno Cláudio. Lições de Direito Penal. 16ª edição. Rio de Janeiro. Editora Forense – 2003.

BOBBIO, Noberto. Igualdade e Liberdade. 3ª edição. Rio de Janeiro. Editora Ediouro – 1997.

REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 19ª edição. São Paulo. Editora Saraiva – 1999.

DINIZ, Maria Helena. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. 12ª edição. São Paulo. Editora Saraiva – 2000.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 3ª edição. Editora Almeidina.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de Direito Penal. 7ª edição. Editora Saraiva: São Paulo, 2002.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão. 6ª edição. Ed. Roma: Laterza 2000.Tradutores: Ana Paula Zomer, Juarez Tavares, Fauzi Hassan Choukr, Luis Flávio Gomes. Editora Revista dos Tribunais, 2002.

www.planalto.gov.br. EM n° 00109 – MJ.

TIEDEMANN, Klaus. El nuevo Código Penal español y el espíritu codificador www.unifr.ch/derechopenal

MANTOVANI, Ferrando. Archivio Giuridico, Volume CCXIV, Fascicolo 3-4, 1994, pp.263-273.

Revista Electrónica de Ciencia Penal y Criminología. http://criminet.ugr.es/recpc/recpc_01-01.html

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Suian Alencar Sobrinho

advogada, sócia fundadora do Veras Advocacia e Consultoria, e pós-graduanda em direito tributário pelo IBET.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ALENCAR SOBRINHO, Suian. Comentários ao projeto de lei dos crimes contra o Estado Democrático de Direito:: Título XII. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 8, n. 159, 12 dez. 2003. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/4585. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos