Uma teoria da ação adequada à república democrática.

Condições do direito de ação ou requisitos para atuação do Estado-juiz?

23/01/2016 às 12:34
Leia nesta página:

Em um Estado Democrático de Direito, o cidadão possui poder e o Estado possui apenas funções. Propõe-se a construção de uma teria da ação adequada a esse contexto abstrato.

Há controvérsias, nas quais não mergulharemos, acerca da natureza jurídica da ação como um poder ou um direito da pessoa. Não nos furtaremos, contudo, a assumir posicionamento, e parece-nos ser a ação um direito – subjetivo (e não potestativo, eis que envolve contraprestação estatal) e incondicionado – à prestação jurisdicional adequada. Defende-se uma posição que segue, em grande parte, aquela defendida por Moacyr Amaral dos Santos1:

"A ação, em suma, é um direito subjetivo público, distinto do direito subjetivo privado invocado, ao qual não pressupõe necessariamente, e, pois, neste sentido, abstrato; genérico, porque não varia, é sempre o mesmo; tem por sujeito passivo o Estado, do qual visa a prestação jurisdicional num caso concreto. É o direito de pedir ao Estado a prestação de sua atividade jurisdicional num caso concreto. Ou, simplesmente, o direito de invocar o exercício da função jurisdicional."

Acerca da qualidade do direito de ação como incondicionado, o vemos dessa forma sem pretender lançar crítica direta ou traço de desrespeito à genial Teoria Eclética de Enrico Tulio Liebman. Não se sugere, tampouco, a mera adoção da Teoria Abstrata da Ação.

Apenas se enxergaria a tese de Liebman sob prisma diverso. Isso porque, coerente com o que estamos a dissertar, o direito de acesso ao Judiciário não se pode condicionar jamais.

O que se exporá a seguir nada mais é que uma tentativa de releitura da ideia de Liebman após filtragem Constitucional.

Não haveria, em nosso ver, exatas condições para o exercício do direito de ação ou mesmo “condições para seu legítimo exercício”, como citam alguns autores de indubitável qualidade. Em nossa ótica, o próprio vocábulo “condição” não é o mais adequado à hipótese, na esteira do que escreve o notável processualista Alexandre Freitas Câmara2, que adota a Teoria Abstrata:

"Não se mostra adequada a utilização da designação ‘condições’, uma vez que não se está aqui diante de evento futuro e incerto a que se subordina a eficácia de um ato jurídico, sendo por esta razão preferível falar em requisitos."

Feito o ajuste vocabular, a ideia central não varia: o que se submete a requisitos não é o direito da pessoa a buscar Jurisdição, mas a atividade exercida pelo Judiciário.

Nesse sentido, pois, não haveria de se falar condições para o exercício do direito de ação. Haveria, deveras, requisitos (genéricos e específicos), que devem estar presentes a fim de que o Judiciário possa emitir um provimento definitivo (na acepção contrária a “terminativo” – quando se verifica extinção do feito sem análise ou prática de mérito).

Propõe-se, a partir dessa explanação, uma Teoria da Ação segundo a qual o que se submete a requisitos não é o exercício do direito pelo jurisdicionado, mas o exercício da função jurisdicional pelo Estado-Juiz.

Isso porque, em linha muito simplificada, o jurisdicionado é titular de Poder, enquanto o Estado e seus servidores, nessa qualidade, são titulares apenas de funções, essas sim a dever obediência a requisitos.

Adotada essa teoria, o direito de ação é completamente autônomo, não se condicionando a qualquer fator. Vinculada, no que diz com a emissão de provimento de mérito ou não, passa a ser a atividade exercida pelo Estado-Juiz, quando da análise da lide.

1 SANTOS, Moacyr Amaral dos. Primeiras Linhas de Direito Processual Civil, 1º volume, 21ª edição. Editora Saraiva, São Paulo, 1999, p. 159.

2 CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito Processual Civil, volume I, 16ª edição. Editora Lumen Iuris, Rio de Janeiro, 2007, p. 128.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Guilherme Costa

Advogado de Direito Tributário da Petrobras Distribuidora S.A.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Elaborado como parte de Artigo de conclusão de Pós-Graduação.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos