Como melhorar a concentração e motivação no trabalho? Já pensou em um hobby?

27/01/2016 às 12:46
Leia nesta página:

Desenvolver e se dedicar a um hobby pode retirar você da estagnação e abrir novas oportunidades.

Com certeza em seu trabalho não é raro aquele indesejado e constante bloqueio mental, principalmente nas profissões e atividades que exigem grande atividade mental, é certo que em algum momento o foco se perde. Se isso já não fosse ruim o suficiente, não é incomum a completa falta de motivação para o trabalho, a falta de imaginação para solução de problemas, o raciocínio lento e a improdutividade total.

Esse cenário lhe pareceu familiar? Se isso aconteceu ou acontece com você, sabe que a situação por vezes nos chama ao desespero, já que produtividade é a palavra de ordem em qualquer empresa, ainda mais em tempos de crise como o atual.

Então lhe pergunto: já pensou em desenvolver um hobby?

Se você nunca pensou nisso com seriedade é hora de se dedicar a um.

Por que arrumar um hobby? Já tenho muita coisa com o que me preocupar! É a desculpa que a maioria sustenta, mas os benefícios de se dedicar a um hobby são inegáveis.

Seja qual for o hobby que você escolha desenvolver, todos possuem alguns pontos em comum e que de algum modo irão interferir positivamente em suas habilidades e competências no trabalho.

Rotina? Sim obrigado!

Pode parecer estranho, mas ao desenvolvermos um hobby nos dedicamos seriamente a ele, e antes que percebamos, já criamos uma rotina para o desenvolvimento do hobby. Acha que não? Quem não possui como certo o horário de uma corrida? Quem não considera sagrado o horário de se dedicar ao estudo do seu violão? Regar e podar suas plantas?

O tempo e o esforço gastos nestas atividades rotineiras irão gradativamente condicionar seu cérebro a focar em atividades por mais tempo, melhorando sua habilidade de trabalhar focado por um tempo maior do que antes.

Prazer e bem estar.

Tão óbvio, mas tão esquecido por todos. Necessitamos de atividades que nos causem prazer e bem estar, e nesse ponto, quem se dedica a um hobby por obrigação? Só nos dedicamos a um hobby que necessariamente nos traga prazer e bem estar. No que isso te ajuda no trabalho? O humor sadio trazido pelas práticas do hobby deixarão você mais leve, e por consequência o ambiente a seu redor tende ficar mais leve e bem humorado (lembre-se que mudar ambientes depende muito de suas atitudes), não preciso nem listar os benefícios de um bom humor na sua vida.

Eu te desafio!

O hobby traz consigo o desafio do novo, de aprender algo novo, de se dedicar para superar uma determinada fase de seu hobby. Por exemplo: é necessário muita dedicação para correr, mas o desafio de concluir uma prova de 10 km é ainda maior. O desafio de conseguir tocar aquela música no seu instrumento preferido. Essa busca pela superação do desafio é a essência do mundo corporativo, quanto mais cedo se habituar, você sai na frente.

Dedicação, a chave da conquista!

Nosso hobby de uma forma sadia nos rouba o tempo, leva nossa dedicação mais profunda. Quando gostamos de nosso hobby realmente nos dedicamos a ele. Nos entregamos e mergulhamos de cabeça. Se envolve, aprende tudo o que pode sobre o tema vive seu hobby com intensidade. Se já chegou nesse nível com o seu hobby, apenas uma pequena parte dessa dedicação em seu trabalho e com certeza sua produtividade aumenta vertiginosamente, não é promessa minha não, é fato!

Ah, os relacionamentos!

Pessoalmente considero esse um dos pontos mais interessante de se desenvolver um hobby: conhecer pessoas! Quando desenvolvemos um hobby, nos envolvemos com um universo próprio que cedo ou tarde nos colocará em contato com pessoas dos mais variados tipos, com os mais variados modos de pensar e agir, tendo como único ponto em comum o gosto pelo mesmo hobby. Conversar, conhecer, tolerar diferenças, desenvolver contatos pelo puro interesse (afinal só se conhecem em função do e para o hobby), são competência interpessoais essenciais para quem deseja se destacar no seu trabalho. Alguém duvida?

Existem outros pontos positivos que a prática de um hobby pode trazer para seu trabalho? Claro que sim. Mas te convido a se dedicar a um hobby, e depois volte aqui para nos contar!

Até a próxima!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Gonçalves da Silva

Advogado Previdenciário.Especialista em Docência no Ensino Superior.Colunista do Portal Educação e da Jus Navigandi

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos