A relação entre o imediatismo penal e o Direito Penal do Inimigo

29/01/2016 às 09:37
Leia nesta página:

O chamado Direito Penal do Inimigo foi desenvolvido pelo alemão Gunter Jakobs durante a década de 1990.

O chamado Direito Penal do Inimigo foi desenvolvido pelo alemão Gunther Jakobs durante a década de 1990. Tal teoria defende a distinção entre pessoas, de um lado são tratados os cidadãos, devidamente protegidos com a aplicação de garantias e direitos fundamentais inerentes ao ser humano; e do outro lado são tratados os inimigos do Estado, com a aplicação de um direito penal máximo, sem o viés garantista, justificando-se esse tratamento como forma de resposta ao inimigo que praticou uma conduta contra o Estado e sua norma.

Indubitavelmente, a forma de tratamento destinada ao inimigo compreendida na teoria de Jakobs, encontra amparo no pensamento filosófico da aplicação do Direito Penal Máximo. Rosseau e Fichte, em seus pensamentos tratavam como inimigos aqueles que transgrediam a norma do Estado; Hobbes falava em travar guerra contra os “maus cidadãos”; Locke considerava inimigos aqueles que violavam as regras mínimas do bom senso. Nitidamente  o pensamento filosófico do contratualismo norteou o pensamento humano na direção de suprimir as garantias do delinquente, ou em outras palavras, garantias do inimigo do Estado e da sociedade.

Toda a problemática em questão reside na cultura do imediatismo penal, é inadmissível imaginar que o inimigo do Estado que praticou ato gravoso contra a ordem social já não cumpra imediatamente a pena após sua prisão. Um exemplo dessa afirmação é um vídeo publicado no Facebook, onde um representante da polícia expressa a sua indignação pessoal contra a soltura de um preso em audiência de custódia, certificando, desse modo, o velho ditado dos programas sensacionalistas: “Não adianta a policia prender, pois o judiciário solta”.

Evidencia-se na atualidade, a estrita relação entre o imediatismo penal e o Direito Penal do Inimigo, onde a sociedade punitivista e sendo utilizada como massa de manobra de programas policialescos, não admite que o preso seja processado sob a legalidade do devido processo, passando pelo crivo garantista das audiências de custódia, tendo as garantias estatais asseguradas, ou que simplesmente sua dignidade seja preservada. O desejo social de fato não é de justiça, mas sim, de uma espécie de vingança institucionalizada. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Leonardo Martins Felix

Advogado, Sócio-Fundador do Almeida, Barbosa & Felix Advocacia.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Toda a problemática em questão reside na cultura do imediatismo penal.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos