Capa da publicação Na ausência do Vice-Presidente, quem assume o cargo?
Capa: Wilton Júnior/AE

Na ausência do Vice-Presidente, quem assume o cargo?

11/02/2016 às 11:36
Leia nesta página:

Em caso de vacância do cargo de Presidente e Vice-Presidente da República, conheça qual é a linha sucessória presidencial no Brasil.

Em caso de ausência do Presidente, cabe ao Vice-Presidente assumir seu lugar como chefe de Estado. Caso também não exista possibilidade do Vice assumir a presidência, o cargo é assumido pelo Presidente da Câmara dos Deputados – no caso, a Casa Legislativa Federal que representa o Povo.

No caso de uma nova impossibilidade, o cargo é assumido pelo presidente da Casa Legislativa que representa os Estados e o Distrito Federal, ou seja, o Senado. Por último, caso nenhum dos quatro primeiros na linha do poder estejam aptos a assumir, o cargo ficará com o Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Em suma, a linha sucessória presidencial, segundo o art. 80 da Constituição Federal, é esta: Vice-Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal e Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Vale ressaltar que, em caso de impeachment, o Vice-presidente assumirá o cargo. Mas, caso ele também passe pelo processo de impeachment e este ocorra antes da primeira metade do mandato presidencial, o novo mandatário será escolhido pelo Poder Legislativo. 


Confira também o tópico no Jus Dúvidas:

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos