A proteção jurídica das minorias em face do multiculturalismo

Leia nesta página:

Neste artigo pretendemos definir e contextualizar a noção de multiculturalismo, explanar o seu conceito e expor as medidas legais e programas políticos utilizados para permitir a sua implementação.

Introdução: As minorias tendem à segregação em um mundo globalizado, ao contrário do que prega a propaganda capitalista, a união global proporcionada pelo desenvolvimento da técnica e da informática não promoveu a identidade e cultura dos diversos povos, apenas as mercantilizou, quando não as suprimiu. O multiculturalismo reforça a necessidade de reconhecimento e proteção efetiva destas culturas singulares, que se efetiva em parte pela atuação estatal.

Concebendo o termo minorias: Historicamente, apenas no início da idade moderna as pessoas começaram a se importar com a necessidade de tutela das minorias, entre os documentos confeccionados à época e que apresentam tal teor protecionista, temos a Paz de Westfália, que permitiu um consenso e respeito entre as igrejas católicas e protestantes.

Nota-se um prelúdio à tutela das minorias, apesar de a anteriormente supracitada ter cunho eminentemente religioso. Porém há motivos mais subjacentes à obvia conciliação religiosa. No geral, as minorias que foram inicialmente privilegiadas com os auspiciosos tratados eram minorias influentes, e como perceberemos ao longo deste artigo, não se enquadrariam nas concepções modernas deste conceito.

Já no período das grandes navegações, o desabrochar do comércio permitiu o florescimento da burguesia, que, dotada de poder econômico, passa a influir na legislação dos seus respectivos países, ditando um crescente não intervencionismo e posterior liberalismo econômico.

Apenas com o advento da Conferência da Paz (Paris 1919), é que as legítimas minorias foram inseridas na agenda estatal, quando esta taxativamente recomendava a proteção das minorias.

Resta conceituarmos tal minoria, uma vez que não apenas um critério quantitativo ou objetivo contribui para a formação de tal realidade, sendo este, inclusive de somenos importância.

REMILLARD concebe fatores de ordem subjetiva associados a critérios objetivos envolvidos na noção de uma minoria, como a reunião de um conjunto de pessoas com características diversas do resto da população, podendo tais exteriorizações ser de ordem religiosa, étnica ou social, bem como a reduzida porcentagem desta mesma população vinculada à posição subjugada frente a outro grupo tido por dominante, os elementos anteriormente citados devem ser entendidos como objetivos.

Porém, o aspecto subjetivo de tais grupos é o que prevalece, que vem a ser o intuito de manter sua cultura e suas especificidades.

Ocorre de eventualmente um grupo ser tachado de minoria, mesmo diante de sua prevalência ante o resto da população, como no caso do Aparthaid, política de segregação adotada entre os anos de 1948 e 1994 na África do Sul. Mas, sendo justificada esta atribuição ante o espírito de conservação de seus costumes e cultura, bem como, e principalmente diante de sua opressão.

Perante incontentável percepção de minorias nos mais diversos locais do mundo, inevitável conceber e desenvolver uma perspectiva que foque e prime pelo reconhecimento e proteção das mesmas. Para tanto, o multiculturalismo prega a tolerância e introdução das minorias em níveis políticos, institucionalizados por meio de seus próprios representantes na declaração e defesa de seus direitos, além dos sociais.

Importante denunciar que a visão multiculturalista não é bem quista aos olhos dos grupos abastados e privilegiados das sociedades reinantes, uma vez que reflete a necessidade de concessões e perda de prerrogativas. Prerrogativas estas que nada mais são do que fruto de uma exploração desmedida e de uma política que prima a exclusão.

Tal postura aproxima as castas beneficiadas pelo secular sistema de segregação de uma postura monoculturalista, que, essencialmente, visa justificar o poderio destas parcelas perante as demais.

Sua argumentação basilar reúne, conforme Semprini (1999, p. 95): uma teoria essencialista da realidade, por meio da qual a ocorrência de minorias em todas as sociedades seria algo desentrelaçável da trama histórica e que inelutavelmente ela existirá, inobstante os esforços das nações em reprimir este estado e promover estes povos. A esta se adiciona o escopo universalista, que basicamente prega a impossibilidade de valores distantes dos atualmente reinantes, e que estes se construíram historicamente e que estão se conduzindo de forma acertada.

Por fim, propagam um mérito objetivo, no qual os diversos povos que contribuíram para a formação de um país, por exemplo, não são elencados ou citados na sua própria história, não são considerados nas suas imensas contribuições.

Lançadas as definições necessárias, e captadas as conexões estreitas entre as minorias e sua expressão cultural, reputa-se ao Estado a proteção destas minorias, uma vez que os direitos culturais representam uma faceta dos direitos fundamentais.

Tal tutela perpassa por ações afirmativas e de promoção e valorização da cultura postergada.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Letícia Pereira Tavares

Aluna graduanda em Direito pela FAP-Ce

Tibério Sampaio Rufino

Aluno graduando em Direito pela FAP - Faculdade Paraíso do Ceará

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos