A nova sistemática da pensão por morte ao cônjuge:

Violação à dignidade humana e retrocesso social

Exibindo página 4 de 4
Leia nesta página:

CONCLUSÕES

Como visto, trata-se a pensão por morte de benefício destinado a garantir ao dependente do segurado a manutenção da condição que lhe era proporcionada pelo mesmo, em decorrência de seu labor, ou do recebimento de algum benefício preexistente à morte.

Com a conversão da MPV nº 664, profundas alterações foram inseridas em nosso ordenamento no tocante ao benefício em comento, como a criação de termo ad quem para o percebimento das prestações, pelo cônjuge, acabando com a pensão por morte vitalícia.

Ocorre que nosso ordenamento é eminentemente garantista, sendo que deste primado decorre o fato de que um dos pilares de nosso Estado seja a dignidade da pessoa humana, prevista no art. 1º, III da CRFB, que garante ao cidadão que o Estado promova por si e seus órgãos a implementação dos direitos sociais previstos na Constituição – nos quais a seguridade e, por consequência, a previdência, estão inseridas.

Dentro de uma teoria absoluta do conteúdo essencial, compreende-se que não há nenhum elemento que justifique a intervenção estatal no núcleo essencial de garantias ao homem; não havendo, assim, o que justifique o cerceamento das garantias previdenciárias até então conquistadas. Outrossim, não se pode olvidar que a previdência é balizada pelo princípio da solidariedade, nos termos da CRFB, art. 3º, I, que garante de forma clara ao cidadão, quando este mais necessita, o acesso aos direitos previdenciários então existentes.

Nesta senda, temos como regra intransponível em nosso ordenamento, mormente quanto aos direitos sociais, a proibição do retrocesso, que impede que os direitos previdenciários que já foram conquistados durante a evolução social do tema, sejam restritos ou extirpados do ordenamento.

Assim sendo, conclui-se que a lei que se originou da MPV é inconstitucional, por violação expressa aos princípios da dignidade da pessoa humana (CRFB, art. 1º, III), ao princípio da solidariedade (CRFB, art. 3º, I), ao princípio da igualdade (CRFB, art. 5º, caput), bem como viola os preceitos insculpidos nos arts. 194 e 201 da CRFB.

Inequivocamente, muitas discussões ainda serão travadas em torno da presente matéria, que demandará algum tempo para adquirir a estabilidade necessária a fim de que os próprios operadores do direito tenham condições de adequar sua atuação à norma.

Certamente, tal discussão será em breve travada na Suprema Corte, o que trará segurança jurídica à matéria. Muito deve ser observado, com a promulgação do novo CPC, merece destaque pelo fato da criação do sistema de precedentes judiciais que busca estabelecer tal segurança jurídica.

Prima facie, a melhor opção a ser adotada neste momento, é orientar os jurisdicionados, principalmente aqueles que já se encontram com uma idade mais elevada e que estarão desamparados na velhice por atingir o termo ad quem do benefício, a filiarem-se ao regime, vertendo contribuições ao mesmo; pois, dentro do prazo de quinze ou vinte anos, passarão a ter a qualidade de segurados, com direito a gozar do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição.


REFERÊNCIAS

ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Trad. Ernesto Garzón Valadés. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1993.

AMADO, Frederico. Direito e processo previdenciário sistematizado. Salvador: Jus Podivm, 2012.

DIMOULIS, Dimitri; MARTINS, Leonardo. Teoria geral dos direitos fundamentais. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2014.

GOES, Hugo Medeiros de. Manual de direito previdenciário. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ferreira, 2011.

KERTZMAN, Ivan. Curso prático de direito previdenciário. 12. ed. Bahia: Ed. Jus Podivm, 2015.

PANCOTTI, Luiz Gustavo Boiam Pancotti. Conflitos de Princípios Constitucionais na tutela de benefícios previdenciários. São Paulo: LTr. 2009.

_________. A estrutura da norma jurídica previdenciária. Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3469, 30 dez. 2012. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/23348>. 

PASTOR, José Manuel Almansa. Derecho de la Seguridad Social, Volume I – Introduccion. Sujetos protegidos y de gestión. Contingencias protegidas. Afliación, cotización y protección. 2ª Edición. Editora Tecnos: Madri

RAMALHO, Marcos de Queiroz. A pensão por morte no regime geral de previdência social. 2ª Edição. São Paulo: LTr, 2010.

TAVEIRA, Christiano de Oliveira; MARÇAL, Thaís Boia. Proibição do retrocesso social e orçamento: em busca de uma relação harmônica. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, v. 264, p. 161-186, set/dez 2013.


Notas

[3] Antes da Lei 11.143/15 a redação previa o prazo de 30 dias, dada pela redação da Lei 9.032/95. A redação originária da Lei 8.213/91 tinha sempre como termo inicial do benefício a data do óbito, independentemente do momento da DER.

[4] Crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados, são julgados pelo Tribunal do Júri, em qualquer de suas modalidades: direto, alternativo e eventual.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Luiz Pancotti

Advogado em Araçatuba (SP). Consultor jurídico. Professor de Direito das Relações Sociais da UNIMEP. Especialista em Direito Processual – PUC/SP. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos – UNIMES/SANTOS. Doutorando em Direito Previdenciário na PUC/SP.

Thiago Medeiros Caron

Pós-graduando (latu sensu) em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Univem, pós-graduado (latu sensu) em Obrigações, Contratos e Mecanismos Processuais pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA, Unidade de Ensino Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, em parceria com a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus de Franca-SP, pós-graduado (latu sensu) em penal e processo penal pela UEL – Londrina/PR, graduado em Direito pela UNIP – Campus Assis/SP, Conselheiro de Direitos e Prerrogativas da 11º Região da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos