Honorários advocatícios x pagamento parcelado da dívida: como fica

23/02/2016 às 17:45
Leia nesta página:

Como ficam os honorários advocatícios em caso de pagamento parcelado da dívida.

No CPC/73 os artigos 652-A e 745-A, eram claros, mas alguns advogados dos Executados sempre queriam dar um jeito, logo que entrou em vigor a Lei  11.382/2006, de reduzir os honorários em qualquer hipótese, seja no prazo da citação ou no prazo dos embargos.

Os Executados, através de seus advogados quando se deparavam com a execução e deixavam transcorrer o prazo de 03 dias... pretendiam utilizar o pagamento parcelado em 06 vezes, depositando 30%, dentro do prazo de embargos, mas com a redução dos honorários fixados para metade de que trata o parágrafo único do art. 652-A CPC/73.

Veja comentários de doutrina sobre o CPC/73, a respeito do tema.

 Em sua monumental obra, THEOTÔNIO NEGRAO e JOSE R. F. GOUVEA explicam a questão do pagamento parcelado do art. 745-A, CPC:

“Para efeito do depósito de 30%, deve ser considerado o valor total dos honorários estipulados pelo juiz. O beneficio da redução pela metade somente tem lugar quando há pagamento integral e no prazo de 3 dias (art. 652-A § ún.), o que não ocorre quando o executado lança mão do art. 745-A” (CODIGO DE PROCESSO CIVIL e leg. Em vigor, 42ª. Ed, Saraiva, 2010, nota 3 ao art. 745-A, p. 856)

Assim nos ensina o Desembargador, ARAKEN DE ASSSIS, ao comentar o assunto :

“Não há redução no valor desses honorários. O art. 652-A, parágrafo único, é expresso no sentido de que a redução pela metade do valor fixado só ocorrerá no caso de integral pagamento no prazo de 3 (três) dias.”  (MANUAL DO PROCESSO DE EXECUÇÃO, 11ª.  ed., RT, 2007, p. 469)

No mesmo sentido o processualista CÁSSIO SCARPINELLA BUENO:

“Com relação a esta verba, não há como aplicar, para o art. 745-A, a redução da verba honorária prevista no parágrafo único do art. 652-A, mesmo que os 30% acima referidos sejam depositados nos três dias que se seguiram à citação do executado. Isso porque a redução lá autorizada depende de integral pagamento  do crédito reclamado pelo exeqüente, o que não é a hipótese aqui discutida.” (in Araken Assis, ob. Cit. nota 10, p. 548.)

LUIZ GUILHERME MARINONI e SERGIO CRUZ ARENHART:

“Como já anunciado, prevê a lei, em caso de imediato pagamento da divida exigida, haverá a redução, pela metade, do valor dos honorários inicialmente arbitrados (art. 652-A, parágrafo único, do CPC). A função do preceito é evidente: presta-se como sanção premiativa, estimulando o devedor a não litigar e a pagar espontânea e imediatamente o crédito demandado. Por esta razão, os honorários apenas podem ser reduzidos pela metade com a quitação imediata e integral da dívida (somada aos acessórios e às despesas processuais)”. (CURSO DE PROCESSO CIVIL, EXECUÇAO, vol. 3, 2ª.  ed., RT, 2008, p. 448)

Igualmente o famoso HUMBERTO THEODORO JÚNIOR:

"O arbitramento feito pelo juiz para figurar na citação executiva prevê o desenvolvimento normal do processo até a expropriação dos bens penhorados e a satisfação do direito do exeqüente.

Por isso, quando o pagamento se dá de imediato, ou seja, dentro dos três dias que se seguem à citação, a lei concede ao executado o benefício da redução da verba advocatícia para a metade da que fora arbitrada no deferimento da petição inicial (parágrafo único do art. 652-A). A vantagem legal somente se aplica ao pagamento integral dentro do referido prazo. Se o depósito for de importância inferior à quantia realmente devida (principal corrigido, juros e custas e 50% dos honorários), não terá cabimento a aludida redução. Mesmo que posteriormente o executado complete a soma devida, perderá direito à redução dos honorários, se a complementação se der além dos três dias previstos no parágrafo 'sub examine'." (A REFORMA DA EXECU&Ccedi l;ÃO DO TÍTULO EXTRAJUDICIAL, Forense, 2007. p. 66)

Na época esclarecedor foi a decisão do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIÁS, leading case nacional da internet (eu mesmo tinha pesquisado o tema, e só encontrei no TJ-GO):

AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO. PARCELAMENTO DO DÉBITO. PRESSUPOSTOS. HONORÁRIOS. REDUÇÃO INCOMPORTÁVEL. I. O DIREITO DE PARCELAMENTO DO DÉBITO, MEDIANTE O DEPÓSITO PRECONIZADO NO ART. 745-A, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, É ESPÉCIE DE FAVOR LEGAL CONFERIDO AO EXECUTADO, CUJO DEFERIMENTO SUJEITA-SE AOS SEGUINTES PRESSUPOSTOS: A) DEPÓSITO, NO PRAZO PARA EMBARGOS, DE NO MÍNIMO TRINTA POR CENTO (30%) DO VALOR DO DÉBITO, INCLUSIVE CUSTAS E HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS, E PROPOSTA DETALHADA DO PARCELAMENTO DO RESTANTE DA DÍVIDA, EM ATÉ SEIS PRESTAÇÕES, ACRESCIDAS DE CORREÇÃO MONETÁRIA E JUROS DE 1% AO MÊS, A SEREM ADIMPLIDAS MENSALMENTE; B) MANIFESTAÇÃO DO EXEQUENTE, EM RESPEITO AO CONTRADITÓRIO; E C) N&Atild e;O OPOSIÇÃO DE EMBARGOS À EXECUÇÃO. II. O VALOR DOS HONORÁRIOS A SER DEPOSITADO CORRESPONDE À QUANTIA INTEGRAL ARBITRADA INICIALMENTE PELO MAGISTRADO NA EXECUÇÃO, SENDO INAPLICÁVEL À HIPÓTESE A REDUÇÃO PREVISTA PARA O PAGAMENTO INTEGRAL DA DÍVIDA (CPC, PARÁGRAFO ÚNICO, DO ART. 652-A). AGRAVO DE INSTRUMENTO CONHECIDO E DESPROVIDO. (Ag. Instr. 27166-35.2010.8.09.0000, Proc. 201090271662, acórdão 5ª. CC, rel. Alan S. Sena Conceição,  Goiânia, in DJ 30/06/2010 - www.tjgo.jus.br, acesso em 08/09/2010, as 15h58)

Assim dispõe o Novo CPC – Lei 13.105/2015:

Art. 827.  Ao despachar a inicial, o juiz fixará, de plano, os honorários advocatícios de dez por cento, a serem pagos pelo executado.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

§ 1o No caso de integral pagamento no prazo de 3 (três) dias, o valor dos honorários advocatícios será reduzido pela metade.

§ 2o O valor dos honorários poderá ser elevado até vinte por cento, quando rejeitados os embargos à execução, podendo a majoração, caso não opostos os embargos, ocorrer ao final do procedimento executivo, levando-se em conta o trabalho realizado pelo advogado do exequente.

Art. 916.  No prazo para embargos, reconhecendo o crédito do exequente e comprovando o depósito de trinta por cento do valor em execução, acrescido de custas e de honorários de advogado, o executado poderá requerer que lhe seja permitido pagar o restante em até 6 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e de juros de um por cento ao mês.

§ 1o O exequente será intimado para manifestar-se sobre o preenchimento dos pressupostos do caput, e o juiz decidirá o requerimento em 5 (cinco) dias.

§ 2o Enquanto não apreciado o requerimento, o executado terá de depositar as parcelas vincendas, facultado ao exequente seu levantamento.

§ 3o Deferida a proposta, o exequente levantará a quantia depositada, e serão suspensos os atos executivos.

§ 4o Indeferida a proposta, seguir-se-ão os atos executivos, mantido o depósito, que será convertido em penhora.

§ 5o O não pagamento de qualquer das prestações acarretará cumulativamente:

I - o vencimento das prestações subsequentes e o prosseguimento do processo, com o imediato reinício dos atos executivos;

II - a imposição ao executado de multa de dez por cento sobre o valor das prestações não pagas.

§ 6o A opção pelo parcelamento de que trata este artigo importa renúncia ao direito de opor embargos

§ 7o O disposto neste artigo não se aplica ao cumprimento da sentença.

Os artigos 827 e 916 acima, guardam  alguma similitude com o art. 652-A e 745-A do CPC/73, mas claro sim que a redação do Novo CPC é mais moderna, contém detalhes e melhorias que o anterior não tinha.

Igualmente o Novo CPC no seu art. 827, §1º, permite a redução pela metade dos honorários, mas dentro do prazo de 03 dias, e claro pagamento integral do debito devidamente atualizado, com as custas processuais e honorários.

Mas se no prazo de embargos (15 dias), art. 916 , pretender o Executado  parcelar mas com redução dos honorários advocatícios, isto é impossível.

Dois  motivos impedem a aplicação da redução de honorários advocatícios do §1º do art. 827. A um, porque a redução aplica-se para o executado citado e dentro do prazo de 03 dias e o art. 916 menciona o prazo de 15 dias. A Dois, porque o §1 º do art. 827 fala em pagamento integral e o art. 916, menciona pagamento parcelado e deposito de 30%.

Por isso, entendo necessário estas considerações  como forma de orientar a classe jurídica pra não deturpar a nova lei

Esclarecedor é o  §7º do art. 916 que não permite parcelamento no caso de cumprimento de sentença (art. 513 e seguintes).

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fausto Trentini

Formado pela UEM - Universidade Estadual de Maringá/PR em 1988. Desde então militando na advocacia. Ex- Procurador Jurídico do Município de Paranavaí-PR. Ex-Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa-PR. Ex-Secretário da OAB, Subseção Paranavaí-PR. <br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos