Novo decreto presidencial facilita a burocracia para advogados brasileiros atuarem na Europa

03/03/2016 às 10:01
Leia nesta página:

Com a simplificação do procedimento de legalização documental, reduziu em muito a burocracia, tempo e custo, para os advogados que querem se inscrever na OA Portugueses, via protocolo com OAB.

Mediante o Decreto Nº 8.660, de 29 de janeiro de 2016, o Brasil recupera o atraso de cinquenta e cinco anos, ratificando a Convenção sobre a eliminação da exigência de legalização de documentos públicos estrangeiros, mediante um procedimento de simplificação, nominada de Apostila de Haia.

Com essa ratificação os procedimentos legais foram simplificados extremamente, o que facilitará aos advogados brasileiros que pretendem disponibilizar seus serviços a mais vinte e sete nações, credenciando seu escritório e habilitando na análise de todo tipo de serviços afeito à advocacia por fazê-lo, bastando para isso proceder à inscrição na AO Portugueses.

Com as exportações crescendo em razão da desvalorização da moeda brasileira, as transações comerciais se ampliam e com ela toda gama de situações. Conforme, Barros (2016 apud REIS, 2013), “a Europa, queiramos ou não, continua a ser o maior mercado do Mundo e o espaço onde, […] se construiu a maior área de liberdade, segurança e justiça, em todo o planeta”[1].

Até a Resolução do Conselho Nacional de Justiça que deverá ser publicado no mês de agosto do presente ano, o tramite ainda continua sendo da legalização em três etapas: Cartorial, serviço consular brasileiro e serviço consular estrangeiro.

Com a nova sistemática, toda documentação pública como certidões de nascimento, casamento, processo de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil entre outros, passarão por singelo apostilamento, barateando os custos e agilizando todo o processo.

Foi um passo importante que muito contribuirá para o crescimento das atividades econômicas em geral e maior democratização para o exercício profissional dos advogados brasileiros, que para aturem no espaço europeu, em regra, não necessitam de proceder a alguma forma de exame de ordem.


[1]Reis, M. (2013). MRA News Letter, Apud. Barros, J.E.P. & Barros, J.M.P. (2016). Advogar na Europa: Protocolo da OAB e OA de Portugal: Manual de Inscrição Para brasileiros na Ordem dos Advogados de Portugal. ASIN: B01CGTTSPK. Lisboa: Amazon Digital Services LLC. 1ª Edição, p.2.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
João Ernesto Paes de Barros

Professor Mestre, doutorando na Universidade de Lisboa, advogado em Portugal e no Brasil, porfessor de Direito das Obrigações, Contratos e Responsabilidade Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Publicizar aos advogados em geral a possibilidade de ampliação de atuação numa das mais fortes economias mundiais, numa época em que o Brasil, padece de melhores condições econômicas.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos