A reforma do Estado:uma crítica duas décadas depois

09/03/2016 às 11:31
Leia nesta página:

Crítica à teoria da reformado Estado, que no Brasil implantou um verdadeiro "Neoliberalismo às avessas" nos anos 90.Também se critica especialmente a criação das "Organizações Sociais".

Uma das questões mais polêmicas do Direito Constitucional-Administrativo (se hoje não o é, ao menos nos anos 90 o foi) é aquela das funções do Estado – se existem, e quais seriam, em existindo.

Desde o fim do século XVIII, começaram a surgir os Estados Constitucionais modernos, e estes foram idealizados com objetivos específicos, em especial o de garantir a liberdade de seus cidadãos. Garantir o direito à liberdade civil e política, à propriedade, à liberdade religiosa, etc., e manter a Ordem constitucional – de onde vem a função jurisdicional e de segurança pública. Ou seja, o papel daqueles primeiros Estados Constitucionais se resumia a algumas obrigações negativas – não intervir nos direitos e nas liberdades dos cidadãos – e em apenas uma obrigação positiva – estabelecer a ordem social, a segurança interna, algo que os cidadãos não poderiam fazer por si mesmos sem que sobreviesse o caos.

O Estado Constitucional adquiriu novas dimensões funcionais, com o fenômeno do Estado Social, de Bem Estar Social, no qual o Estado passou a ser considerado também um instrumento de transformação social, adquirindo mais obrigações constitucionais positivas. Exemplo dessas obrigações é a promoção de certos serviços, oferecendo certas atividades que beneficiarão a todos, mas sobretudo os desvalidos – saúde e educação, basicamente.

Pode-se então falar em uma primeira obrigação positiva do Estado – a segurança interna, civil – e a promoção do bem estar social como uma segunda obrigação a ser definida, in casu, em cada Constituição positiva. Um Estado pode ser constitucionalmente obrigado a oferecer serviços de saúde, mas não de educação, ou vice-versa, ou oferecer ambos os serviços. E mais – o Estado ainda pode deter para si não só a obrigação de realizar tais serviços, como pode optar por proibir, permitir ou limitar a atuação dos particulares nesses serviços.

Parece que mais aulas de História e Ciência Constitucional precisavam aqueles que aparentemente tentaram aplicar as teorias de “reforma do Estado” no Brasil na época em que em outros países esteve em voga o Estado Neoliberal – sucessor do Estado Liberal (quando das primeiras Constituições) e do Estado Social (do início do Século XIX).  O que tais teóricos aqui fizeram foi implantar um “Neoliberalismo às avessas”.

O Estado Neoliberal difere do Estado Social – seu antecessor imediato – em dois pontos essenciais – o Neoliberalismo advoga pela privatização e desregulamentação, com o fim de reduzir o tamanho do Estado. Segundo a teoria neoliberal, essa atitude teria como consequência desonerar o contribuinte e incentivar a liberdade de mercado.

Os ideólogos da “reforma do Estado” conseguiram privatizar alguns serviços que para eles não eram “típicos” do Estado. Em sua concepção, apenas são “típicas” as seguintes funções: a diplomática, a fiscal, a procuradoria do Estado, a função militar, e a de polícia (de segurança pública). Erram, como demonstrado, porque somente a última função é serviço típico do Estado – a única função típica do Estado, que somente é indispensável que o Estado realize.

Com essa falsa perspectiva, não só privatizaram certas empresas públicas, como criaram as chamadas “Organizações Sociais”, com o fim de transferir aos particulares não só a faculdade de ofertar serviços até então oferecidos pelo Estado, mas de entregar-lhes o patrimônio (bens e verbas), os funcionários, etc., de entes públicos, para que realizem tais serviços. Pior – tais O.S.s (como ficaram conhecidas) funcionariam (pelo que diz sua lei regulamentadora) sob o regime de direito privado, mas com verbas públicas, e tendo como dirigentes alguns altos oficiais do poder público (Ministros, Secretários, etc.).

Em suma, foi criada uma “teoria” mal feita, foi levada a cabo uma reforma constitucional absolutamente desnecessária, e ineficaz aos aparentes propósitos de seus idealizadores. Tudo isso com o objetivo de dar aos governantes a chance de nomear livremente e administrar verbas públicas como coisa privada, dento das ditas O.S.s.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Renan Apolônio

Bacharelando da Faculdade de Direito do Recife (UFPE). Pesquisador de Direito Constitucional, Político e Eleitoral. Estagiário do Ministério Público de Pernambuco.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos