Reação legislativa ao trabalho do Poder Judiciário - a superação legislativa da jurisprudência sob o enfoque do controle de constitucionalidade

Leia nesta página:

Este trabalho visa analisar as razões pelas quais as decisões do Supremo Tribunal Federal em sede de controle concentrado de constitucionalidade não possuem aptidão para vincular o trabalho dos membros do Poder Legislativo.

Diz-se que a eficácia subjetiva das decisões proferidas em ações de controle concentrado de constitucionalidade processa-se “erga omnes”. No entanto, deve-se entender com temperamentos essa afirmação, até porque o art. 102, §2º, da CF/88 nos ensina que a extensão subjetiva dos efeitos alcança os órgãos do Poder Judiciário e a Administração Pública (direta e indireta). Dessa forma, uma primeira conclusão a ser extraída da interpretação literal do mencionado dispositivo constitucional é a seguinte: o Poder Legislativo não está vinculado à decisão do Supremo Tribunal Federal proferida em sede de ADI, ADO, ADC e ADPF.

Estão, pois, sujeitos à decisão proferida pelo Pretório Excelso em ações de controle concentrado de constitucionalidade: a) os particulares; b) a Administração Pública em geral; e c) os órgãos do Poder Judiciário[1].

Como dito acima, o Poder Legislativo não é alcançado pela decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em julgamento de ação de controle concentrado. Isso porque o Poder Judiciário (em especial, o STF) não detêm exclusividade na árdua e diuturna tarefa de “realizar” a Constituição, missão esta que incumbe aos três Poderes republicanos. Pode-se dizer, aqui, que a tarefa de interpretar e aplicar corretamente a Constituição incumbe ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário, e deve haver entre eles uma cooperação dialógica na realização dos valores constitucionais.

Partindo dessa premissa, fica superada antiga parêmia segundo a qual “o Supremo tem o direito de errar por último”. Na verdade, quando se trata de materializar os valores constitucionais, nenhum dos Poderes tem o direito de errar. Por isso, conceder ao STF o direito de “dar a última palavra” acerca da interpretação constitucional, além de causar o negativo fenômeno da “fossilização da Constituição”, privaria o Legislativo do exercício de sua atividade típica e seria campo fértil para a proliferação do autoritarismo judiciário (espécie de abuso de direito).

O Poder Legislativo pode, sim, reeditar uma lei (por óbvio, após um novo processo legislativo), ainda que o STF já tenha se pronunciado anteriormente a respeito daquela matéria em sede de controle concentrado de constitucionalidade. A “reação legislativa” funciona, pois, como um “contra-ataque” do Congresso Nacional, com o objetivo de reverter situações de autoritarismo judiciário e “oxigenar” o sistema jurídico-normativo. Dessa maneira, pode o Legislativo editar uma emenda constitucional ou lei ordinária com o objetivo de superar o entendimento jurisprudencial da Suprema Corte já consolidado.

Pode ser que o STF declare a nova norma inconstitucional, reiterando seu posicionamento anterior; no entanto, pode ser que a Suprema Corte, diante de novos argumentos jurídicos e da nova realidade social, decida modificar seu entendimento anterior, patenteado a constitucionalidade da nova lei. Eis a “oxigenação” do Direito mencionada outrora, fenômeno de vital importância, notadamente diante da velocidade meteórica das relações sociais no mundo contemporâneo.

A “superação legislativa da jurisprudência” constitui, como visto, importante instrumento democrático de realização da Constituição através do Poder Legislativo.

Na hipótese de reversão jurisprudencial procedida por lei ordinária, o STF tem entendido (ADI 5.105/DF) que a lei nova nascerá com presunção relativa de inconstitucionalidade, cabendo ao Poder Legislativo o encargo de demonstrar com argumentos consistentes que a alteração da jurisprudência afigura-se legítima e necessária. Trata-se de uma verdadeira situação de mutação constitucional pela via legislativa.

Já no caso de superação legislativa da jurisprudência pela via da emenda constitucional, entende o Supremo Tribunal Federal que a invalidação da referida espécie legislativa somente poderá ocorrer se a nova lei ofender alguma cláusula pétrea ou desrespeitar o devido processo legislativo.

 


[1] Nesse ponto, de suma importância salientar que as decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em ações de controle concentrado vinculam os futuros julgamentos monocráticos a ser proferidos pelos próprios Ministros do STF; todavia, o Plenário do STF não se vincula à sua própria decisão, uma vez que, havendo modificação de entendimento da Corte pelas mais variadas razões (de cunho social, econômico, político etc.), será possível a alteração do posicionamento acerca da (in)constitucionalidade de lei ou ato normativo. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Matheus Augusto de Almeida Cardozo

Defensor Público do Estado de Pernambuco, titular da Vara Privativa do Tribunal do Júri da Comarca de Petrolina.<br><br>Ex-Defensor Público do Estado de Goiás.<br><br>Ex-Analista Superior Jurídico da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.<br><br>Pós-graduado em Ciências Criminais pelo JusPodivm.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos