Mediação:meio alternativo de solução de conflitos

21/03/2016 às 12:51
Leia nesta página:

Um dos grandes desafios do Judiciário é a implantação de uma política pública destinada à disseminação de meios alternativos para a solução de conflitos. Para tentar, minimizar o problema algumas medidas começaram a ser implantadas,entre elas, a mediação.

O Estado tem a função de pacificação social e tem o monopólio de estabelecer normas de condutas. Com a complexidade das relações sociais e o aumento demasiado de conflitos, o Estado hodiernamente não vem solucionando a contende os conflitos que estão sendo postos a sua apreciação através dos processos judiciais. É fato notório o descontentamento da sociedade atual quanto à morosidade na tramitação e conclusão dos processos.

Um dos grandes desafios do Judiciário é a implantação de uma política pública destinada à disseminação do uso de meios alternativos para a solução de conflitos. Para tentar, minimizar o problema do formalismo e a demora do judiciário na resolução de demandas, algumas medidas começaram a ser implantadas a fim de dar mais celeridade aos processos, no sentido de desburocratizar o julgamento dos processos, bem como, a busca por meios alternativos de solução de conflitos.

A mediação judicial surge como um dos métodos autocompositivos de solução de conflitos, ao lado da conciliação e da negociação.

André Gomma[1] cita a mediação como um processo autocompositivo segundo o qual as partes em disputa são auxiliadas por uma terceira parte, neutra no conflito, sem interesse na causa, para auxiliar as partes a chegar a um denominador comum, uma composição.

O mediador é um técnico da comunicação, e faz com que as próprias partes cheguem à solução do problema, assim o mediador não impõe soluções e não interfere no mérito do litígio, ele apenas auxilia as partes para que resolver o conflito através da melhora da qualidade da comunicação. Assim, a mediação se propõe, inicialmente, a colocar as partes “frente a frente” e reestabelecer a comunicação perdida entre as partes.

Nesse sentido, pontua Vezzulla[2] que a “mediação é a técnica privada de solução de conflitos que vem demonstrando, no mundo, sua grande eficiência nos conflitos interpessoais, pois com ela, são as próprias partes que acham as soluções. O mediador somente as ajuda a procurá-las, introduzindo, com suas técnicas, os critérios e os raciocínios que lhes permitirão um entendimento melhor”.

No Brasil, a história da mediação está intimamente ligada ao movimento de acesso à justiça em meados da década de 70, nessa época já existia a mediação comunitária e mediação trabalhista como mecanismos de solução de controvérsias[3].

O Conselho Nacional de Justiça ao editar a Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010, deu um importante passo para estimular a Mediação e a Conciliação no Judiciário brasileiro, pois instituiu uma política judiciária de tratamento aos conflitos de interesses, em especial os chamados meios consensuais, incumbindo aos Tribunais à criação de Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania –CEJUSCs,  incumbidos de realizarem as sessões de conciliação e mediação pré-processuais, cujas audiências são realizadas por conciliadores e mediadores credenciados junto ao Tribunal.

Um grande esforço foi implementado no sentido de implantar as determinações da Resolução 125/10 do CNJ. Nesse cenário de transformações, é aprovado o Novo Código de Processo Civil Brasileiro – Lei nº 13.105, de março de 2015. Logo após, em 26 de junho de 2015, foi aprovada a Lei da Mediação – Lei 13.140, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública.

O vocábulo “mediação”, ao longo do Novo Código, é citado em 22 (vinte e duas) vezes, revelando que o Novo CPC recepcionou os anseios do CNJ e deu grande destaque para a Mediação como instrumento de solução de conflitos, já que nos códigos anteriores nenhuma menção foi feita ao instituto.

Existe uma linha tênue entre os conceitos de conciliação e mediação anteriormente citados. Sobre esse polêmico tema da diferenciação, o Novo CPC diferencia os institutos no art. 165, §2º e 3º.

Pelo que dispõe o §2º do art. 165, na conciliação, o conciliador atuará preferencialmente nos casos em que não tiver havido vínculo anterior entre as partes e poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedado que se valha de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem.

Já a atuação do mediador, pelo que dispõe o §3º do art. 165, é recomendável nos casos em que tiver havido vínculo anterior entre as partes, onde auxiliará aos interessados, pelo restabelecimento da comunicação, a compreender as questões e interesses envolvidos no conflito, de modo que eles possam, identificar, por si mesmos, as soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.

Os princípios que norteiam a mediação estão descritos no art. 166 do NCPC, segundo o qual “a conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada”.

Dessa forma, conclui-se que a mediação é uma alternativa para a solução de disputas, que além de ajudar as partes a resolverem seus conflitos com rapidez e eficácia, reduz o desgaste emocional e o custo financeiro do processo, proporciona um grau elevado de satisfação e aprendizado não verificado no processo heterocompositivo, ou seja, no processo judicial tradicional. Além do mais, proporciona as partes a ideia de “decisão justa”, já que as próprias partes chegam a um consenso e optam pela melhor solução.


[1] AZEVEDO, André Gomma de. Estudos em Arbitragem, Mediação e Negociação Vol 2, Brasília: Grupos de Pesquisa, 2003. 

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[2] VEZZULLA, Juan Carlos. Teoria e Prática da Mediação. Paraná: Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, 1998, p.15 e 16.

[3] BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Azevedo, André Gomma de (Org.). Manual de Mediação Judicial, 5ª Edição (Brasília/DF:CNJ), 2015, pg. 26. In: SANDER, Frank E.A. Varieties of Dispute Processing. In:The Pound Conference. 70 Federal Rules Decisions 111, 1976; CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Access to Justice: The Worldwide Movement to Make Rights Effective. A General Report. Milão: Ed. Dott A. Giuffre, 1978.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Paula Argentino

Advogada inscrita na OAB/SE. Pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Tiradentes (2013). Pós-graduada em Direito do Estado pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012). Graduada em Direito (2010) pela Universidade Tiradentes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos