Informatização do poder judiciário: benefício que amplia o acesso à justiça ou um obstáculo ao incentivo de métodos extrajudiciais de solução de conflitos

28/03/2016 às 15:48
Leia nesta página:

Trata-se de um breve estudo sobre a informatização dos procedimentos judiciais, em consequência disso o acesso à Justiça e a necessidade de efetivo investimento para divulgação e utilização dos métodos de solução de conflitos extrajudiciais.

Na atual concepção e cultura social de nosso país a informatização e a facilitação do acesso à Justiça pode significar um obstáculo ao incentivo de aplicação dos métodos de solução amigável.

O próprio ensino jurídico no Brasil emana para conceitos de processo contencioso, e de certa forma desprivilegia disciplinas sobre a solução amigável de conflitos.

O acesso à Justiça é uma garantia constitucional, de modo que todos podem postular a tutela jurisdicional que é um dos maiores instrumentos para garantia de uma ordem jurídica justa.

Simplificar o acesso ao Judiciário sem dúvida é um benefício, vez que existe uma real intenção em tornar o processo célere de modo que aquele que tem Direito possa alcança-lo tempestivamente de forma célere e justa.

No entanto, esse acesso pode dificultar a propagação do convencimento da sociedade de que evitar a demanda é principalmente um meio de ter seu Direito alcançado, ao passo que aquele que tem convicção que poderá processar a outra parte e obter o que pleiteia é mais vantajoso do que chegar a um acordo, não irá buscar meios extrajudiciais, vai preferir ingressar em juízo, o que na concepção dele é mais vantajoso.

Por isso a necessidade de criar mecanismos tão ou mais importantes quanto à informatização para aí sim ver-se aplicado o princípio da celeridade esculpido no Artigo 5º, inciso LXXVIII, da Constituição Federal.

Não se pode ficar alheio às inovações tecnológicas e aos benefícios trazidos por elas, principalmente no que tange a acesso à justiça esculpido no Artigo 5º, inciso XXXV da Carta Magna.

A informatização dos procedimentos permite modernizar e ampliar o acesso à Justiça de modo que troca-se o papel pelo armazenamento digital, evitando uma série de situações que causam a temida morosidade, como por exemplo, cargas desnecessárias e extravio de documentos.

A sistemática digital democratiza o acesso ao Judiciário, facilita a consulta de informações e dá ao Judiciário agilidade, transparência e facilidade no acesso.

No entanto, além da implementação digital, é indispensável para agilizar a prestação jurisdicional que se invista cada vez mais na conscientização da utilização de métodos extrajudiciais de solução dos conflitos e em campanhas de esclarecimentos e educação da população a respeito dos seus direitos e deveres, bem como quanto à existência de outras formas alternativas de composição de conflitos. 

A informatização facilita o acesso à Justiça e traz, claro, celeridade e transparência ao procedimento, no entanto, é preciso investimento para transmitir a sociedade os benefícios dos métodos extrajudiciais de solução de conflitos, com a finalidade de composição, onde na maioria das vezes é dispensada a atuação do Judiciário, já tão saturado de demandas, traduzindo a verdadeira Justiça.

Enfatizar a necessidade de criar, incentivar e demonstrar a importância de chegar-se a uma solução antes da demanda judicial.

Muitas demandas são propostas por ausência de empenho das partes em solucionar a questão, muitas vezes tal impasse é fruto da carga cultural do Brasil, onde muitas vezes ceder, significa perder.

Mudar a concepção das pessoas e investir efetivamente para que haja significativa mudança nos valores individuais e sociais é a grande questão.

Como convencer e demonstrar que evitar um litígio é ganhar e chegar a um denominador comum, sem o desgaste de um processo judicial.

Por outro lado, será que o novo CPC conseguirá viabilizar a transformação da “cultura do conflito” em “cultura do diálogo” em nossa sociedade?

É certo que o novo CPC traz grande destaque aos mecanismos consensuais de resolução de conflitos, o que indica a amplitude desses novos mecanismos na legislação.

Entre as principais mudanças está a ampla instigação a autocomposição, para isso todos os Tribunais deverão ter centros judiciários de solução consensual de conflitos, objetivando a realização de sessões e audiências de conciliação e mediação.

É preciso uma mudança cultural. Basta ver que há bastante tempo as audiências de conciliação já estão inseridas na estrutura do Poder Judiciário, e parece terem sido reduzidas a mera etapa formal.

Além disso, os advogados brasileiros são historicamente treinados somente para o processo e os objetivos das partes no curso do processo são diametralmente opostos.

É preciso incentivar essa cultura do diálogo e a utilização dos métodos alternativos de solução de conflitos nas salas de aula, pois em nossa formação somos treinados apenas para a guerra, onde existem vencidos e vencedores.

Sair da cultura de litigiosidade e ir para a cultura de pacificação. E isso será feito pela promoção de meios alternativos de solução de controvérsias, como a conciliação, a mediação e a arbitragem.

O novo CPC poderá representar uma revolução cultural.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Rosangela Dell Aquilla

Possui graduação em Direito pela Universidade São Judas Tadeu (2001). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Processo Civil. Especialização completa em Direito Bancário pelo Instituto dos Advogados de São Paulo e Direito Civil e Processo Civil pela FMU. Curso de Atualização em Processo Civil e Docência para o Ensino Superior pela FGV. Ingressante no Curso de Mestrado em Direito Civil/ Processo Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos