Suspensão da posse de Lula e intervenção iussu iudicis

12/04/2016 às 17:08
Leia nesta página:

A rigor, a intervenção iussu iudicis não foi contemplada pela legislação processual; na prática, contudo, tem aumentado o número de decisões judiciais que determinam a inclusão coativa de terceiro em processo pendente, a fim de garantir a efetividade.

A publicidade das interceptações telefônicas determinada pelo juiz Sérgio Moro, ao final da 24ª fase da operação Lava Jato, trouxe à tona a discussão sobre o desvio de finalidade na nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como Ministro de Estado. Tal fato desencadeou uma série de ações judiciais, incluindo ações populares, mandados de segurança coletivo e arguição de descumprimento de preceito fundamental.  

A controvérsia central diz respeito à observância dos elementos do ato administrativo, especificamente acerca da finalidade perseguida pela Presidente da República. No entanto, um aspecto técnico processual passou despercebido da comunidade jurídica, o qual consta da decisão monocrática do Ministro Gilmar Mendes, proferida em sede liminar nos autos do MS 34.070-MC/DF, impetrado pelo Partido Popular Socialista (PPS) visando a anulação do ato de nomeação do ex-presidente Lula, figurando como impetrada a Presidente da República.

Trata-se da determinação, constante da parte final da mencionada decisão, para que o ex-presidente Lula seja incluído no polo passivo do mandado de segurança coletivo, na qualidade de litisconsorte passivo necessário, providência não requerida pelo impetrante. Vale dizer, o Ministro determinou de ofício a inclusão de um terceiro em processo pendente, o que é característico da intervenção iussu iudicis.

A questão que se coloca, portanto, refere-se ao cabimento da referida figura no ordenamento jurídico processual vigente, sendo necessário averiguar as consequências atribuídas à omissão na inclusão de litisconsorte passivo necessário, bem como à legitimidade do magistrado para suprir a referida falha.   

A intervenção iussu iudicis consiste no ingresso de terceiro em processo pendente por ordem do Estado-juiz. É dizer, o terceiro é coativamente integrado à lide por decisão do magistrado. “Na Itália, há previsão expressa (art. l07), que consagra a possibilidade de o juiz determinar o chamamento do terceiro se entender conveniente para o julgamento da causa”[1].

O direito brasileiro conviveu com a figura da intervenção iussu iudicis até o advento do CPC de 1973. É que o art. 91 do CPC de 1939 facultava ao juiz trazer ao processo terceiros que tivessem algum interesse jurídico na causa[2]. “Tratava-se da intervenção ‘iussu ludicis, instituto que permite a atuação oficiosa de chamar terceiro ao processo desde que se acredite na conveniência dessa medida”[3].

O CPC 1973, todavia, não repetiu a experiência do Estatuto pretérito, optando por privilegiar o princípio da inércia ao prescrever que o juiz, caso verifique a ausência de litisconsorte necessário para o regular trâmite processual, ordene ao autor que adote providências a fim de que sejam todos os litisconsortes citados para integrar a relação jurídica processual (art. 47, parágrafo único).

Na mesma linha, o novel diploma processual civil estabeleceu no parágrafo único do art. 115 que “nos casos de litisconsórcio passivo necessário, o juiz determinará ao autor que requeira a citação de todos que devam ser litisconsortes, dentro do prazo que assinar, sob pena de extinção do processo”.

Comentando o art. 47, parágrafo único, do CPC de 1973, Humberto Theodoro Júnior, em lição que permanece atual, assinala:

A intervenção de terceiros é sempre voluntária, sendo injurídico pensar que a lei possa obrigar o estranho a ingressar no processo. O que ocorre, muitas vezes, é a provocação de uma das partes do processo pendente para que o terceiro venha a integrar a relação processual. Mas “a possibilidade de o juiz obrigar, por ato de ofício, o terceiro a ingressar em juízo deve hoje ser contestada. O juiz não pode, inquisitorialmente, trazer o terceiro a juízo”. O que ele faz, em casos como o do parágrafo único do art. 47, é determinar a uma das partes que, se quiser a decisão de mérito, cite terceiros (litisconsortes necessários), pois do contrário o processo será trancado sem ela. A coação legal exerce-se sobre a parte e não sobre o terceiro. Esse continua livre de intervir ou não. Não se lhe comina pena alguma. Suporta apenas o ônus de sujeitar-se aos efeitos da sentença, como decorrência da citação.[4].  

Fundado nesta premissa, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, em parecer exarado em 07 de abril de 2016 nos autos do MS 34.070-MC/DF, ressaltou que “não poderia a relatoria desta ação impor a inclusão do Sr. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA como litisconsorte passivo, mas apenas fazer intimar os impetrantes para que o requeressem”[5], sob pena de extinção do processo sem resolução de mérito. Não obstante o equívoco, arrematou o PGR

Conquanto o relator tenha determinado a inclusão de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA na autuação e a citação deste como litisconsorte passivo necessário, este não requereu exclusão da relação processual. Pelo contrário, apresentou manifestações de defesa do ato impetrado (o que corresponde a encampação) e exerceu poderes processuais inerentes às partes, como suscitar prevenção na primeira oportunidade de se pronunciar nos autos.

De certo modo, apesar de apontar a determinação como contrária à lei, amoldou-se a ela. Em homenagem ao princípio da instrumentalidade das formas processuais, deve-se considerar o caso como de irregularidade, não de nulidade processual.

De fato, a conclusão do representante do Ministério Público está em consonância com o princípio da primazia do julgamento de mérito, que informa o novo Digesto Processual.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Outrossim, a decisão do magistrado colabora para o debate sobre a possibilidade de intervenção iussu iudicis atípica. Nesse sentido, leciona Fredie Didier Jr.:

Parece possível, no direito brasileiro, a partir da concretização dos princípios da adequação, da duração razoável do processo e da eficiência, a intervenção iussu iudicis atípica, sempre que o órgão jurisdicional, por decisão fundamentada, entender conveniente a participação do terceiro no processo[6].

Na prática forense, algumas decisões têm rompido com o dogma da inércia e adotado a intervenção iussu iudicis. Foi o que se verificou em decisões monocráticas proferidas pelo Ministro Celso de Mello, nos autos dos mandados de segurança 24.831, 24.845, 24.846, 24.848 e 24.849, julgados em conjunto por força de conexão, oportunidade em que o referido magistrado determinou, ad cautelam, a citação de líderes dos partidos de governo para participar do processo, embora sequer fossem litisconsortes necessários.

Enfim, a rigor, a intervenção iussu iudicis não foi contemplada pela legislação processual; na prática, contudo, tem aumentado o número de decisões judiciais que determinam a inclusão coativa de terceiro em processo pendente, medida que está em sintonia com a efetividade almejada pela nova Codificação. É imprescindível para tanto fundamentação exauriente, apta a justificar a excepcionalidade. 


[1] DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Vol. 01: Introdução ao Direito Processual Civil e Processo de Conhecimento. 16ª ed. Salvador: Juspodivm, 2013, p. 376.

[2]Art. 91. O juiz, quando necessário, ordenará a citação de terceiros, para integrarem a contestação. Se a parte interessada não promover a citação no prazo marcado, o juiz absolverá o réu da instância.

[3] NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. 2ª ed. São Paulo: Método, 2011, p. 196.

[4] THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. Vol. 01: Teoria Geral do Direito Processual Civil e Processo de Conhecimento. 55ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014, p. 541/542.

[5] Disponível em <http://s.conjur.com.br/dl/parecer-janot-lula.pdf>. Acesso em 08.04.2016. 

[6] DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Vol. 01: Introdução ao Direito Processual Civil, Parte Geral e Processo de Conhecimento. 17ª ed. Salvador: Juspodivm, 2015, p. 528

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Renato Manucci

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Tutor do curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil da Estácio/CERS. Professor Universitário. Membro da Comissão do Advogado Público da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Bragança Paulista. Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Bragança Paulista. Advogado.<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos