Histórico legislativo do trabalho doméstico no Brasil

17/05/2016 às 22:17
Leia nesta página:

A presente produção acadêmica se presta a fazer análise dos principais marcos legislativos do trabalho doméstico no Brasil, com enfoque na ampliação dos direitos e na melhoria do status jurídico da categoria.

Em linhas gerais, o trabalho doméstico surge no Brasil com a chegada dos colonizadores, entre o fim do século XV e o início do XVI. Inicialmente, dá-se mediante regime de escravidão, caracterizado pelo trabalho forçado, ilimitado e pela ausência de direitos e garantias do trabalhador. Era considerado um trabalho desonroso, exercido por numerosos contingentes de índios capturados no próprio território brasileiro, e, posteriormente, por negros trazidos da África, cuja força produtiva destinava-se à agricultura ou às tarefas domésticas, estas últimas em se tratando dos escravos alocados nos centros urbanos.
Registra a história que as primeiras leis aplicáveis aos trabalhadores domésticos, na falta de norma brasileira, foram as Ordenações do Reino, de 1603. Após oficial e teoricamente abolida a escravatura pela Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, o Código Civil de 1916 passou a reger, ainda que genericamente, qualquer tipo de “locação de serviço”, aí incluído o trabalho doméstico. Mais tarde, o Decreto n. 16.107/1923 conceituou a categoria incluindo em sua definição serviços de idêntica natureza, mesmo que desenvolvido em hotéis, bares, restaurantes, etc. e, disciplinou, ainda que de forma tímida, alguns direitos, autorizando, por exemplo, a justa causa para os casos de incapacidade do trabalhador decorrente de doença.
Fato é que a primeira lei nacional a regular o trabalho doméstico de modo específico foi o Decreto-lei n. 3.078/41. Todavia, tal diploma normativo limitou-se a regular os deveres do empregador e empregado doméstico, estendendo-lhes somente alguns direitos, a citar, o aviso prévio de oito dias, um período de prova de seis meses, justa causa, despedida indireta e eventuais multas por infrações.
Posteriormente, com o propósito de reunir em um só diploma legal todas as normas trabalhistas esparsas, foi implementada pelo Decreto-lei n. 5.452/43, a Consolidação das Leis do Trabalho. Embora tenha definido a figura do “empregado do lar”, revogando as regras anteriores, o referido Código retrocedeu no campo da regulação do trabalho doméstico ao excluir tal categoria de suas previsões – art. 7º, a, da CLT. Nessa esteira, convém ainda elucidar que, a Lei n. 2.757/56 excluiu do conceito de trabalhador doméstico os empregados em edifícios residenciais que estejam a serviço da administração condominial. Deste modo, porteiros, zeladores, faxineiros e serventes passaram, por força de lei, à condição de empregados urbanos destinatários de toda a proteção conferida pela CLT.
Outro marco de suma importância foi a edição da Lei n. 4.090/62, que instituiu o 13º salário, à época conhecido como gratificação natalina. A extensão deste benefício foi garantida aos trabalhadores domésticos, vez que, a referida norma não fez distinção entre as categorias laborais.
Com o advento da Lei n. 5.859/72, os empregados domésticos passaram a ter uma legislação exclusiva, que previa alguns direitos trabalhistas, como o gozo de férias anuais remuneradas por vinte dias úteis, a filiação compulsória ao Regime Geral de Previdência Social e a anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social. Contudo, foi insignificante o avanço legislativo decorrente da nova lei, ante a plena vigência do art.7º, a, da CLT.
Em seguida, a Constituição Federal de 1988, em seu art. 7º, parágrafo único, estendeu aos empregados domésticos nove direitos do extenso rol dos direitos fundamentais trabalhistas concedidos aos empregados urbanos e rurais, a saber: salário mínimo, irredutibilidade salarial, repouso semanal remunerado, licença-maternidade, licença-paternidade e aviso prévio proporcional ao tempo de serviço e, ratificou conquistas anteriores, como a do 13º salário, da filiação à Previdência Social, da aposentadoria e das férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.
Já no século XXI, a Lei n. 10208/2001 estendeu ao doméstico, de forma facultativa a seu empregador, o direito ao FGTS e ao seguro-desemprego. Na mesma senda de ampliação do rol de direitos trabalhistas dos empregados domésticos, a Lei n. 11.324/2006 conferiu estabilidade provisória à empregada gestante, repouso semanal remunerado e o direito a férias anuais de 30 dias. Ademais, vale ressaltar que a mesma lei baniu a hipótese de descontos salariais por concessão de utilidades e feriados.
Em que pese toda a melhoria do status jurídico do empregado doméstico, foi somente em 2013, com a aprovação da Emenda Constitucional nº 72 – cujo projeto ficou popularmente conhecido como “PEC das Domésticas” – que restou configurada a igualdade entre os profissionais domésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais. Apesar de o enunciado da referida emenda constitucional tenha proclamado “a igualdade de direitos trabalhistas”, este apenas ampliou o rol de direitos dos trabalhadores domésticos previstos na Carta Magna, incluindo dezesseis incisos a sua redação original. Assim, o parágrafo único, do art.7° da CF estendeu aos domésticos: a indenização em despedida sem justa causa; seguro desemprego; FTGS; garantia de salário mínimo para quem receba remuneração variável; adicional noturno; proteção do salário, sendo crime a retenção dolosa de pagamento; salário-família; jornada de oito horas diárias e quarenta e quatro semanais; direito à hora-extra; observância de normas de higiene, saúde e segurança no trabalho; auxílio creche e pré-escola para os filhos e dependentes até cinco anos de idade; seguro contra acidente de trabalho; proibição de discriminação em relação à pessoa com deficiência; proibição de trabalho noturno, perigoso e insalubre ao menor de dezesseis anos.
Embora considerável avanço, alguns direitos ficaram pendentes de regulamentação, o que suscitou acirrado debate na doutrina, que se dividiu entre os que sustentavam entendimento de que somente legislação infraconstitucional superveniente seria capaz de conferir eficácia a tais direitos, e, por outro lado, os que defendiam a aplicabilidade imediata dos direitos estendidos aos domésticos, considerando a existência de regulamentação infraconstitucional suficiente para tanto.
Por fim, sepultando tais controvérsias sobre a matéria, foi publicada em 1º de junho de 2015, a Lei Complementar n. 150, que regulamentou os direitos dos trabalhadores domésticos e sobre eles formulou conceito mais preciso. Além disso, definiu os elementos caracterizadores desta sorte de vínculo empregatício, estipulou novas garantias e delineou as particularidades de alguns contratos domésticos. Registra-se que a novel legislação representou grandes mudanças no panorama das relações trabalhistas domésticas no Brasil, consistindo em um importante passo na valorização e no reconhecimento jurídico-social da categoria, corrigindo anos de omissão legislativa e de injustificável discriminação negativa.
 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Nathália Araújo Maranhão

Acadêmico de Direito

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos