Aspectos de contrato de trabalho temporário

O contrato de trabalho temporário regido pela lei 6.019/74 é o contrato celebrado para substituição transitória de pessoal efetivo ou o para suprir necessidade de acréscimo extraordinário de serviços.

18/05/2016 às 11:03
Leia nesta página:

Como trata-se de contrato especifico somente pode ser celebrado através de intermediação de empresas de serviços temporárias, cadastradas no Ministério do Trabalho e Emprego para este fim.

O contrato de trabalho temporário regido pela lei 6.019/74 é o contrato celebrado para substituição transitória de pessoal efetivo ou o para suprir necessidade de acréscimo extraordinário de serviços.

É celebrado em regra pelo prazo de 3 (três) meses, podendo ser prorrogado por igual período mediante autorização do Ministério do Trabalho e Emprego .

Como trata-se de contrato especifico somente pode ser celebrado através de intermediação de empresas de serviços temporárias, cadastradas no  Ministério do Trabalho e Emprego  para este fim.

Estando ausente qualquer desses requisitos como a extraordinariedade do serviço ou a substituição de pessoal efetivo, ou ainda celebrado por empresas que não tenha como objeto social a terceirização, o contrato poderá ser considerado nulo.

Cabe ressaltar também que somente poderá ser prorrogado se efetivamente se comprovar de forma justificada a extraordinariedade dos serviços ou substituição transitória de pessoal efetivo.

Embora trata-se de contrato especifico, o empregado faz jus aos depósitos do FGTS, 13º salário e férias proporcionais acrescidas do terço constitucional além do salário ajustado.

Nas hipóteses da nulidade do contrato temporário, quando não atendidos os requisitos legais, o contrato de trabalho terá forma de contrato por prazo indeterminado, sendo devidos além das verbas citadas acima, em caso de rescisão, aviso e multa de FGTS de 40% sobre o saldo rescisório e a depender do período trabalhado ao seguro desemprego. 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos