Lucro imobiliário de imóveis rurais

06/06/2016 às 14:49
Leia nesta página:

Atenção! O tratamento do imposto de renda nas atividades rurais é diferenciado.

detalhes, pois, em alguns casos, a interpretação da autoridade fiscal não está de acordo com a própria legislação. Um destes exemplos é a apuração do ganho de capital na compra e venda de imóveis rurais.

         

          O advento da cessão de direitos hereditários é muito utilizado na transferência de imóveis rurais adquiridos por herança. A cessão hereditária está inclusa na definição de “alienação” e “aquisição”, e, portanto, passível de apuração de imposto de renda sobre o ganho de capital por parte do cedente.

          Inobstante haver legislação própria, o agente fiscal muitas vezes utiliza-se da aplicação da Instrução Normativa da SRF nº 84/2001, artigo 20, §7º, para apurar o ganho de capital, entendendo como custo de aquisição do imóvel o valor constante na última Declaração de Ajuste Anual do de cujus.  

          Ocorre que, o tratamento tributário do imposto de renda das atividades rurais é diferenciado. Isso porque existe lei própria, que dispõe sobre as regras da atividade rural e modificou, para efeitos de tributação, o conceito de imóvel dado pelo Código Civil.

          Assim, por exemplo, para fins de apuração do ganho de capital, considera-se custo de aquisição e valor de venda de imóveis rurais, o valor da Terra Nua - VTN, constante no Documento de Informação e Apuração do ITR - DIAT, nos respectivos anos da aquisição e da venda, diferente do que acontece para imóveis urbanos. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rafael Quadros de Souza

Advogado, pós-graduado em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal - ESMAFE/RS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos