Principio da cooperação: papel do magistrado é fundamental para o principio ser eficaz

07/06/2016 às 16:38
Leia nesta página:

Inovação do Novo Código de Processo Civil, principio da cooperação.

O Novo Código de Processo Civil traz em seu bojo várias alterações no cotidiano do mundo jurídico brasileiro e um dos traços marcantes do NCPC  é a relevância dada aos princípios e garantias fundamentais do processo, que reafirmam os vetores constitucionais, inserindo no ordenamento jurídico o dever de cooperação.

Além das partes se auto cooperarem para o deslinde da demanda, o magistrado  deve ajudar as partes, eliminando obstáculos que lhes dificultem ou impeçam o exercício das faculdades processuais.

É nesse diapasão  que se insere a consagração do dever de cooperação.

Concerne-se de uma intervenção técnica destinada a eliminar óbices ao exercício das garantias processuais que podem opor-se para o desfecho da demanda, ou seja, a questão não é tanto de auxílio subjetivo, mas de adequação objetiva do processo às peculiaridades concretas do conflito.

No caso do ônus da prova (art. 373, § 1º: “Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos do caput ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o juiz atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que o faça por decisão fundamentada caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído”).

Há certa flexibilização procedimental para a inversão da ordem das provas (art. 139, VI), ou ainda a dilação de prazos, quando houver dificuldade para o cumprimento do prazo indicado na lei por exemplo.

O magistrado tem papel fundamental para que o princípio  seja efetivamente eficaz e que este contribua para o transcorrer da demanda.

Vamos pensar em um caso onde o pai que mora distante e não tem contato com as filhas ajuíze demanda de exoneração de pensão em face de suas filhas já maiores, e uma das filhas é citada e a outra não é encontrada sendo que o genitor só conhecia aquele endereço. Assim poderá o magistrado ordenar para que a Ré citada traga aos autos o endereço atual da sua irmã, para fins de citação (Inversão), pois por obvio é mais fácil a Ré trazer aos autos o endereço do que a parte autora.

Outro exemplo que elucida o mencionado o principio da cooperação é o caso da parte ter que trazer aos autos algum documento cuja obtenção se dará através de um órgão público, e este por sua vez esta em greve para atendimento ao publico. Dessa forma para agilizar o trâmite processual o magistrado deverá oficiar aquele órgão para trazer aos autos tal documento, afastando-se os entraves.

A inovação trazida pelo NCPC de cooperação trará mais celeridade e eficiência para a obtenção de resultado na atuação do direito com o mínimo possível de dispêndio. Ainda sobre a presente questão muitas demandas que são julgadas extintas sem julgamento do mérito, poderão ser evitadas se as partes cooperarem, relacionando-se desta forma com o principio da economia processual.   

O principio impõe o dever de cooperação entre todos os sujeitos do processo, não só as partes, mas também os magistrados. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Fernando Dácia

Advogado, Pós Graduado em Direito Publico pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus; Pós Graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus;Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos