Responsabilidade das mineradoras no contexto pós-mariana

09/06/2016 às 15:06
Leia nesta página:

Depois dos acontecimentos em Mariana-MG os olhos da sociedade se voltaram para a regulamentação do setor de mineração e as consequencias nefastas que esta atividade pode propiciar. O Departamento Nacional de Mineração unificou o processo administrativo.

Até pouco tempo a atividade de mineração não atraía atenção social, situação que mudou com o desastre de Mariana, implicando na adoção de novos procedimentos e consolidação de regras administrativas.

Alguns eventos na última década atraíram os olhos da sociedade e da administração pública para esta atividade cujo resultado da exploração pode ser altamente devastador.

Basta lembrar-se da cidade de Mariana em Minas Gerais e o desastre envolvendo a área de mineração da Samarco S.A para dimensionar o impacto ambiental da atividade para a sociedade como um todo.

A tarefa de fiscalização e concessão de licenças de exploração da lavra compete ao Departamento Nacional de Mineração, o DPNM, conforme a competência administrativa outorgada pelo Decreto-Lei 227 de 1967.

 Esses eventos conduziram à unificação do regimento administrativo da mineração, agora compilado na Resolução 155 de 2.016.

A responsabilidade ambiental é objetiva de risco integral, ou seja, a mineradora responde por todos os danos que venha a ser causado ao meio ambiente e à população envolvida, razão pela qual o novo regulamento do Departamento de Mineração prescreve com clareza a necessidade, em todas as etapas, da apresentação de estudos prévios de impacto ambiental.

Outro ponto de destaque é o disposto no art. 217 da Resolução que prescreve a obrigação de recuperação ambiental da área, que não se extingue com a expiração da licença de lavra.

A tendência para os próximos dez anos é o endurecimento da fiscalização e maior exigência nos estudos de impacto ambiental da mineração, bem como adoção, pelo Governo e Ministério Público, de posturas reparatórias mais rápidas em resposta à sociedade.

O ideal é que as empresas mineradoras adotem procedimentos internos de conduta (compliance) a fim de que sócios acionistas e investidores, tenham completo conhecimento da legislação ambiental, se valendo de laudo de engenheiros e advogados. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Cristiano Quinaia

Mestrando em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino, Bauru/SP. Advogado Associado da Freitas Martinho Advogados.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos