Agora que é oficial e obrigatório, muitas são as perguntas que surgem e uma delas é justamente essa do título que vamos tentar responder.

A resposta é muito mais simples do que você está imaginando: é importante pelo simples fato de aumentar a segurança na condução e no trânsito para você e para o resto, e se isso for pouca coisa, aqui vão outras razões para que de agora em diante antes de sair de casa deixe os faróis ligados e comece a adotar uma conduta responsável:

  • Um veículo com luzes acesas durante o dia torna-se mais rápido e fácil de “ser notado” por outros condutores, portanto também ajuda a “ver” aos demais, independentemente das condições de luminosidade.
  • Estudos concluem que reduz significativamente as possibilidades de colisões entre carros (5%) e em 12% entre pedestres e ciclistas nas estradas. NHTSA
  • Outro beneficio comprovado é facilitar que o motorista aviste ao menos 3 km de distância a sua frente nas retas.
  • De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os automóveis com faróis acesos durante o dia tornam-se 60% mais visíveis.
  • O maior percentual de mortes nas rodovias brasileiras é por colisão frontal em tentativa de ultrapassagem, com o uso do farol baixo o motorista consegue ver, de maior distância, se o veículo à sua frente está indo ou vindo em sua direção.

Portanto, o uso dos faróis acesos durante o dia nas estradas se faz necessário por questões de segurança viária.

Mais do que evitar multa e perder pontos na carteira, o motorista deve ter a consciência de que estará contribuindo para a comunicação nas estradas e, sobre tudo, para a preservação de vidas.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Tratamento de Dados do Jus.

Regras de uso