O problema da prestação jurisdicional no Brasil

Leia nesta página:

Há cerca de 90 milhões de processos em andamento no Judiciário brasileiro. Se o sistema não passar por uma reforma rapidamente, o número de processos dobrará em dez anos chegando a 180 milhões. E uma justiça ineficiente reduz cerca de 20% de crescimento.

Em 1988 foi realizada uma mudança estrutural do Poder Judiciário. Em 2004, nova reforma do Judiciário, que teve como um de seus escopos (e desafios) solucionar a crise numérica do STF, resultante de uma prática recursal insaciável, lastreada em cultura jurídica nacional da repetição sem reflexão.

O Poder Judiciário tem se mostrado atento não apenas aos direitos fundamentais, mas também a conexão existente entre a aplicação do direito através da prestação jurisdicional e a sociedade civil.

Evidentemente, o grande problema que se coloca no campo da administração da justiça é o problema da efetividade dos direitos e o acesso à justiça.

No Brasil, a estrutura processual e os meios remuneratórios dos profissionais do Direito estão voltados para o modelo adversarial do processo e não voltados para a mediação, para arbitragem. Há cerca de 90 milhões de processos em andamento no Judiciário brasileiro. Se o sistema não passar por uma reforma profunda rapidamente, o número de processos dobrará em dez anos chegando a 180 milhões. E uma justiça ineficiente reduz cerca de 20% a capacidade de crescimento do país.

Atualmente, a inovação passou a ser palavra-chave para o estabelecimento de estratégias no Judiciário e comporta uma série de práticas, tais como: a técnica, profissional, humana e associativa; criar métodos de gerenciamentos de conflitos, estabelecer indicadores de desempenhos para os processos alinhados com a estrutura e estratégia, manter a coerência gerencial, prover mudanças, usar a tecnologia da informação e desenvolver um sistema de gestão que assegure a eficiência e a eficácia organizacional.

E para inovar é preciso muito como potencializar os atributos individuais, compreender e superar os desafios da administração judiciária contemporânea, desenvolver formas apropriadas e inovadoras de gerir projetos institucionais, estabelecer métodos de avaliação e de acompanhamento de mudanças e criar estratégias de resolução de conflitos e identificar o seu impacto na gestão.

Antigamente, o acesso à justiça era relacionado à propositura da ação judicial. No entanto, é consensual que a ideia de acesso à justiça é mais ampla e abarca também o direito à ampla defesa e ao contraditório, à gratuidade da justiça, auxilio técnico – jurídico etc.

Contemporaneamente, os custos diretos com a litigação conseguem ser superados com a gratuidade da justiça. Porém, os custos indiretos não conseguem ser mitigados com os custos com o transporte à Defensoria, transporte ao órgão Judiciário e almoço, por exemplo. Portanto, obstáculos como os socioculturais, econômicos, morosidade e mecanismo de democratização podem ser identificados como um dos problemas que assolam a eficiência do Judiciário brasileiro.

Em vista disso, dentro da administração da justiça, comprometida com o estudo da efetividade da prestação jurisdicional, comprometida com a busca de uma conexão cada vez maior entre a prestação jurisdicional e a sociedade civil, não podemos deixar de discutir o problema do acesso à justiça, eis que o problema do acesso à justiça é fundamental.

Sem o acesso à justiça a sociedade não pode pensar na materialização dos direitos fundamentais e na concretização do próprio Estado Democrático de Direito.  

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos