Capa da publicação Alienação Parental

Alienação parental.

23/09/2016 às 12:13
Leia nesta página:

A Alienação Parental é uma situação séria e corriqueira, acontece consciente ou inconscientemente. O importante é identifica-la e conhecê-la amplamente, só assim, as diretrizes traçadas para combatê-la poderão ser aplicadas com êxito.

Caros leitores,

No dia 27 de agosto de 2015, a lei de alienação parental,Lei nº 12.318/10, completará 5 anos. Por isso, aproveitando o ensejo, vamos dar destaque a esse importante instituto que poucos conhecem.

Segundo a lei, a Alienação Parental é a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente, promovida por um de seus pais, avós ou outra pessoa que detenha a guarda com o objetivo de fazer com que o menor não estabeleça vínculos com um de seus genitores, (entre essas pessoas também se incluem madrastas e padrastos).

A lei estabelece sanções para quem pratica a alienação parental, que vão desde acompanhamento psicológico e multas, até a perda da guarda da criança.

O instituto surgiu também, para conceituar um importante fenômeno que ocorria muitas vezes com a separação do casal, onde, aquele genitor que se sentia injustiçado, magoado ou ferido transferia para a criança toda a sua mágoa com o ex companheiro, querendo, que assim, o filho ou enteado também venha a nutrir os mesmos sentimentos negativos contra o outro genitor e/ou sua família.

Assim, em síntese, o que acontecia era uma verdadeira "lavagem cerebral", que impedia a criança de amar o outro genitor ou se amasse, sentir-se culpada por isso de modo a repelir o próprio sentimento.

A Alienação Parental, traz inúmeros malefícios a criança ou adolescente, que ainda se encontra em condição peculiar de desenvolvimento.

Tais malefícios muitas vezes só serão notados na fase adulta quando são mais difíceis de lidar. Assim, deve-se evitar que essa prática se perpetue, trabalhando a prevenção e promovendo a conscientização.

A psicanalista Giselle Groeninga, diretora de Relações Interdisciplinares do IBDFAM esclarece o tema: "com a sanção da lei da Alienação Parental, aconteceu o reconhecimento da importância do exercício da parentalidade, ou seja, o exercício conjunto e complementar do Poder Familiar. (...) a consciência da importância para os filhos e também para os pais na realização de seus direitos da personalidade – função paterna e materna — do vínculo com ambos.

E, ainda, a Lei deixa clara a vulnerabilidade e o poder de influência das figuras de autoridade: pais, avós ou quem exerça influência psicológica nos filhos, personalidades em formação. Veja-se ainda que a Lei reforça a questão do afeto como valor jurídico. Ou dito de outra forma, o privilégio que deve ser dado aos direitos existenciais e não só materiais”, diz.

Portanto, a lei não traz apenas punições e sim conscientização das pessoas sobre os prejuízos dessa prática a crianças e adolescentes.
Antes que cause danos a Alienação Parental deve ser identificada e coibida, para isso uma equipe multidisciplinar deve ser acionada.

Com a atuação de psicólogos, primeiramente deve se tentar conscientizar o alienador, que muitas vezes pode agir de forma inconsciente. Se, mesmo assim, a atitude alienante continuar, ações mais drásticas podem ser tomadas, como até mesmo a perda da guarda.

Até a próxima publicação!

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Elizabeth Lannes

Advogada atuante na área de Direito das Famílias. Formada pela UNESA, pós graduanda em Direito das Famílias e Sucessões pela PUC-RIO, sócia gerente do escritório Lannes & Filgueiras, situado na Praia de Botafogo, que conta com advogados especialistas nos mais diversos ramos do direito. <br>Contato profissional: [email protected], <br>Facebook : https://www.facebook.com/elizabeth.lannesadvogada<br>FanPage: https://www.facebook.com/lannesefilgueiras

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos