Os direitos dos advogados no Estado Democrático de Direito

28/09/2016 às 12:27
Leia nesta página:

Diariamente as prerrogativas dos advogados são violadas pelos agentes do Estado. Os direitos dos advogados tutelam os interesses do cliente e do próprio Estado Democrático de Direito.

“A advocacia não é profissão de covardes.” Esta é uma famosa frase do mais importante advogado da história brasileira, Heráclito Fontoura Sobral Pinto.

Sobral Pinto foi um grande defensor dos direitos humanos durante o Estado Novo. Neste período, Sobral defendeu os comunistas Luiz Carlos Prestes e o alemão Harry Berger, que se encontravam na condição de presos politicos. 

Durante a ditadura militar, Sobral Pinto teve um papel importante, resistiu a opressão do regime e defendeu gratuitamente as vítima da violência estatal. Sobral nos ensinou que o advogado não deve render aos abusos do Estado, tampouco, se acorvadar na defesa de seu cliente. 

A advogada Rosa Cardoso afirmou que "Sobral não foi um animal domesticado." 

Recentemente, um advogado foi arbitrariamente preso, após requer aos policiais militares (responsáveis pela prisão de seu cliente), a prerrogativa de se comunicar com este pessoalmente. Contudo, os milicianos obstaram a atuação do advogado e o prendeu, para impedir que o profissional comunicasse com seu cliente. Fato horrendo que atenta contra o Estado Democrático de Direito. 

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, prescreve no artigo 133º, que “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”

Neste ínterim, a Lei 8.960/1994 (Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil), no artigo 2º caput, reafirma que o advogado é indispensável à administração da justiça, consubstancia o que fora prescrito na Constituição.

O Estatuto da OAB, destaca a importante função social do advogado em seu ministério privado e que seus atos constituem múnus publico. Portanto, o advogado possui obrigações importantes na manutenção do próprio Estado Democrático de Direito.

Os direitos dos advogados, em verdade, tutelam os interesses dos clientes e não podem ser arbitrariamente obstados, principalmente, pelos agentes do Estado. 

O artigo 7º, III, do Estatuto da OAB, preleciona que são direitos do advogado “comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.”

Outrossim, o advogado deve pugnar pelo cumprimento da Constituição e pelo respeito à Lei. Todavia, in casu, no momento em que o advogado exigiu o que prescreve no dispositivo acima, o profissional recebeu voz de prisão. 

Infelizmente, as prerrogativas dos advogados estão sendo violadas diariamente. A magnitude deste problema passa despercebido pela sociedade brasileira. O advogado preso arbitrariamente, no exercício da sua função é algo extremamente grave e atenta contra o Estado Democrático de Direito. 

Não se pode olvidar, que o Brasil viveu de 1964 a 1985 a ditadura militar, quando ocorreram graves violações aos direitos humanos.

Assim, a prática de tortura, prisões arbitrárias dos advogados de presos políticos, indivíduos colocados em situação de incomunicabilidade pela denominada prisão por averiguação, dentre outras medidas arbitrárias e inaceitáveis. 

Em suma, "o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.” 

 

 

 

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Paulo Henrique Ribeiro Gomes

Possui pós-graduação em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduação em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Minas Gerais). Membro do Instituto de Ciências Penais (ICP).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos