Modificação de competência: conexão versus continência no NCPC

08/10/2016 às 18:59
Leia nesta página:

Uma breve exposição das diferenças entre os mecanismos processuais "conexão" e "continência", frente ao novo diploma processual civil.

O que é conexão?

De acordo com Gonçalves, conexão é um mecanismo processual que leva à reunião duas ou mais ações para que sejam julgadas conjuntamente. Os critérios seriam aqueles relativos aos elementos da ação: partes, pedido e causa de pedir. [1]

Todavia, a conexão é reconhecida quando duas ou mais ações têm em comum o pedido ou a causa de pedir, não se falando em identidade de partes.

Confira o que expõe o artigo 55, caput, do Novo Código de Processo Civil [2]:

Art. 55. Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.

Ainda assim, de acordo com o autor, não basta o atendimento aos requisitos acima mencionados para que haja a reunião das ações. O julgador deve questionar também a suficiência de razões ou motivos para efetivar a reunião, são elas:

  1. Evitar decisões conflitantes;
  2. Favorecer a economia processual.

Isso significa simplesmente que é necessária a existência de motivos ao menos razoáveis para reunião das ações, isto é, a reunião tem que ter sentido, não se pode realizar tal procedimento injustificadamente, pois, obviamente, em nada favoreceria a economia processual. Conquanto, o código em comento prevê que, ainda que não haja conexão entre determinadas ações, elas podem ser reunidas para julgamento em conjunto, pois, caso decididas separadamente,  gerariam riscos:

  1. de prolação de decisões conflitantes;
  2. de prolação de decisões contraditórias.

Detalhe interessante apontado por Gonçalves é o de que, em caso de risco de decisão conflitante, há de que ser necessariamente reconhecida a conexão:

A redação da parte final não foi das mais felizes, uma vez que, se há risco de resultados conflitantes, há de ser sempre reconhecida a existência da conexão. (...)

Veja a literalidade do parágrafo 3º, artigo 55 do NCPC:

§ 3o Serão reunidos para julgamento conjunto os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles.

O argumento ou lógica utilizados por Gonçalves caminham no sentido de que, se existe risco de julgamento conflitante, há de que se efetivar a modificação de competência:

Melhor teria sido que a conexão tivesse sido definida apenas pela possibilidade de julgamentos contraditórios ou conflitantes, já que apenas nessa circunstância se justifica a reunião de ações.

Outro ponto importante a ser mencionado é o de que não há que se falar em reunião de ações para decisão conjunta se uma delas já foi sentenciada (§1º, art. 55, NCPC).

Com o intuito ainda de afastar uma dúvida antiga, o Novo Código de Processo Civil determinou que a regra da conexão (caput do art. 55 do NCPC) deve ser aplicada ainda nas seguintes hipóteses:

  1. à execução de título extrajudicial e à ação de conhecimento relativa ao mesmo ato jurídico;
  2. às execuções fundadas no mesmo título executivo.

Fique atento!

1) Conforme dispõe o artigo 286, I, do NCPC, as ações que se relacionam com outra por conexão ou continência devem ser distribuídas por dependência;

2) Caso não sejam distribuídas por dependência por falta de informações a respeito da existência de outra ação relacionada por conexão ou continência, realiza-se a reunião das ações com observância do disposto no artigo 59 do NCPC: "O registro ou a distribuição da petição inicial torna prevento o juízo.";

3) A conexão é matéria de ordem pública e pode ser conhecida de ofício a qualquer tempo (exceto no caso dos processos já sentenciados);

4) A conexão pode ser alegada como preliminar de contestação (Art. 337, VIII, NCPC).


O que é continência?

Trata-se também de uma forma de modificação de competência e é reconhecida pelo NCPC quando entre duas ou mais ações houver identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o pedido de uma, por ser mais amplo, abrange o das demais.

Bom, sabemos que a palavra "continência" se refere a gesto ou saudação militar de "sentido!". Não me aventurarei dizendo que a continência entre processos tem alguma relação com a continência militar, pois, de fato, tal assunto foge de meu conhecimento. Todavia, arrisco fazer uma analogia: imagine que a ação contida faça continência à ação continente, de modo que o(s) pedido(s) de uma ação seja(m) abrangido(s) pelo(s) pedido(s) mais amplo(s) de outra, estando "à disposição", havendo necessariamente reunião das ações se a ação continente tiver sido proposta posteriormente.

Atenção! Se a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução do mérito.

Tudo faz sentido na medida em que não se poderia considerar coerente a manutenção de uma ação contida se o que ali se pede já está "embutido" na ação continente.


Notas

[1] GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios. Direito Processual Civil Esquematizado. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

[2] BRASIL. Lei n.º 13.105. Brasília, 16 de março de 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm> . Acesso em 19/07/2016.

Luan Madson Lada Arruda via MegaJurídico (http://www.megajuridico.com/conexao-continencia-cpc/)

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luan Madson Lada Arruda

Advogado. Articulista. Pós-graduando em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos