Imposto Territorial Rural (ITR)

17/10/2016 às 23:23
Leia nesta página:

A sigla ITR diz respeito ao chamado Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, ele é de competência da União e vem contemplado pelo art. 153, VI e parágrafo 4º, da CF. O primeiro inciso do parágrafo mencionado impõe a adoção da técnica de progressividade ao ITR para fins extrafiscais, visando desestimular a manutenção de propriedades rurais não produtivas, observando-se, assim, a chamada função social da propriedade.

                  Já o inciso segundo contempla a imunidade das pequenas glebas rurais em relação à tributação imobiliária – coube à lei 9.393/96, em seu art. 2º, definir o que se entende por “pequenas glebas rurais”, todavia, existe a discussão quanto à constitucionalidade desta, tendo em vista não ser lei complementar, não podendo, portanto, limitar o poder constitucional de tributar (art. 146, II, da CF).

                  O último inciso, por sua vez, trata da possibilidade de os municípios optarem pela fiscalização desse imposto. Trata a hipótese da possibilidade de delegação, pela União, da capacidade tributária ativa referente ao ITR aos Distrito Federal e aos Municípios, condicionada à não redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal.

                  O presente imposto encontra-se disciplinado no CTN em seus artigos 29 a 31. O art. 29 dispõe sobre o aspecto material da hipótese de incidência desse imposto, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel por natureza localizado fora da zona urbana do município.

                  Para fins de ITR, considera-se propriedade rural o imóvel situado na zona rural do Município, isto é, em área de seu território que não atenda aos requisitos legais necessários para sua caracterização como propriedade urbana.

                  Já o aspecto material de incidência corresponde ao território nacional (coordenada genérica) e à zona rural do Município (coordenada específica). Quanto ao aspecto temporal, este é o dia 1º de janeiro, coincidindo com o primeiro exercício financeiro.

                  O sujeito ativo do imposto é a União, enquanto seu sujeito passivo, expressamente disciplinado pelo art. 31 do CTN, é o proprietário do imóvel, o titular de seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.

                  A sua base de cálculo é o chamado “valor fundiário”, o qual corresponde ao valor da terra nua, não sendo considerado o valor dos bens imóveis por acessão e benfeitorias.

                  A lei 9.393/96 estabeleceu as alíquotas do ITR em função da área total e do grau de utilização do imóvel, as quais variam de 0,03% a 20%, alíquota esta de caráter evidentemente confiscatório e, portanto, incompatível com o princípio da vedação da utilização de tributo com efeito de confisco (art. 150, IV, da CF).

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos