A administração pública e o poder de policia

19/10/2016 às 15:54
Leia nesta página:

O Poder de Policia, que dispõe a Administração Pública, nos permite entender que é facultado condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.

 

1. Introdução,  2. Conceito, 3. Polícia Administrativa e Judiciária, 4. Poder de Polícia, 5. Limites, 6. Conclusão.  Referências Bibliográficas.

RESUMO: 

A Carta Magna dedicou um capítulo à Administração Pública (capítulo VII do título III), no seu At. 37. Concernente ao Poder de Polícia, que dispõe a Administração Pública é facultado condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em beneficio da coletividade ou do próprio Estado. Em linguagem menos técnica, podemos dizer que o poder de polícia é o mecanismo de frenagem de que dispõe à Administração Pública para conter os abusos do direito individual. A Finalidade do poder de polícia é a proteção ao interesse público no seu sentido mais amplo. Ocorrendo um interesse público relevante, justifica-se o exercício do poder de polícia da Administração para a contenção de atividades particulares antissociais. Neste artigo foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, tal qual o método dedutivo.

PALAVRAS-CHAVE: Administração Pública. Poder de Polícia. Finalidade.

1.        INTRODUÇÃO

          O tema relativo ao poder de polícia é um daqueles em que se colocam em confronto dois aspectos opostos: (a autoridade da Administração Pública e a Liberdade Individual). De um lado, o cidadão quer exercer plenamente os seus direitos; de outro, a Administração tem por incumbência condicionar o exercício daqueles direitos ao bem-estar coletivo, e ela o faz usando de seu poder de polícia.

          Não existe qualquer incompatibilidade entre os direitos individuais e os limites a eles opostos pelo poder de polícia do Estado porque, como ensina Zanobini (1968, v. 4: 191), “a ideia de limite surge do próprio conceito de direito subjetivo: tudo aquilo que é juridicamente garantido é também juridicamente limitado”.

         Na observação de Themístócles Brandão Cavalcanti (1956, v. 3:6-7), diz que o poder de polícia “constitui um meio de assegurar os direitos individuais porventura ameaçados por parte de todos”. E acrescenta que se trata de “limitação à liberdade individual, mas tem por fim, assegurar esta própria liberdade e os direitos essenciais ao homem”.

           O fundamento do poder de polícia é o princípio da predominância do interesse público sobre o particular, que dá à Administração, posição de supremacia sobre os administrados.

2.                  CONCEITO           

             Pelo conceito clássico, ligado à concepção liberal do século XVIII, o poder de polícia compreendia a atividade estatal que limitava o exercício dos direitos individuais em benefício da segurança.

          Pelo conceito moderno, adotado no direito brasileiro, o poder de polícia é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.

         De nossa parte, entendemos se possa conceituar o poder de polícia como a prerrogativa de direito público que, calçada na lei, autoriza a Administração Pública a restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade.

 

3.                  POLÍCIA ADMINISTRATIVA E JUDICIÁRIA

         Desde já, convém distinguir polícia administrativa, da polícia judiciária. Advirta-se, porém, que a polícia administrativa incide sobre os bens, direitos e atividades, ao passo que a outra sobre as pessoas, individualmente ou indiscriminadamente.

         A polícia administrativa é inerente e se difunde por toda a Administração Pública, enquanto as demais são privativas de determinados órgãos (Polícias Civis) ou corporações (Polícias Militares).

         Por fim, deve-se distinguir o poder de polícia originário do poder de polícia delegado, pois, que aquele nasce com a entidade que o exerce e este provém de outra, através de transferência legal. O poder de polícia originário é pleno no seu exercício e consectário, ao passo que o delegado é limitado aos termos da delegação e se caracteriza por atos de execução.

4.             PODER DE POLÍCIA.                                                                                              

          No dizer de Caio Tácito “o poder de polícia é, em suma, o conjunto de atribuições concedidas à Administração Para disciplinar e restringir, em favor do interesse público adequado, direitos e liberdades individuais”.

         O que todos os publicitas assinalam uniformemente é a faculdade que tem a Administração Pública de ditar e executar medidas restritivas do direito individual em benefício do bem-estar da coletividade e da preservação do próprio Estado.

         Essa conceituação doutrinária Já passou para nossa legislação, valendo citar o Código Tributário Nacional, que, em texto amplo e explicativo, dispõe o Art.78. “Considera-se poder de polícia a atividade da Administração Pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse públ

blico concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício  de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos”.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

5.      LIMITES

         Bem averba CRETELLA JR. que a faculdade repressiva não é, entretanto, ilimitada, estando sujeitas a limites jurídicos: direitos do cidadão, prerrogativas individuais e liberdades públicas asseguradas na Constituição e nas leis.

         A observação é de todo acertada: há uma linha insuscetível de ser ignorada, que reflete à junção entre o poder restritivo da Administração e a intangibilidade dos direitos (liberdade e propriedade, entre outros), assegurados aos indivíduos. Atuar aquém dessa linha demarcatória é renunciar ilegitimamente a poderes públicos; agir além dela representa arbítrio e abuso de Poder, porque a pretexto do exercício do poder de polícia, não se pode aniquilar os mencionados direitos.

6.             CONCLUSÃO

         A razão do poder de polícia é o interesse social e o seu fundamento está na supremacia geral que o Estado exerce em seu território sobre todas as pessoas, bens e atividades, supremacia que se revela nos mandamentos constitucionais e nas normas de ordem pública, que a cada passo opõem condicionamentos e restrições aos direitos individuais em favor da coletividade, incumbindo ao Poder Público o seu policiamento administrativo.

         O objeto do poder de polícia administrativa é todo bem, direito ou atividade individual que possa afetar a coletividade ou pôr em risco a segurança nacional, exigindo, por isso mesmo, regulamentação, controle e contenção pelo Poder Público.

         Sua finalidade é a proteção ao interesse público no seu sentido mais amplo. Nesse interesse superior da comunidade entram não só os valores materiais como também, o patrimônio moral e espiritual do povo, expresso na tradição, nas instituições e nas aspirações nacionais da maioria que sustenta o regime político adotado e consagrado na Constituição e na ordem jurídica vigente.

          Observamos, pois, que o ato de polícia é um simples ato administrativo, subordinando-se ao ordenamento jurídico que rege as demais atividades da Administração, sujeitando-se, inclusive, ao controle de legalidade pelo Poder Judiciário.

         REFERÊNCIAS   BIBLIOGRÁFICAS

         FILHO, José dos Santos Carvalho. Manual de Direito Administrativo. 18º Edição. Revista Ampliada e Atualizada até 30/06/2007. Rio de Janeiro. Editora Lumen Juris, 2007. p. 67-74.

         MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 40º Edição. São Paulo, 2013. P.144-154.

         PIETRO, Maria Sylvia Zanella di. Direito Administrativo. 22º Edição. São Paulo. Editora Atlas, 2009. P. 114-122.

         

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Franklin Delano de Sá

Graduando em Direito pela Faculdade de Administração e Negócio de Sergipe

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos