Áreas verdes: promoção de uma melhor qualidade de vida

28/10/2016 às 09:50
Leia nesta página:

O crescimento das cidades, bem como as constantes transformações da paisagem pelo homem, gerou uma grande degradação do ambiente.

O crescimento das cidades, bem como as constantes transformações da paisagem pelo homem, gerou uma grande degradação do ambiente e, consequentemente causou impacto no clima. É notório que estamos passando por grandes mudanças climáticas nos últimos anos.

O impacto ambiental, causado pela intensa modificação e expansão das cidades, pode vir a gerar tanta devastação, e prejudicar tanto o meio ambiente que o futuro seria incerto. Para evitar esse tipo de acontecimento é importante que as cidades criem espaços físicos que tenham prevalência de vegetação arbórea, e de lugares verdes, também conhecidos como áreas verdes.

As áreas verdes trazem o equilíbrio entre os espaços modificados para o assentamento urbano e o meio ambiente. São consideradas como indicadores na avaliação da qualidade ambiental urbana, pois interferem na qualidade da população.

A criação dessas áreas é de suma importância para o desenvolvimento sustentável e qualitativo das cidades, porque exerce função ecológica, proporcionando conforto térmico, redução da poluição, diminuição das temperaturas externas e proporcionando sombreamento; função social, já que cidades com áreas verdes propiciam espaços para se ter lazer, descanso ou passar o tempo livre; e ainda função econômica, pois podem aumentar a atividade turística da cidade, ser fator de valorização imobiliária nas áreas que possuem estes espaços. Ainda, minimizam os efeitos da excessiva impermeabilização do solo.

A questão ambiental ganha cada dia mais importância e relevância; assim a criação de espaços verdes nas cidades é indispensável para a busca de uma maior qualidade de vida da população, tanto que a falta desses espaços pode acarretar em desconforto térmico, entre outros tantos prejuízos ao meio ambiente e a população em geral.

De quem é a responsabilidade para criar áreas verdes? Cabe ao Município desenvolver política de desenvolvimento urbano, bem como promover a ampla arborização das vias públicas, assim como implantar e manter hortas florestais destinadas á arborização, além de prevenir e reprimir com o auxílio da força pública, se for o caso, a ocupação de área verde que lhe cabe criar e manter. (artigo 168, § 2º alíneas ‘h’, ‘i’ e ‘s’ da Lei Orgânica do Município de Sacramento).

Contudo, as áreas verdes são uma das variáveis integrantes da estrutura urbana, sendo responsabilidade do órgão público gerenciar e adequar de acordo com a legislação vigente, porém a preservação, conservação e manutenção dessas áreas não devem ser só a cargo destes órgãos e sim de toda a população, pois uma melhor qualidade de vida interessa a todos, sem exceção.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Débora Luiza dos Reis

Advogada do escritório Melo Rodrigues - Sociedade de Advogados.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos