Diferença entre Direitos Humanos e Direitos Fundamentais

28/10/2016 às 19:50
Leia nesta página:

Breve explicação sobre conceitos próximos porém distintos.

É um tema recorrente na atualidade! Diariamente é comum encontrar na mídia, jornais, ou debates envolvendo Direitos Humanos, quando na verdade, tecnicamente, estão tratando sobre Direitos Fundamentais. Como assim? Mas não são sinônimos? Veremos que não é bem assim.

Afinal, qual é a diferença entre Direitos Humanos e Direitos Fundamentais?

Conceitualmente, a definição de Direitos humanos reporta àquele complexo de direitos que são relacionados a liberdade e a igualdade, sendo positivados em nível internacional. Por outro lado, os Direitos Fundamentais são os direitos positivados na Constituição Federal, não se limitando, necessariamente, aos direitos e garantias registrados em Tratados internacionais. De modo geral, a principal diferença reside no nível de sua instituição, se Nacional ou de ordem Internacional. Essencial e conceitualmente, o conteúdo dos dois pode ser semelhante, o que difere é o plano em que estão consagrados.

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...]”

Em título de exemplo, os Direitos Fundamentais Sociais, na sua grande maioria, estão expressamente previstos no art. 6º da CRFB/88.

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Observam-se várias medidas previstas na Constituição no sentido de conferir eficácia maior aos direitos sociais, como, por exemplo, percentuais mínimos destinados para a saúde e educação, como nos arts. 198, §2º. 212 e 214 da CRFB/88.

Doutrinariamente, os Direitos Humanos são classificados, segundo a Teoria Geracional, em quatro gerações de direitos, a saber:

  • Direitos humanos de 1ª geração são aqueles que dizem respeito aos direitos civis e políticos, relacionando-se ao valor de liberdade.
  • Direitos humanos de 2ª geração são aqueles que dizem respeito aos direitos sociais, culturais e econômicos, relacionando-se, assim, com os valores de igualdade.
  • Direitos humanos de 3ª geração são aqueles que dizem respeito aos direitos dos povos, objetivando o respeito mútuo, o preservacionismo ambiental, uma distribuição melhor da renda, por exemplo. Segundo LENZA (2008,p. 588), “os direito de terceira geração emergiram do fato de o ser humano estar inserido em uma coletividade e a partir daí ter direitos de solidariedade”.
  • Direitos humanos de 4ª geração referem-se aos direitos decorrentes da engenharia genética.

Temos que as três primeiras gerações de direitos foram relacionadas respectivamente aos ideais e princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, lema da Revolução Francesa.

Nesse sentido, faz-se interessante conhecer o entendimento de BOBBIO (1992, p.6):

“[...] já se apresentam novas exigências que só poderiam chamar-se de direitos de quarta geração, referentes aos efeitos cada vez mais traumáticos da pesquisa biológica, que permitirá manipulações do patrimônio genético de cada indivíduo.”

“Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

II - prevalência dos direitos humanos;”.

Contudo, conforme observa-se no artigo 4º, II, da CF/88 temos, que nas relações internacionais, o Brasil adotará o princípio da prevalência dos direitos humanos. Logo, seria razoável compreender que, na ordem internacional, o Brasil adotará o Princípio da Prevalência dos Direitos Humanos e, em plano nacional, adotará aos Direitos Fundamentais.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fernando Mattos

Escritor.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos