Origens do Federalismo

31/10/2016 às 19:47
Leia nesta página:

O presente artigo tem como foco delinear a evolução da forma federativa de Estado.

Introdução

O Federalismo é a forma de Estado adotada por vários países ao redor do mundo, dentre eles Brasil, Russa e Estados Unidos da América, o que lhe distingue de outras formas de Estado é a parcial autonomia política e administrativa que seus membros ganham em troca da abdicação de sua soberania em nome do Federalismo.

Trata-se de uma mudança que traz muitas vantagens, principalmente para Estados com territórios muito extensos, pois facilita a articulação dentre seus membros, que restaria muito prejudicada se fortemente centralizada, como acontece em outras formas de Estado.

1 – O FEDERALISMO E SUAS CARACTERÍSTICAS

O Federalismo é um sistema político que visa à união dos Estados de um país de modo que todos estes sejam autônomos entre si. Este sistema compreende aos municípios, estados e ao distrito federal (de acordo com os artigos 25, 29 e 32 da Constituição Federal), independentes um dos outros, mas sujeitos a um governo federal que governa sobre todos.

Desta forma, todo sistema federalista é descentralizado politicamente, objetivando a expressão da autonomia política, administrativa e financeira das entidades. Entende-se por “autonomia política e administrativa e financeira” a capacidade normativa de autolegislação, de eleger seus próprios governantes e de arrecadar e aplicar seus próprios tributos. Posto isto, há a possibilidade de uma autoconstituição, para que se organizem juridicamente, cada qual atendendo às suas necessidades e particularidades próprias. Há que ressaltar que, ainda assim, estes membros federados estão limitados pela Constituição Federal, o que hoje também é chamado de “mínimo federativo brasileiro” e que pode ser observado no artigo 25, §1º da Constituição. Caso essa autoconstituição ou lei própria infrinja os princípios básicos ou se oponha ao texto constitucional, a mesma será considerada inconstitucional ou sofrerá a intervenção federal. Ademais, os entes da Federação ainda tem participação na formação da vontade da União, que é representada pelo Senado.

2 – ORIGEM E EVOLUÇÃO DO FEDERALISMO NO BRASIL

O Federalismo brasileiro, inicialmente, segue o modelo estrutural dos Estados Unidos. Todavia, segundo Fernando Luiz Abrucio, doutor em Ciência Política com o título “Os laços federativos brasileiros: avanços, obstáculos e dilemas no processo de coordenação intergovernamental”, o Federalismo no Brasil formou-se por motivos adversos aos da federação estadunidense. Nos

EUA, o Federalismo emergiu do desejo dos diferentes entes em serem governados por uma autoridade política comum. Já no Brasil, havia o desejo em ganhar autonomia do Governo Central, que fora estabelecido com Dom Pedro II.

No século XIX o Brasil foi Império que teve em seu comando Dom Pedro II, imperador e estadista que reconhecia as instituições brasileiras, ou províncias, como extremamente fracas politicamente, com uma população desprovida de educação e sujeita a manipulações. Por este motivo, o imperador se encarregava de distribuir todos os investimentos e comandar o Império, concentrando todo o poder político e administrativo em suas mãos.

Dom Pedro II foi deposto com um golpe militar, liderado por Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889 e então o Brasil tornou-se uma República Federativa. Pouco tempo depois, houve um novo golpe de estado e mais uma vez o poder foi centralizado dando inicio à República Velha, momento em que houve um crescimento exacerbado dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, de forma que por quase quarenta anos estes dois Estados se apoderaram do governo federal se impondo sobre os outros membros e adulterando os princípios básicos de federalismo. Este período político ficou conhecido como a política do café com leite.

Nesta fase, o dinheiro arrecadado pelos entes federativos não era repassado de forma igualitária pelos Estados de Minas Gerais e São Paulo, como deveria acontecer num sistema federativo comum. Com isso, os dois Estados enriquecerem em face dos outros que empobreceram drasticamente.

Apenas em 1894 os verdadeiros princípios e elementos do Estado Federal começaram a aparecer e exercer seus poderes. Com a Constituição de 1934 houve início ao chamado federalismo cooperativo, onde havia maior atuação da União em face dos entes federados. Em 1937 com a Era Vargas, houve intervenção permanente da União, resumindo na centralização do poder no governo central. Já na Constituição de 1946 era possível observar características desenvolvimentistas, como por exemplo, a autonomia dos Estados-mebros, inclusive permitindo aos Municípios a possibilidade de se autogovernarem. Por outro lado, a Constituição de 1967 foi considerada como o “apogeu do antifederalismo”, onde a centralização do poder ficou mais forte.

Hoje, a Constituição em vigor de 1988, conhecida como “Constituição Cidadã”, traz expresso em seu artigo 1º que “A República Federativa do Brasil” é “formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal” e ainda em seu artigo 18 que “a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição”. Vale ressaltar que o Brasil é o único país a adotar o Município como ente federativo, tendo com isto três esferas administrativas.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

3 - REFERÊNCIAS

ABRUCIO, Fernando Luiz. Os Barões da Federação: os Governadores e a Redemocratização Brasileira. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.

< http://www.profpito.com/FIBRADCIunidadeIV.html> Acesso em: 13. fevereiro. 2013.

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Federalismo_no_Brasil> Acesso em: 13. fevereiro. 2013

<http://jus.com.br/revista/texto/3508/brasil-um-pais-a-caminho-de-uma-federacao-justa-e-equilibrada> Acesso em: 14. fevereiro. 2013

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos