Intervenção de terceiros no Novo CPC

Exibindo página 2 de 2
05/11/2016 às 12:50
Leia nesta página:

Conclusão

O presente estudo foi idealizado para elucidar algumas questões que decorrem das modalidades de intervenção de terceiros com o Novo Código de Processo Civil. Trata-se de uma perfunctória análise de como se buscar a tutela adequada do terceiro no processo, sem perder, com isso, a visão da duração razoável do processo e sua efetividade.

No plano da teoria geral do processo[38], a efetividade é tratada sob quatro pilares: A admissão do processo; o modo - de – ser do processo; a justiça da decisão; e a efetividade da decisão.

O primeiro pilar é o acesso à justiça. Basicamente, não existem barreiras para o exercício do direito de ação por meio do processo. O acesso à justiça é uma garantia do art. 5º, inc. XXXV, da CF/88, e, que, nas palavras de Cesar Asfor Rocha[39], exprime como o meio de buscar uma solução equilibrada, com segurança, rapidez e justiça, pacificando a sociedade.

O núcleo do princípio do acesso à justiça deve ser estudado conjuntamente com os elementos que viabilizam sua efetividade, quais sejam: a segurança das partes no processo; o tempo de sua duração; e a eficácia das decisões judiciais.

Esses elementos representam o segundo pilar da efetividade do processo, qual seja: o modo – de – ser do processo.

Os atos processuais desenvolvem-se numa ordem legal e por meio deles é que influenciam na segurança das partes e terceiros no processo, possibilitando sempre o contraditório e a ampla defesa. Não se olvida, inclusive, que os atos também obedecerão ao tempo para sua realização, justamente para que o resultado seja alcançado com rapidez. Em outras palavras, este pilar se sustenta nas raízes do devido processo legal.

O terceiro pilar da efetividade do processo diz respeito à justiça da decisão, isto é, o magistrado pautar-se-á pelo entendimento mais justo para resolver o conflito, por mais que não seja, aparentemente, a vontade do legislador. Não significa que o magistrado decidirá em sentido contrário da lei, mas justamente busca aplicá-la com base na interpretação dos textos legais.

Importante não confundir esse ato de interpretação com ato discricionário, neste contexto, José Roberto dos Santos Bedaque[40], bem ensina a respeito:

Discricionariedade implica reconhecimento, pelo sistema jurídico, da possibilidade de adoção de duas ou mais soluções, cabendo ao ente público a opção por qualquer delas, pois todas são aceitas como legítimas, adequadas e corretas pelo Direito. Dentro desse limite estabelecido pela lei, está ele imune de controle.

Ao interpretar a norma, o Pode Judiciário não age dessa forma, visto que, representando a visão de determinado integrante da função jurisdicional a respeito do fenômeno em exame, a decisão será sempre passível de impugnação, pois a solução adotada pode não ser a melhor, segundo entendimento de quem dela discorda.

O quarto e último pilar é a efetividade da decisão proferida pelo magistrado. O processo deve dar a quem tem um direito, tudo e precisamente aquilo que ele tem o direito de obter. O magistrado deve atender aos fins sociais e às exigências do bem comum o que garante a eficácia de suas decisões. Em algumas ocasiões, o magistrado, ao interpretar o texto de lei, poderá desfazer dogmas ou reler princípios por um prisma evolutivo, o que não significa renunciar a estes ou repudiar a ciência e a técnica do processo[41]. Obviamente, essa interpretação visa obter o máximo de efetividade ao processo e à decisão proferida pelo magistrado.

É sob esse prisma que se traçou a breve análise das modalidades de intervenção de terceiros no Novo CPC, desde a assistência até a arguição da ilegitimidade passiva da ação pelo réu na sua contestação.

Esboça-se, neste trabalho, um intróito enfático na denunciação da lide, eis que é uma das modalidades de intervenções de terceiros, senão a maior, que traz repercussões em nossos Tribunais diante da utilidade e interpretação extensiva para seu cabimento. Traçou-se uma breve análise histórica do poder legiferante para compreensão das pseudo novidades em relação ao instituto no Novo Código de Processo Civil.

Analisa-se, sem aprofundar no assunto de direito material, o incidente da desconsideração da personalidade jurídica que, como novidade do Novo CPC, trouxe regra processual para que os interessados possam discutir a responsabilidade do sócio ou pessoa jurídica no mesmo processo. Os princípios da economia, celeridade e duração razoável do processo aparecem nesta ocasião para justificar a inclusão dessas regras no código de processo civil.

O amicus curiae como protagonista na intervenção de terceiros surge como outra novidade, agora sacramentada, não apenas nas leis extravagantes, mas também, no Novo CPC com a preocupação de que, os interesses institucionais, não afetam apenas as discussões nos Tribunais Superiores, mas aquelas proferidas em sede de instância inferior ou de modo difuso. Essa questão esbarra com a segurança jurídica do nosso sistema processual brasileiro; pois a sua adequação no texto do Novo CPC, traz a possibilidade de se discutir as questões institucionais, que afetam uma gama de pessoas não participantes do processo, desde a origem até as instâncias superiores, trazendo consigo um meio de se estabilizar os conflitos pelas decisões judiciais, que ora poderão favorecer a edição das Súmulas ou precedentes dominantes nos Tribunais.

Desta forma, o que se observa diante das modalidades apresentadas no texto do Novo CPC, é que, a preocupação do legislador, foi primado pela celeridade, economia, duração razoável do processo e a efetividade. Incluindo-se novidades e pseudonovidades sobre a intervenção de terceiros para se buscar uma solução pragmática diante das atuais interpretações doutrinárias e dos Tribunais diante da tutela adequada do terceiro, seu acesso á justiça e a segurança jurídica das decisões judiciais.

O que se espera diante do Novo Código de Processo Civil é que o intérprete não permaneça estéril diante do texto legal, que se utilize das bases doutrinárias com a sistematização da Constituição Federal e as novas regras processuais, pois tenha a crença de que a certeza é bela, mas a dúvida possui uma sutil beleza que chega a ser apaixonante!


Bibliografia

ARRUDA ALVIM NETTO, José Manoel de; ARRUDA ALVIM PINTO, Teresa. Assistência – Litisconsórcio: Repertório de jurisprudência e doutrina. São Paulo: RT, 1986.

______. Manual de direito processual civil. 11. ed. São Paulo:RT, 2007. 2.v.

ASSIS, Jacy de. Procedimento ordinário. São Paulo: Livraria dos Advogados Editora Ltda. 1975.

BAPTISTA DA SILVA, Ovídio Araújo. Curso de processo civil.8. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008. 1. v. T.I.

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Efetividade do processo e técnica processual. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

______. Poderes instrutórios do juiz. 5. ed. São Paulo: RT, 2011.

BUENO, Cassio Scarpinella. Partes e terceiros no processo civil brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2003.

______.Curso sistematizado de direito processual civil. São Paulo: Saraiva, 2007.

______.Novo código de processo civil anotado. São Paulo: Saraiva, 2015.

CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. 16. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. v. 1.

CARNEIRO, Athos Gusmão.  Intervenção de terceiros.  17. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

DIAS, Maria Berenice. O terceiro no processo. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1993.

DIDIER JUNIOR, Fredie. Curso de direito processual civil. 9. ed. Bahia: Juspodivm, 2008. v. 1.

______. “A denunciação da lide e o art. 456 do CC: A denunciação per saltum e a obrigatoriedade”. In: DIDIER JÚNIOR, Fredie; CERQUEIRA, Luiz Otávio Sequeira de; CALMON FILHO, Petrônio; TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (coords.). O terceiro no processo civil brasileiro e assuntos correlatos. Estudos em homenagem ao Professor Athos Gusmão Carneiro. São Paulo: RT, 2010.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Intervenção de terceiros. 5. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2009.

______. Litisconsórcio. 8. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2009.

______. Direito processual civil. São Paulo: Editor José Bushatsky, 1975.

______. A nova era do processo civil. 3. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2009.

______. CINTRA, Antônio Carlos de Araújo. GRINOVER, Ada Pelegrini. Teoria geral do processo. 26. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2010.

______. A instrumentalidade do processo. 13. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

FUX, Luiz. Intervenção de terceiros aspectos do instituto. São Paulo: Saraiva, 1990.

GONÇALVES, Aroldo Plínio. Da denunciação da lide. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

LOPES DA COSTA, Alfredo Araujo.  Da intervenção de terceiros no processo. São Paulo: C. Teixeira Editores, 1930.

MARINONI, Luiz Guilherme. ARENHART, Sérgio Cruz. Processo de conhecimento.  6. ed. São Paulo: RT, 2007. V. 2.

______; MITIDIERO, Daniel. O projeto do CPC. São Paulo: RT, 2010.

MONIZ DE ARAGÃO, Egas Dirceu. Sobre o chamamento à autoria. Revista da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul- AJURIS, Porto Alegre, Ano IX, n. 25.

MOREIRA, José Carlos Barbosa. Estudos sobre o novo Código de Processo Civil. Rio de janeiro: Editora Liber Juris, 1974.

ROCHA, Cesar Asfor. A luta pela efetividade da jurisdição. São Paulo: RT, 2008.

TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Litisconsórcio, assistência e intervenção de terceiros no processo do trabalho.  2. ed. São Paulo: LTr, 1993.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Direito processual civil. 50 .ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009. 1.v.

______. “Uma novidade no campo da intervenção de terceiros no processo civil: A denunciação da lide per saltum (Ação direta)”. In: DIDIER JÚNIOR, Fredie; CERQUEIRA, Luiz Otávio Sequeira de; CALMON FILHO, Petrônio; TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (coords.). O terceiro no processo civil brasileiro e assuntos correlatos. Estudos em homenagem ao Professor Athos Gusmão Carneiro. São Paulo: RT, 2010.


Notas

[1] Cândido Rangel Dinamarco. Intervenção de terceiros, p. 13-37. Traz a mesma preocupação para se analisar as intervenções de terceiros no processo.

[2] Comentários ao Código de Processo Civil, p. 291. Esse conceito é apresentado de modo sedimentado na doutrina.

[3]  Curso de direito processual civil. v.1, p. 323.

[4]  Partes e terceiros no processo civil brasileiro,  p. 04.

[5] Listisconsorcio e intervención de terceros, p. 81.

[6] Athos Gusmão Carneiro.  Intervenção de terceiros, p. 69.

[7] Novo CPC traz a assistência no Título III, Da intervenção de Terceiros, Capítulo I, art. 119.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

[8] Novo CPC- art. 119.

[9] Novo CPC- art. 123.

[10] Novo CPC- art. 682 (Procedimentos Especiais).

[11] Novo CPC- arts. 338 e 339. A ilegitimidade do polo passivo da ação foi declinada para a contestação.

[12] Novo CPC- art. 125.

[13] Novo CPC- art. 130.

[14] É cediço que a doutrina diferencia as figuras para explicar a exclusão da coisa julgada para o assistente simples.

[15] Luiz Fux. Intervenções de terceiros, p. 08: “Sob esse ângulo, assenta-se que o primeiro efeito da intervenção é a assunção, pelo terceiro, em alguns casos, da qualidade de parte, auxiliando, secundando ou opondo-se às partes originárias”.

[16] O novo código de processo civil anotado, p. 430.

[17] A menção a essa audiência é regra cogente a ser analisada na petição inicial (art. 319, do Novo CPC) e na contestação oferecida pelo réu, para maiores detalhes vide o art. 334 e respectivos parágrafos do Novo Código de Processo Civil.

[18] Novo CPC - Art. 996.

[19] José Manoel de Arruda Alvim Neto. Assistência e litisconsórcio- Repertório de jurisprudência e doutrina, p. 11.

[20] Nem todo procedimento admite a figura e em outros é discutível doutrinariamente essa possibilidade, p.e. no procedimento dos embargos à execução e juizados especiais cíveis.

[21] No atual CPC esse prazo é de 5 (cinco) dias.

[22] Cassio Scarpinella Bueno. Curso sistematizado de processo civil. v.2. T.I, p. 480.

[23] Esses atos são exemplos da atual interpretação do art. 52, do CPC/1973, que trata no parágrafo único a figura do gestor de negócios do assistido omisso ou revel.

[24] Fredie Didier Jr. Curso de direito processual civil. v.1.¸ p. 181.

[25] Essa expressão é utilizada por Ernane Fidélis dos Santos. Manual de direito processual civil, p. 98-99.

[26] Cândido Rangel Dinamarco. Intervenção. Cit. p. 154.

[27] Maria Berenice Dias.O terceiro no processo, p. 124: “Cabe  perquirir se, não provocada a denunciação, é possível o ingresso, de forma espontânea, de quem teria condições de ser denunciado à lide. Pode espontaneamente participar da demanda como assistente.”

[28], Manoel Antonio Teixeira Filho. Litisconsórcio, assistência e intervenção de terceiros no processo do trabalho, p. 201.

[29]  Da denunciação da lide, p. 185 – 188.

[30] Jacy de Assis. Procedimento ordinário, p. 247, defendeu o ideal da falsa obrigatoriedade em todos os incisos do art. 70 do atual código de processo civil.

[31] Partes. Cit. p. 246-248.

[32] Humberto Theodoro Júnior. “Uma novidade no campo da intervenção de terceiros no processo civil: A denunciação da lide per saltum (Ação direta)”. In: DIDIER JÚNIOR, Fredie.  et alii (coords.). O terceiro no processo civil brasileiro e assuntos correlatos. Estudos em homenagem ao Professor Athos Gusmão Carneiro. São Paulo: RT, 2010. p. 309; No mesmo sentido: Cassio Scarpinella Bueno. Partes. Cit. p. 250.

[33] Intervenção. Cit. p. 36.

[34] Alfredo Araujo Lopes da Costa.  Da intervenção de terceiros no processo, p. 22-23.

[35] Fredie Didier Jr. Curso de direito processual civil, p. 354-355.

[36] Contra, por entender que se trata de caso de assistência simples: Cassio Scarpinella Bueno. Curso sistematizado de processo civil. v.2. T.I, p.508: “Não obstante a letra da lei, que o denunciado seja assistente simples do denunciante, aplicando a ele o regime jurídico daquela modalidade.

[37] Sobre a desconsideração da personalidade jurídica vide: Agravo de Instrumento n. 0023434-67.2013.8.26.000- 13ª Câmara de Direito Privado, j. 17/05/2013. Rel. Cauduro Padin. Este acórdão traz notas históricas sobre o instituto; considerações na Constituição Federal; a primeira decisão do TJSP que enfrentou o tema; e explicações contemporâneas.

[38] Cândido Rangel Dinamarco; Ada Pellegrini Grinover e Antonio Carlos de Araújo Cintra. Teoria geral do processo.  p. 40 - 42.

[39] Cesar Asfor Rocha. A luta pela efetividade da jurisdição.p. 72.

[40]  José Roberto dos Santos Bedaque. Poderes instrutórios do juiz. p. 160.

[41] Cândido Rangel Dinamarco. A nova era do processo civil. 3. p. 23.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Mayke Akihyto Iyusuka

Advogado em São Paulo. Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor de graduação, pós-graduação e curso preparatório para o exame da OAB/SP - Cursos Andreucci.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos