Reuniões são eventos que exigem discrição, foco e produtividade e por isso os participantes precisam agir com normas de conduta, respeito e eficiência:
1) Use roupas adequadas para a reunião.
A aparência é o cartão de visita, e, a sua roupa aponta o seu objetivo e por isso devem ser adequadas ao ambiente e finalidade da reunião.
2) Desligue o celular antes mesmo de entrar na sala.
O horário de reunião é destinado a tratar de assuntos em pauta, e, se você foi convocado para está presente é porquê a sua presença tem um papel relevante no evento. Portanto, esteja presente inteiramente, desligue-se do mundo exterior. Caso tenha a necessidade de usar o telefone, mantenha o parelho no modo silencioso, e se necessário, saia da sala de forma discreta e somente atenda a chamada ao sair da sala e fechar a porta, de forma a não atrapalhar o desenvolvimento da reunião. Seja breve neste contato telefônico, de forma a não perder o desenrolar da discussão em vista de sua ausência temporária.
3) Não converse durante as apresentações.
Nada mais inconveniente do que conversas paralelas durante a apresentação de um projeto. Seja discreto e evite ser chamado a atenção.
4) Seja pontual.
Chegar atrasado demonstra desinteresse pelo tema da reunião e desrespeito aos demais participantes, além de causar transtorno e interromper quem está falando. A reunião em si é realizada para que se tomem decisões em conjunto e atrasar, demonstra falta de interesse.
5) Fique até o final.
Assim como o atraso, deixar a reunião antes dela terminar é uma atitude de completo desrespeito pelos colegas presentes na reunião. Se for um motivo grave, converse com o chefe e o condutor da reunião, antes dela começar e se posicione em uma cadeira próxima a saída para que possa deixar a sala discretamente.
6) Não Interrompa a apresentação.
Se tiver dúvidas, espere a pessoa que estiver apresentando abrir o espaço para perguntas ou, de forma sutil e discreta, demonstre ao orador que você deseja efetuar uma pergunta, através de um gesto ou olhar.
7) Evite bocejar.
O ato de bocejar demonstra que você está entediado com o assunto discutido. Mesmo que o motivo seja uma noite de sono mal dormida e não por está entediado, seja discreto no ato.
8) Não encare o apresentador.
Todos os olhares estão para o apresentador, mas cuidado com o olhar. Uma encarada por mais de um minuto passa uma ideia de intimidação. Em contrapartida, a fuga de olhar demonstra falta de interesse.
9) Não leve comida ou bebida para a sala
O espaço de reunião é destinado a tratar de assuntos importantes, e muitas vezes com a exposição de documentos e aparelhos eletrônicos. Se o ambiente permitir a entrada de alimentos lá mesmo terá água ou bebidas a disposição, e no momento apropriado terá um cofee break.
10) Seja Profissional
Geralmente as reuniões que tendem a ser longas possuem um período destinado ao coffee break e networking. Neste momento não pense apenas no coffee break,mantenha a postura profissional e interaja, amplie a sua rede de contatos, troque informações relevantes e cartões de visita. Evite brincadeiras com aqueles que você já conhece. Lembre-se, reuniões são eventos profissionais.
Dessa forma o evento se torna produtivo, e, uma importante ferramenta de marketing pessoal.