Constituinte e governo estratégico: uma análise descritiva sobre o contexto político dos direitos fundamentais

18/01/2017 às 13:26
Leia nesta página:

Parlamento Brasileiro. Responsabilidade solidaria dos poderes e dos movimentos sociais quanto a efetividade dos institutos constitucionais. Supremacia estatal e clausula petrea

Resumo: Os períodos escravocratas e totalitários implantados pela história do Brasil, sobretudo após a colonização, deixaram-nos marcas em virtude dos atos lamentáveis cometidos contra os direitos e garantias fundamentais, em face do planejamento condicionado à permanência no poder. Reagindo a verdadeiros estados de terror, de uma forma atuante, novos movimentos reivindicatórios surgem, sendo determinantes para o futuro de nosso país em seu ordenamento jurídico, com os quais homens e mulheres almejavam uma democracia consolidada. Em síntese, tais prerrogativas que se sucedem a estes acontecimentos são determinantes na consolidação dos direitos humanos e dos princípios inerentes à uma justiça próxima da realidade. Nesta perspectiva, admitindo a verdadeira essência da democracia e da liberdade, condicionada a uma verdade factual privilegiada, aperfeiçoam-se os instrumentos cívicos e materiais destinados a este fim. De tal modo, o objetivo deste artigo é analisar os novos elementos jurisdicionais brasileiros, de cunho humanitário, sob uma abordagem comparativa com os novos padrões culturais, tendo uma forte expressão na política após o período ditatorial. Este estudo também se propõe a analisar a linha temática dentro do contexto latino americano, de cumprimento dos pactos internacionais na contemporaneidade. Para tanto, além da ciência jurídica, utilizamos uma metodologia analítico-descritiva, baseada na pesquisa indireta em livros, periódicos que tratam sobre o tema.

Palavras chave: Humanitário.Escravocratas.Totalitários.


 

Primordialmente, conforme constatamos na nossa rotina diária, correlacionando as convicções pessoais às experiências de vida, agregando a história das décadas passadas à consolidação do respeito aos cidadãos e da alternância no poder, elementos basilares do movimento constitucional e essenciais nos direitos humanos, cabe-nos abordar todos os planejamentos estratégicos indispensáveis para a solução de conflitos institucionais, os quais sempre sinalizaram uma nova política e um novo contexto sociocultural. Com base nestas teses preliminares, ao que motivou a instituição deste novo modelo de estado, desde a ruptura dos preconceitos existenates, o reconhecimento da importância da mulher, a igualdade de todos perante a lei, reiteramos que, após reconhecida a importância deste bem jurídico que é a educação, somaram-se valores antes imagináveis, dando ênfase para a política como verdadeira arte de governar. Para tanto, descrevendo as diversas características com as quais assemelhamos a austeridade e desenvolvimento, reconhecemos descritivamente a responsabilidade solidária, a essência das cláusulas do contrato social, as formas adequadas de fundamentar e aplicar tais institutos jurídicos, tornando-os eficaz na medida em que conquistamos a segurança no nosso ordenamento. Conforme abordado no ambiente acadêmico e pela própria ciência política, diante de um rol exemplificativo em que as etapas de transição da economia nos expõe, temos que compreender que a materialização de grande parte dos direitos humanos reporta-se ao mínimo existencial, seja de natureza orçamentária ou administrativa, definindo prioridades as quais serão mais produtivas para o ente, moderando eventuais conflitos. Ao que dizem os nossos renomados filósofos, desde Kant até Aristóteles, antes de qualquer ato perante o povo deve-se presumir o fato gerador, a repercussão e o liberalismo existente, conjugando-os com os limites necessários e vigentes.

 


Referências Bibliográficas:

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição: fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora, 7ª ed. rev. – SP: Saraiva, 2009.

BOHN, Simone R. Evangélicos no Brasil: Perfil socioeconômico, afinidades ideológicas e determinantes do comportamento eleitoral. Opinião Pública, Campinas, Vol. X, nº 2, Outubro, 2004, p. 288 – 338.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, SP, Ed. RT- 2014.

FIGUEIREDO, Rubens at all (orgs). Marketing Político e persuasão eleitoral. 3ªed. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2000.

Assuntos relacionados
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Linhas de pesquisa: Ciencia política e direito público. A politização e judicialização das decisões judiciais

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos