Artigo Destaque dos editores

O direito "babélico" tributário e a insegurança jurídica

30/08/2004 às 00:00
Leia nesta página:

O Brasil sofre há décadas de um mal crônico, que lhe tolhe o crescimento e a harmonia que deve permear todas as instâncias da Administração Pública: uma inflação legislativa e, o que é pior, com a edição de leis, decretos, portarias e instruções normativas que, além de numerosas, chocam-se entre si e agridem até mesmo a Carta Magna, seja violando artigos expressos, seja ofendendo princípios nela consagrados.

O leitor deve se lembrar do episódio bíblico da "Torre de Babel", em que as pessoas falavam línguas diversas e não se entendiam. Nos tempos de hoje, nada mais babélico no ordenamento jurídico pátrio do que o Direito Tributário. E aqui alguns efeitos são inevitáveis: a desarmonia fiscal entre as várias esferas da Administração Pública, entre estas e o cidadão-contribuinte, e a incomensurável insegurança jurídica que isto causa na população. E sobreleva notar que não há país que se desenvolva e nem povo que goze de um mínimo de paz social em meio à balbúrdia legislativa.

Na atuação de advogados, procuradores e magistrados o efeito não poderia ser diverso: teses conflitantes, decisões antagônicas – ora assegurando um direito, ora negando-o –, e por aí vai. Assim, a Justiça, cujo objetivo precípuo seria a pacificação social, acaba também sendo vítima do excesso criativo de nossos governantes e não consegue pacificar nada.

Disso tudo fica a impressão de que trocamos de leis e de alíquotas como quem troca de roupa. Vide, exempli gratia, essas instruções normativas confeccionadas por burocratas que as editam diariamente, como se o País precisasse de uma nova "instrução" da Secretaria da Receita Federal ou do INSS em cada amanhecer...!

Esse quadro foi retratado por KIYOSHI HARADA, advogado em São Paulo e professor de Direito Financeiro, Tributário e Administrativo, em artigo intitulado "Tributos. Cultura da Nebulosidade" (www.jus.com.br, acesso em 27.04.2004)

Mais espantosa e fiel à nossa realidade foi a obra do festejado mestre ALFREDO AUGUSTO BECKER, bem intitulada "CARNAVAL TRIBUTÁRIO":

"Nos últimos anos, a quantidade e variedade de tributos mascarados de ‘empréstimos’ é tão grande que formam um bloco carnavalesco: ‘Unidos da Vila Federal’. O Presidente da República e o seu Ministro da Fazenda são os ‘abre alas’. O ritmo é dado pelo fêmur dos contribuintes, que também forneceram a pele para as cuícas. O Presidente e seus Ministros lançam ao público os confetes de nossos bolsos vazios e as serpentinas de nossas tripas. No Sambódromo conquistaram, por unanimidade, o prêmio: ‘Fraude contra o Contribuinte’." (Carnaval Tributário, 1989, pág. 4).

Mas, acho que nada fala mais alto (em verdade, simboliza um "grito" de desespero para que nossos governantes parem um pouco com a "troca de leis") que a confissão do mestre IVES GANDRA DA SILVA MARTINS:

"Foram elaboradas leis inconstitucionais ou ruins, como é o caso da mais recente, da Contribuição para Fins de Seguridade Social (Cofins) para importação e exportação. Esta legislação é tão estranha que mesmo eu tenho dificuldades para entendê-la. O artigo 150 da Constituição, no artigo 4º, proíbe o confisco do contribuinte, mas isto não tem sido cumprido" (in "Empresas são prejudicadas pela complexidade de leis", IBRACON, 27.05.2004, e "site" Portal Tributário) (GRIFAMOS)

Eis o desalento: se até mesmo o incomparável mestre tem dificuldades para entender uma lei (que deveria ser clara a todos), o que esperar do contribuinte, pobre mortal...? Inseguro, confuso, procurará orientações de advogados e contadores como verdadeiro náufrago em nosso "mar de tributos"... e acabará sendo punido (autuado) exatamente por aqueles que criaram o babélico diploma! Situação esdrúxula, em que o co-autor, o causador da confusão tributária é também o carrasco.

No supracitado artigo, o tributarista RAUL HAIDAR adverte:

"Fala-se em paraísos fiscais, mas eu estou elaborando um livro sobre infernos fiscais e o Brasil abriga todos. Não há estabilidade em matéria tributária e isto deixa todos inseguros. Sem poder pagar os tributos, um número crescente de empresas vai para a informalidade". (ob. cit.)

Nossos governantes certamente diriam que o ordenamento deve ser continuamente aprimorado. Isto não se nega. Mas também é certo que a serenidade, a continuidade de leis e princípios de forma mais perene, um mínimo de estabilidade tributária, são elementos essenciais para que o empresário produza sossegado, sem surpresas ou preocupações exageradas (a não ser com suas vendas); para que teses se pacifiquem nos Tribunais; para que advogados, consultores e contadores tenham tempo adequado para se familiarizarem com novos dispositivos legais. E, sem isso tudo, não há segurança jurídica e nem paz social.

Não será continuamente agredindo o sistema já vigente (bem ou mal, justo ou injusto, mas VIGENTE), com a edição diária de instruções normativas, atos declaratórios, medidas provisórias, portarias, etc., que asseguraremos o tão esperado desenvolvimento do País, nem a perseguida "justiça fiscal", e muito menos a segurança jurídica.

É passada a hora de entendermos que não possuímos ainda um "ordenamento jurídico" tributário, mas o contrário: um "desordenamento jurídico". E os empresários com quem nos deparamos têm o mesmo clamor, como se dissessem: "nos deixem trabalhar, empregar e produzir um pouco!".

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Infelizmente, para nossos burocratas estas palavras parecem ser desconhecidas. Afinal, nada melhor do que sentir esse estranho "poder" sobre os cidadãos-contribuintes: a criação de mais uma Instrução Normativa...

Já não é apenas a CARGA TRIBUTÁRIA que está matando o brasileiro. É também a CARGA LEGISLATIVA, o excessivo e incognoscível número de leis, alíquotas e formas de declaração de impostos e contribuições, inovadas diuturnamente.

Encerramos este arrazoado com um apelo: antes de editarem a próxima instrução normativa, ato declaratório, portaria, ou coisa que o valha, reflitam sobre a real necessidade de fazê-lo. O brasileiro agradece... e a Constituição Federal idem.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ivan Cesar Moretti

advogado em Curitiba (PR)

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MORETTI, Ivan Cesar. O direito "babélico" tributário e a insegurança jurídica. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 9, n. 419, 30 ago. 2004. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/5613. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos