Considerações sobre depoimento sem dano: a criança em juízo

13/03/2017 às 16:36
Leia nesta página:

O seguinte texto fala sobre depoimento sem dano, assunto o qual deve-se atenção imponente, pois trata-se de um tema relevante para sugestionar uma nova forma de inquirição de crianças e adolescentes em nossas varas criminais e infância e juventude.

O depoimento sem dano irá consistir na oitiva judicial de crianças e adolescentes que, supostamente, tenham sido vitimas de crimes contra a sua dignidade sexual. Esta oitiva, é realizada da seguinte forma: a criança ou adolescente fica em uma sala reservada, tendo seu depoimento a ser colhido por um técnico (pode ser um psicólogo ou mesmo assistente social), que faz perguntas de forma indireta, por meio de uma conversa informal, gradual e a medida que cria-se ali uma conexão direta de confiança entre ele, técnico, e a vitima, criança ou adolescente. O Juízo, MP, o reu e o defensor acompanham, em tempo real, o depoimento de outra sala por meio de um sistema audiovisual que será gravada durante a conversa entre o técnico e a vitima.

Muito se questiona sobre o objetivo principal deste instrumento, pois bem, é evitar que a vitima seja submetida a um novo trauma, que é de ter que relatar um episodio catastrófico e difícil de sua vida para outras pessoas que são estranhas ao seu viver, e ainda que seja evitado este depoimento ser dado em um ambiente frio, formal, que assustaria muito a vitima e acabaria com os objetivos de buscar a verdade dos fatos. De forma empírica já foi comprovado que a tradicional forma de inquirir testemunhas, não resulta de forma satisfatória e de alta contribuição para com o processo, além do mais, quando se inquiri uma testemunha leva-se a mesma a revivenciar aquele momento doloroso de sua vida, se para um adulto já é demasiadamente complexo, imagine para uma criança ou adolescente.

É relevante lembrar que esta modalidade de depoimento não ocorre apenas na fase policial, mas também na fase pré-processual, no inquérito policial, onde as técnicas acima descritas devem ser instrumentos de cooperação mutua para colher o depoimento sem dano.

Infelizmente não há previsão legal da prática do depoimento sem dano, como tudo de novo que se existe e faz bem a “saúde jurídica” do país, o legislador ainda se omite em estabelecer parâmetros de reconhecimento legal sobre o tema. Não obstante, existe um projeto (PL 7.524/2006) de autoria da Dep. Maria do Rosário que prevê, ainda em tramite, o depoimento sem dano. Além disso, é salutar dizer que o CNJ editou uma recomendação (33/2010) afirmando que os Tribunais deverão implantar o sistema especial para depoimento de crianças e adolescente.

Ainda sobre a prática do depoimento sem dano, é importante dizer que o mesmo não ofende ou mesmo configura nulidade quanto a cerceamento de defesa, o Superior Tribunal de Justiça (STJ. 5 Turma. RHC 45.589-MT, Rel. Min. Gurgel de Faria, julgado em 24/02/2015) já reconheceu que é válida a prática nos crimes sexuais contra criança e adolescente, inquirindo a vitima na modalidade de “depoimento sem dano”, justamente para respeitar sua condição especial de pessoa em desenvolvimento, e inclua-se aqui antes mesmo da deflagração da persecução penal, mediante prova antecipada dos fatos.

BIBLIOGRAFIA

CESAR, José Antonio Daltoé. DEPOIMENTO SEM DANO: UMA ALTERNATIVA PARA INQUIRIR CRIANÇAS E ADOLESCENTE NOS PROCESSOS JUDICIAIS. Ed. LIVRARIA DO ADVOGADO. 2015.

CESAR, José Antônio Daltoé. DEPOIMENTO SEM DANO: EVITANDO A REVITIMIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Link artigo: revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/download/1383/1070. Último acesso em: 13.02.2017

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos