Os Modelos de Estado de Direito:

a evolução dos direitos de primeira, segunda e terceira geração

08/04/2017 às 20:31
Leia nesta página:

Este artigo tem o objetivo de apresentar de forma breve os Paradigmas de Estado de Direito que surgiram e a importância da aplicação material das garantias jurídicas à realidade.

 

RESUMO: Este artigo tem o objetivo de apresentar de forma breve os Paradigmas de Estado que surgiram e a importância da aplicação material das garantias jurídicas à realidade. Com o passar dos séculos as garantias fundamentais acabaram por favorecer apenas uma parte da sociedade, provocando a necessidade de efetuar mudanças nos modelos até então estabelecidos. Necessariamente não se buscou criar novos modelos de Estado que excluísse totalmente o anterior, mas modelos estes que tornassem as garantias uma realidade na sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: ESTADO LIBERAL DE DIREITO. ESTADO SOCIAL DE DIREITO. ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO. CONSTITUCIONALISMO CLÁSSICO. CONSTITUCIONALISMO SOCIAL. NEOCONSTITUCIONALISMO.

SUMÁRIO: INTRODUÇÃO; 1 PARADIGMA DO ESTADO LIBERAL DE DIREITO (BURGUÊS); 2 PARADIGMA DO ESTADO SOCIAL DE DIREITO; 3 PARADIGMA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO; CONCLUSÃO; REFERÊNCIAS.

 

Introdução

O mundo antigo regido pelo despotismo e o absolutismo sofreu uma grande revolução que lançou luz as modernas e atuais constituições, estas que por muitas lutas foram conquistadas e instauradas nas sociedades outrora vitimadas pelo excesso do poder. Os Paradigmas de Estado de Direito que emergiram durante os séculos mostram claramente a grande necessidade de após conquistar um direito torna-lo real ao caso concreto e não apenas uma formalidade ou demagogia.

Os desafios que seguem as gerações estarão sempre presentes devido às adversidades constantes de cada tempo e momento da história humana. Por isso, mais do que boas leis é preciso ter bons operadores do Direito.  

A dignidade humana sempre será umas das mais importantes, se não a mais importante garantia jurídica.

 


 

 

1    PARADIGMA DO ESTADO LIBERAL DE DIREITO (Burguês)

Com a queda do Feudalismo proporcionada pela ascensão da Burguesia o mundo vê uma nova ordem de gerenciamento. Em 1.215 a Carta Magna dá luz as constituições que logo começam a controlar e moderar o poder do Estado que antes era absolutista, o grande Leviatã, figura personificada do rei absolutista por Hobbes, enfim é derrubado. É instaurado o Estado Liberal de Direito.

Conhecido como o Direito de Primeira Geração, os comerciantes outrora explorados pelos senhores feudais, ao se tornarem burgueses instauraram a maior revolução jamais vista no mundo e consagraram a vida, a liberdade e a propriedade como valores máximos do agora Estado Liberal de Direito. O feudalismo alimentou a “cobra” que os envenenou e os matou, sem saber enriqueceram os comerciantes que se tornaram burgueses e assim senhores de um novo mundo emergido das cinzas do feudalismo. Óbvio que os burgueses iriam consagrar a vida, a liberdade e a propriedade, seus objetivos eram liberdade e independência de um sistema governado pelo Leviatã, pela opressão absoluta. Este novo ambiente fruto da revolução burguesa foi totalmente propício ao capitalismo e a grande opressão da Revolução Industrial que logo chegaria com o andar dos séculos. Nasceu ali o Constitucionalismo Clássico, que com o tempo se mostrou ineficaz, os explorados ao se libertarem do feudo criaram outro sistema de escravidão, que em seguida seria fortemente criticado e condenado por Karl Marx no Manifesto do Partido Comunista, publicado em 1.848 na Alemanha.

A maestria de Marx seu radical e brilhante método de analise histórico cientifico, lançou bases sólidas para o segundo paradigma de Estado, o Estado Social de Direito.

O Direito de Primeira Geração instaurado pelos burgueses foi sem duvida uma grande conquista e a maior de todos os tempos, porém, observou-se que essa alteração foi significativamente relevante apenas aos senhores e em nada aos escravos. Todas essas novas garantias favoreceu os patrões, chefes e donos das propriedades e meios de produção, mas os escravos e súditos, maioria da população, em nada foram atendidos.

Os burgueses sendo senhores dos meios de produção se tornaram rapidamente os donos das grandes indústrias que encheram a Europa com sua “fumaça de injustiça e exploração”. Agora temos burgueses de um lado e proletariados do outro. Marx observou e condenou neste momento histórico a exploração do homem pelo homem e de forma cientifica mostrou que o Direito de Primeira Geração e o Constitucionalismo Clássico não passava de uma formalidade escrita e que sua materialização no fato concreto era inexistente e ineficaz à grande massa populacional. Neste paradigma não se dava ênfase à redução da pobreza e das desigualdades sociais.

 

2    PARADIGMA DO ESTADO SOCIAL DE DIREITO

O Paradigma Social de Direito não vem com a intenção de criar algum tipo de Direito de Segunda Geração que exclua o de Primeira Geração, não, mas sua intenção é de apenas materializar o Direito de Primeira Geração e desta forma acabar com as desigualdades sociais tão concretas entre senhores e servos, entre burgueses e proletariados. O Estado agora entra como um regulador e moderador, sua existência não é apenas garantir direitos e deveres, mas também agir no objetivo de diminuir as desigualdades sociais e a exploração do homem pelo homem no combate à redução da pobreza. Com o despertar dessa nova revolução e clareza desta enorme injustiça neste momento o ambiente se torna propicio a construção de um Constitucionalismo Social que tem seus alicerces na Constituição da Republica de Weimar, promulgada em 1.919 na Alemanha. Infelizmente é um paradigma muito positivista. O positivismo deste momento elaborado por Hans Kelsen negava a moral abraçando uma posição rígida e indiscutível do cumprimento da lei. Segundo Kelsen a lei deve ser cumprida independentemente da moral, ou seja, o direito deve ser puro.

O Estado Social se torna então um arsenal de leis, porém, sem a flexibilidade e a consideração da presença da moral.

O primeiro paradigma, Estado Liberal de Direito (Burguês) não foi suficiente, pois, apenas deram poder a classe dominante dos burgueses e, apesar de ter sido uma grande conquista o Direito de Primeira Geração, os mais humildes continuaram a ser explorados. O segundo paradigma, Estado Social de Direito, também se mostrou insuficiente quando influenciado pelo positivismo extremo negava a moral associada ao direito. As complexidades sociais civis são grandes demais para uma justiça mecânica, fria de moral e princípios.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Desta maneira as normas jurídicas se tornam desiguais e desproporcionais. Era preciso a presença de uma valorização maior da dignidade humana. Era preciso unificar a lei e a norma com a realidade, trazendo desta maneira efetividade.

3    PARADIGMA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Vivemos atualmente no Estado Democrático de Direito, paradigma este que tem associado ao direito de primeira e segunda geração a moral e os princípios do Direito, fruto do pós-positivismo. O Neoconstitucionalismo fez com que os poderes do estado agora passem a considerar a moral e a ética social em seus julgamentos e legislações, reconciliando direito e ética. Percebe-se então a necessidade de bons jurista e operadores do Direito mais do que de boas leis, pois, se em um primeiro momento as garantias eram formais e não fáticas e, em um segundo momento as garantias eram demagógicas demais, neste momento o Estado Democrático de Direito influenciado pelo Neoconstitucionalismo aproxima a lei positiva do fato concreto e usando da interpretação e princípios do Direito associa e lança uma fundamentação moral e política dos princípios jurídicos em seus procedimentos.

O direito se torna legítimo na sociedade quando orbita a realidade dela sendo íntegro em seu procedimento no processo de aplicação, sendo coerente com a moral e a ética social predominante naquela sociedade. O direito sempre acompanha a sociedade, ou seja, a sociedade avança e o direito vai atrás.

Sendo assim os Paradigmas de Estado que surgiram no decorrer da história da humanidade é uma clara evidência da luta do homem pelo direito. Não existe lei sem luta, o direito é força e a luta seu meio de aquisição. A ligação do homem com a lei é totalmente íntima e pessoal, lutar pela lei é a garantia do próprio direito, pois, todos os homens tem o direito de lutar por sua própria honra. "Segundo Ihering: A meta da lei é a paz. A forma de obter isso é a guerra... Todas as leis no mundo foram estabelecidas por meio da luta... Paz sem luta e o gozar sem o trabalho pertencem aos dias do Paraíso. A história os conhece apenas como resultado de um esforço doloroso e ininterrupto." [2] (IHERING, 2015, p. 53 e 55.)

Portanto os diretos de primeira, segunda e terceira geração são de grande validade e nenhum dos paradigmas tentou eliminar algum, mas apenas melhorar e fazê-los reais no caso concreto.

 

CONCLUSÃO

Os Modelos de Estado de Direito, revelam apenas a grande necessidade do homem ser contido em seus planos egoístas. O Estado acaba por exercer um poder moderador, que deve ser cumprido com objetivos imparciais quanto às garantias de todos seus cidadãos, lutando pela igualdade e bem comum de todos.

A grande necessidade de bons e justos operadores do direito que conheçam a realidade alheia e respeitem a moral e a ética da sociedade, à luz da ética jurídica, tem sido o grande fator para combater as desigualdades sociais. Nenhum poder pode subjulgar a dignidade humana e o bem estar social coletivo igualitário. Cada geração intrinsecamente terá seus desafios ao ter de lidar com as adversidades de seu momento histórico. A justiça precisa resplandecer em nossa sociedade além do poder econômico, político, jurídico e estatal, através de justos e bons operadores do Direito.

 

Referências

HOBBES, Thomas. Leviatã: ou matéria, forma e poder de UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL. São Paulo: Martin Claret, 2016.

IHERING, Rudolph Von. A Luta Pelo Direito. São Paulo: Hunter, 2015.

MARX, Karl; Engels, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2016.

MAULAZ, Ralph Batista de. Os paradigmas do Estado de Direito. O Estado Liberal, o Estado Social (socialista) e o Estado Democrático de DireitoRevista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15n. 262811 set. 2010. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/17368>. Acesso em: 10 mar. 2017.

STRICKER, Salomon. Fisiologia do Direito. São Paulo: Minelli, 2007.


[2]IHERING, Rudolph Von. A Luta Pelo Direito, p.53 e 55. São Paulo: Hunter, 2015.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Maicon Moreira Chaves

Acadêmico de Direito da Universidade de Itaúna (UIT).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Este artigo foi elaborado para fins didáticos.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos